20 de março de 2017

Os 5 Lagos mais profundos do mundo

Os lagos são depressões naturais que guardam uma quantidade variável de água sobre um espaço de terra. Suas águas podem ser provenientes de uma nascente, de rios, de cursos de água, da chuva ou do derretimento de geleiras.

O tamanho dos lagos é bastante variável, sendo que alguns deles possuem extensões gigantescas e profundidades abismais.

Confira a seguir o Top 5 lagos mais profundos do mundo:

5° – Lago O’Higgins, Chile/Argentina – Profundidade máxima 836 m
Localizado na Patagônia, entre o Chile e a Argentina, o Lago O’Higgins é o mais profundo das Américas, podendo chegar a 836 metros de profundidade. É também o quinto mais profundo do mundo.
Na Argentina ele é conhecido pelo nome de Lago San Martin, mas seu nome original em língua tehuelche era Charre.

4° – Lago Vostok, Antártida Central – Profundidade máxima 900 m
Descoberto por meio de satélites no ano de 1996, o Lago Vostok é um dos 140 lagos sub-glaciais (sob o gelo) do planeta Terra. Ele está situado sob a Estação Vostok, na Rússia, e não pode ser visto pela superfície.
Entre o lago e a superfície há uma camada de 4 mil metros de gelo fazendo pressão sobre a água, impedindo-a de congelar. Por esta razão, acredita-se que nessas se houver alguma forma de vida, esta deve ser diferente de todas as outras conhecidas até o momento.

3° – Mar Cáspio, Ásia Central – Profundidade máxima 1.025 m
Com 1.200 km de extensão, o Mar Cáspio é a maior porção de água cercada de terra do planeta. Este está circundado por cinco países da ásia central: Irã, Turcomenistão, Cazaquistão, Azerbaijão, e Rússia.
Este lago de águas salgadas é uma das maiores zonas de produção de petróleo do mundo e também o lar do esturjão, um peixe cujas ovas são transformadas no caviar “Almas”, uma das comidas mais caras do mundo.

2° – Lago Tanganica, África Central – Profundidade máxima 1.470 m
O Lago Tanganica está localizado a 782 metros de altitude no Vale do Rift. É o segundo maior lago do continente africano e o segundo maior do mundo em volume de água doce. Suas margens estão divididas entre quatro países: Tanzânia, Burundi, Zâmbia e Congo.
Este lago foi descoberto no ano de 1858 pelos exploradores ingleses John Speke e Richard Burton, quando os mesmos pensavam ter chegado à nascente do Rio Nilo.
Em uma expedição por suas águas, a equipe do National Geographic encontrou Gustave, aquele que é considerado o maior crocodilo do mundo.

1° – Lago Baikal, Rússia – Profundidade máxima 1.642 m
Conhecido como o “Olho azul da Sibéria”, o Lago Baikal é o mais profundo de todos os lagos do mundo, podendo atingir 1.680 metros em sua profundidade máxima.
Este é considerado o maior lago de água doce da ásia e o maior do mundo em volume de água, armazenando 20% da água doce do planeta resultante do degelo. Também é o lago mais antigo do planeta, tendo se formado entre 25 e 30 milhões de anos atrás.
Rico em biodiversidade, o Baikal abriga 1550 espécies de animais e 1085 espécies de plantas. É considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Nenhum comentário: