10 de novembro de 2017

Concursos públicos em Portugal. Brasileiro pode se inscrever


Sabia que brasileiros podem se candidatar a concursos públicos em Portugal? Veja passo a passo como encontrar concursos públicos em Portugal e como se candidatar. Assim como no Brasil, o concurso público traz estabilidade, o que pode ser fundamental para quem quer começar uma vida em outro país. 

Sites de concursos públicos em Portugal:

BEP  – Bolsa de Emprego Público é um site que reúne a maior parte dos concursos públicos em Portugal.

DGAE –  A Direção Geral da Administração Escolar pública regularmente em seu site os concursos públicos em Portugal para professores e cargos administrativos escolares.

BASE –  O site BASE disponibiliza quase 30 mil contratos e licitações públicas em Portugal, que podem ser consultados por qualquer pessoa.

ESPAP  – No site da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, você vai encontrar concursos abertos de compras públicas.

ACSS –  Para quem procura concursos públicos em Portugal na área da saúde/medicina o Portal da Administração Central do Sistema de Saúde disponibiliza uma lista dos concursos abertos.

Para que um brasileiro possa ocupar um cargo público em Portugal é necessário seguir dois requisitos básicos:

Igualdade de Direito
O Estatuto da Igualdade de Direito é um acordo entre Brasil e Portugal, o qual garante a brasileiros e portugueses os mesmos direitos de um cidadão local nos dois países. Assim, os brasileiros podem prestar concurso público (e seguir carreira política) em Portugal, e portugueses têm o mesmo direito no Brasil. Para solicitar a igualdade de direito, é preciso se dirigir ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) com cópia do título de residência e certificado de nacionalidade (emitido pelo consulado Brasileiro).

Validar diploma em Portugal
Assim como no Brasil, os concursos públicos exigem um grau de escolaridade mínimo de acordo com a função que vai ser exercida. É necessário validar os diplomas (de ensino médio e/ou superior) em Portugal para comprovar que é habilitado para exercer as funções necessárias.

Nenhum comentário: