13 de fevereiro de 2017

Pioneiros mourãoenses: Erny Simm

Erny Simm (in memorian)
Conheci seu Erny no início dos anos 1970, quando tinha seu escritório de despachante do Detran ao lado do antigo Hospital São José, na Rua Francisco Albuquerque. Meu pai, muito amigo dele, só agilizava os documentos dos carros com ele e seu filho Edison. Lembro dele usando a lupa como auxílio para a cansada vista, que já não enxergava as letras pequenas nos documentos veiculares. 

Anos depois, quando comecei a participar de jogos representando Campo Mourão, tive o prazer de conviver com ele durante algumas competições, ele no bolão e eu no handebol ou no futsal. Sempre me tratou com muito carinho e me chamava de Irineuzinho ou Caxinha, o apelido de meu pai.

Em 1981, ele estava presente em Cuiabá, torcendo por nós durante a disputa da Taça Brasil de Clubes Campeões de Futsal. Seu Erny não perdeu a chance de acompanhar a Associação Tagliari na principal competição nacional de futsal. Durante os jogos lá estava ele com seu inseparável acordeão animando nossa torcida, que era a maior de todas na capital do Mato Grosso, nunca vi tantos mourãoenses juntos em outra cidade!. Para minha vaidade, amigos contam que quando marcávamos um gol, Seu Erny, já quase cego, perguntava: Foi gol do Luizinho?  

Erny Simm
Erny Simm é natural de Santa Clara (Lageado - Rio Grande do Sul). Chegou em Fênix em 1952 onde exerceu a função de gerente da Imobiliário Paraná e deu aulas no Magistério local. Foi nomeado pela prefeitura de Campo Mourão como fiscal distrital naquela localidade e nos então distritos de Quinta do Sol e Barbosa Ferraz. Foi o primeiro agente postal de Fênix e teve participação ativa na emancipação política daquela cidade. 

Em 1963 se mudou para Campo Mourão, onde instalou seu escritório de despachante junto ao Detran. Sempre muito atuante, Seu Erny foi presidente do Clube Mourãoense (participou de várias diretorias), onde sempre era encontrado jogando bolão ou dançando com sua esposa Anália.

Ele e dona Anália tiveram os filhos Egon, Dirce, José Edacy, Edison e Edir, esses dois últimos ainda residindo em Campo Mourão. 

Seu Erny faleceu em 1999 e dona Anália no último mês de 2016.

As fotos abaixo, enviadas pela filha Dirce, mostram seu Erny em vários momentos, a maioria no Clube Mourãoense.

Anália e Erny Simm


O casal com os filhos: Egon, Edir, Dirce, Edacy e Edison

Baile Gaúcho (Clube Mourãoense)

Uma Noite no Tirol (Clube Mourãoense)

Uma Noite no Texas (Clube Mourãoense)

Seu Erny, o segundo em pé a partir da esquerda. Reconheci também o seu Augusto Tonello (in memorian) e o Rudilar Montemezzo (os dois primeiros agachados à esquerda)

Nenhum comentário: