16 de abril de 2018

Jovem filho de pedreiro e costureira é doutor mais novo do Brasil


O filho de um pedreiro e de uma costureira acaba de se tornar o doutor mais jovem do Brasil.

O piauiense Guilherme Lopes, de 26 anos, é de Piripiri. Ele  teve sua tese de doutorado em biotecnologia aprovada na UFPI, Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba.

O tema era “Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos”.

No ano passado, uma cearense foi reconhecida oficialmente como a mais jovem doutora do país, com 26 anos, nove meses e cinco dias.

Ciências sem fronteira
O jovem estudou em escola pública e, usando a nota do ENEM no PROUNI, foi bolsista do curso de graduação em Biomedicina na Faculdade Maurício de Nassau, em Teresina.

Guilherme passou um ano na Espanha, aperfeiçoando sua pesquisa no Departamento de Farmacologia da Universidad de Sevilla.

Isso graças a uma bolsa do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. 

“Hoje, pude olhar pelo retrovisor da vida e vi que cheguei até aqui porque nunca vim sozinho. Me lancei ao novo, vivenciei o inesperado, saboreei o doce e o amargo, mas em todo o tempo o “Todo Poderoso” cuidou de mim”, disse Guilherme.

Atualmente, ele é professor da Faculdade Chrisfapi, na cidade natal, onde ministra disciplinas nos cursos de Farmácia e Enfermagem.

Nenhum comentário: