Stúdio Old Tattoo

Stúdio Old Tattoo
Old Tatoo

1 minuto de corrida por dia já traz benefícios à saúde dos ossos


Todas as suas amigas andam aderindo à corrida, mas só de pensar naqueles treinos longos já falta ar em seus pulmões e coragem para tentar? Pois aí vai uma boa notícia: não é preciso correr uma maratona para ver os efeitos positivos do exercício surtirem efeito.

Estudiosos das universidades de Exeter e Leicester, ambas no Reino Unido, descobriram, após analisarem a frequência e a intensidade com que mais de 2 500 mulheres realizavam suas atividades físicas, que 60 segundos de corrida por dia já é tempo suficiente para trazer benefícios à saúde dos ossos.

A pesquisa, publicada no periódico científico International Journal of Epidemiology, foi realizada com a ajuda de monitores que ficavam presos ao pulso das participantes e revelou que as que praticavam, diariamente, entre 1 e 2 minutos de corrida (em ritmo moderado-intenso) apresentavam uma saúde óssea 4% melhor do que as que corriam por menos de 60 segundos. E mais: quem acelerava o passo e se mantinha firme por mais de 120 segundos ao dia melhorou o benefício em mais 2%.

Se você quer aumentar seu nível de atividade física diária, a Sociedade Nacional de Osteoporose do Reino Unido recomenda, primeiramente, apostar na caminhada. “Só então, mais para frente, sugerimos adicionar alguns passos de corrida ao exercício, como se você estivesse correndo para pegar o ônibus”, diz a dra. Victoria Stiles, autora do estudo.

Isso significa que quem sai para dar uma volta ligeira no quarteirão – ou até mesmo na esteira da academia ou do prédio – melhora a saúde óssea e, assim, reduz o risco de osteoporose e de fraturas no longo prazo. Então, corre que ainda dá tempo de calçar um tênis confortável e aproveitar o restinho do dia para fortalecer a saúde do esqueleto com um passeio acelerado.
Postar um comentário