15 de maio de 2018

Cientistas desvendam mistério de 500 anos da Torre de Pisa: por que ela nunca caiu?


Um dos pontos turísticos mais visitados da Itália, a Torre de Pisa, famosa por sua posição inclinada, intrigou cientistas por 500 anos que nunca haviam conseguido descobrir por que, mesmo após terremotos na região, a construção permanece intacta. Um novo estudo, no entanto, parece ter desvendado o mistério.

Por que a Torre de Pisa não cai?

De acordo com um trabalho científico da Universidade de Bristol, Reino Unido, a Torre de Pisa nunca caiu por causa de um fenômeno chamado interação dinâmica entre solo e estrutura.

Por ser uma construção bastante sólida, alta e ficar sobre terra fofa, ela não transmite a ressonância gerada por um terremoto como um prédio comum.

Quando acontece um terremoto, o que derruba prédios é a transmissão dessa vibração e não simplesmente a movimentação do solo, como muitos acreditam.

Em outras palavras, a Torre de Pisa não cai justamente porque é torta e por ter sido erguida em solo maleável, fatores que permitem modificação de suas características vibracionais, evitando assim sua ressonância com movimentações de terremotos.

A Torre de Pisa demorou quase 200 anos para ser construída e antes de mesmo de sua conclusão, na Idade Média, ela já apresentava a característica torta. Tanto que os últimos andares superiores já foram erguidos com irregularidades de níveis, para tentar compensar a inclinação.
[ Vix ]
Postar um comentário

Paraná fatura o primeiro turno no Clube dos Trinta

Paraná - campeão primeiro turno campeonato interno Clube dos Trinta - maio/2018 No último domingo, dia 20, com muito frio, foi realiza...