16 de abril de 2018

Secadores de banheiro sopram bactérias de coco na sua mão, diz estudo

Segundo o autor da pesquisa, as bactérias que estão nos banheiros vieram das fezes


Um estudo publicado este mês na revista Applied and Environmental Microbiology, revelou que os secadores de mão, geralmente presente em banheiros públicos, sugam o ar do local cheio de coliformes fecais, e sopram de volta na sua mão e em todo o ambiente.

Ao analisar o ar de banheiros sem o secador e outros com a máquina, para que fossem comparados, o resultado mostrou que nas amostras de banheiros com o aparelho existem mais colônias bacterianas.

No estudo, os pesquisadores avaliaram 36 banheiros da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut (EUA), e encontraram uma variedade de bactéria Bacillus subtilis, chamada de PS533, encontrada apenas em ambientes laboratoriais. Porém, a bactéria estava presente em todos os banheiros testados.

"As bactérias que estão nos banheiros vieram das fezes e podem ser jogadas na atmosfera quando damos a descarga, especialmente em vasos sanitários sem tampa", afirma o autor do estudo, Peter Setlow, em entrevista para a revista Newsweek. O simples entra e sai de pessoas pela pelo banheiro faz com que as bactérias se espalhem cada vez mais por todo o local.

Como ser mais higiênico?
Quando realizamos nossa higiene no banheiro, acabamos despejando a nossa sujeira no ambiente. Sendo assim, o banheiro pode ser compreendido como um local com grande quantidade de fluídos corporais, como urina, fezes, saliva e suor.

Dar descarga com a tampa do vaso levantada, por exemplo, micro gotículas de um líquido muito duvidoso podem ser espalhadas pelo banheiro e pela sua própria roupa. Dessa forma, os micro-organismos ficam rodando pelo ar, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e pias. Embora seja um simples gesto de dar descarga com a tampa abaixada, a atitude faz toda a diferença e deixa o banheiro menos contaminado.

Nenhum comentário: