17 de janeiro de 2017

Todos os benefícios de dormir sobre o lado esquerdo do corpo


De que lado do corpo você costuma dormir? Talvez você não saiba que dormir sobre o lado esquerdo pode ser uma nova fonte de benefícios para a sua saúde.

De acordo com a Ayurveda, o lado esquerdo do corpo é completamente diferente do lado direito e o hábito de dormir sobre o lado esquerdo teria efeitos positivos seja para a saúde que para a longevidade.

Por que?
De acordo com esta antiga medicina tradicional indiana, dormir do lado esquerdo facilita a drenagem linfática, melhora a circulação do sangue para o coração, ajuda a eliminar as toxinas, estimula a digestão e é benéfico para o fluxo da bílis.

A Ayurveda diz que a eliminação das toxinas acontece de maneira mais eficaz quando envolve o sistema linfático, do lado esquerdo do corpo. O sistema linfático é fundamental para desintoxicar o corpo, e dormir sobre este lado pode promover o seu trabalho corretamente.

Além disso, dormir e descansar deitado do lado esquerdo facilitaria uma melhor passagem dos resíduos da digestão através do intestino, particularmente em direção ao cólon descendente. Desse modo, pela manhã, ao corpo seria mais fácil lidar com o processo de eliminação destes pelas fezes.

Um órgão muito importante e do qual às vezes nos esquecemos está localizado no lado esquerdo do corpo. O baço. O baço faz parte do sistema linfático e executa a tarefa de filtrar o sangue. Seu trabalho é facilitado pela gravidade quando estamos deitamos sobre o nosso lado esquerdo.

Além do repouso noturno, a Ayurveda sugere deitar-se sobre o seu lado esquerdo por 10 minutos após as refeições para ajudar o corpo a digerir os alimentos corretamente. Desta forma, estômago e o pâncreas estariam sob a posição ideal posicionado para o processo digestivo.


Dormir sobre o lado esquerdo durante a gravidez
Os benefícios do descanso sobre o lado esquerdo do corpo não é enfatizado apenas pela Ayurveda. A Nemours Foundation, por exemplo, aponta que dormir sobre o lado esquerdo é muito útil durante a gravidez, por ser benéfico para a circulação, fazendo com que o útero não cause muita pressão sobre o fígado, melhorando o fluxo sanguíneo para o útero e rins e aliviando o peso nas costas principalmente para quem sente dor.

Outros benefícios de dormir sobre o seu lado esquerdo
Dormir sobre o lado esquerdo do corpo pode ajudar a prevenir a azia e ajudar os “roncadores” que geralmente dormem de costas para respirarem melhor. Até a dor de garganta e a dor nas costas podem estar relacionadas com a forma como você dorme.

Geralmente de lado estamos em uma posição mais natural, mas também temos de saber como escolher um travesseiro e um colchão adequados, lembrando que, mesmo se cairmos no sono sobre o lado esquerdo, durante a noite tendemos normalmente a mudarmos de posição.

E quanto a dormir sobre o lado direito...
Nem sempre é sugerido dormir sobre o lado esquerdo do corpo. Em alguns casos a sugestão é contrária, especialmente para as pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral e ou problemas cardíacos.

Dormir sobre o lado direito poderia reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, e o sono sobre o lado esquerdo poderia ter um efeito negativo sobre a atividade do sistema nervoso simpático, o qual se encarrega dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea normal.

Além disso, o coração pode estar em uma posição melhor quando estamos deitados sobre o lado direito. É em qualquer caso, um argumento que a ciência ainda deve se aprofundar.

Conclusões
Todo mundo escolhe o lado ideal para dormir, dependendo da sua condição médica. Se você estiver em um período específico - por exemplo, durante a gravidez ou se estiver se recuperando de um ataque cardíaco - é muito importante seguir o conselho de um especialista sobre a melhor posição para manter durante o sono.

Algumas pessoas podem achar muito desconfortável dormir sobre o lado esquerdo, preferindo outras posições mas muito disso depende também da conformação física de cada um, do tipo de travesseiro e do colchão que cada um usa e prefere, além da disposição do próprio quarto e da luz que incide sobre ele.

Nenhum comentário: