21 de fevereiro de 2017

Temos vários tipos de imbecis. Sou um deles!

Incrível como temos a capacidade para jogar lixo nas ruas de nossa Campo Mourão! Por onde você anda tem algum descarte feito de maneira irregular: plásticos, latas, pneus, móveis... tem de tudo jogado em nossa cidade. É um absurdo que isso aconteça numa época em que as informações chegam por todos os lados e a todo momento. Não tem como alegar que não sabemos do perigo que é deixar uma simples tampinha jogada por aí (é o suficiente para que o mosquito transmissor de várias doenças continue nos atormentando).

Lembrei de uma conversa que presenciei entre dois amigos há muitos anos atrás, em que um mais velho censurava o mais novo por acender um cigarro em nossa mesa de baralho e foi replicado:

- Você fumou a vida inteira e agora vai me repreender?

- Fumei numa época em que era bonito fumar, os mocinhos e mocinhas do cinema fumavam e ninguém alertava sobre os perigos do tabaco. Quem fuma nos dias de hoje com toda a informação que tem é um imbecil e lhe deve faltar muita inteligência e sobrar muito dinheiro! 

Silêncio total em nossa mesa por muitos minutos. Mas ele continua fumando até hoje e naquele dia fumou mesmo depois da reprimenda. 

- Precisamos ser mais inteligentes, menos preguiçosos e imbecis. Lugar de lixo é na lixeira.


Um dia desses vou falar daqueles que descartam cães e gatos pela cidade, daqueles que nunca colaboram com nada e criticam sempre, daqueles que doam cinco mas arrotam que foram quinze e, principalmente, daqueles que olham só para o próprio umbigo e não se importam com seus familiares, muito menos com seus vizinhos. Temos imbecis de todas as formas e tamanhos. Devo ser mais um deles por achar que esse texto, mal escrito, vai mudar alguma coisa. Só não jogo lixo na rua, não abandono animais nunca, respeito meus vizinhos, amo minha família e os amigos... 

Nenhum comentário: