16 de fevereiro de 2017

Palavrões: as 10 maiores palavras dos principais idiomas do mundo

Quanto maior, melhor, mais engraçado, mais divertido e mais difícil de aprender. Vai dizer que você não se achava o máximo por saber pronunciar ‘inconstitucionalissimamente’ na sexta série? Mas pasme: existe uma palavra ainda maior em português. Essas são as 10 maiores palavras de idiomas importantes do mundo:.

10. Alemão
Na terra do chucrute, “Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamten- gesellschaft” entrou para o Guinness como a maior em 1996. É uma junção de substantivos que significa “Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio”.

9. Português
A maior palavra registrada em dicionário de língua portuguesa é “pneumoultrasupermicroscopicossilicovulcanoconióticamente”, uma junção de síndromes derivadas da aspiração de cinzas vulcânicas.

8. Inglês
No idioma do Tio Sam, há muita polêmica. Existe um nome químico de uma proteína que tem mais de (acredite) 189 mil caracteres, mas os dicionários de lá não reconhecem esse tipo de termo. Para o Merriam-Webster, por exemplo, a mais longa é “electroencephalographically” (eletroencefalogramicamente).

7. Espanhol
Duas palavras estão empatadas com 23 letras: “electroencefalografista” (a pessoa que trabalha com eletroencéfalograma) e “anticonstitucionalmente” (ato contrário à constituição). Tente falar isso fugindo do touro na tourada.

6. Italiano
Mama mia! “Precipitevolissimevolmente” é apontada como a mais longa do idioma e ela significa “o mais rápido possivel”. Tente pronunciá-la o mais rápido possível você também.

5. Francês
Curiosamente, o termo “anticonstitutionnellement” é apontado como o maior da língua francesa. Esta não é a única língua onde o  termo que significa algo contrário à constituição ganha esse título.

4. Japonês
Na Terra do Sol Nascente, a mais longa é a tradução da nossa “pneumoultrasupermicroscopicossilicovulcanoconióticamente”. Escrita em Katakana, símbolos de lá, parece bem mais difícil e nem todas as plataformas podem exibi-la.

3. Russo
Tudo que vem da Rússia é bem louco. Por lá, a campeã é “ryentgyenoelyektrokardiografichyeskogo”, que significa algo pertencente ao raio X eletrocardiográfico.

2. Holandês
As crianças holandesas são preparadas para o carnaval em uma atividade cujo nome é “kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden”. Essa também entrou para o Guinness em 1996.

1. Grego
Se você abrir o cardápio e se deparar com “Lopadotemachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotrimmatosilphioparaomelitokata-kechymenokichlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleiolagoiosira- iobaphetraganopterygon” não se assuste. É um tipo de comida. Acho que é melhor pedir o prato pelo número.

Nenhum comentário: