19 de janeiro de 2017

Saiba como fazer um ar condicionado caseiro que não consome energia

É só chegar o verão que uma multidão vai às lojas comprar um ar condicionado para esfriar a casa e fica quase impossível encontrar alguém disponível para instalação do aparelho – além dos preços irem nas alturas. Some-se a isso os altos preços que são refletidos na conta de luz e fica fácil perceber que essa ideia, além de nada sustentável, pode custar bem caro.

Agora, os funcionários da empresa Grameen Intel em parceria com a Grey Dhaka desenvolveram um projeto de ar condicionado ecológico que pode ser criado por qualquer um com materiais recicláveis. A iniciativa ganhou o nome de Eco Cooler e é capaz de diminuir a temperatura de um ambiente em até 5 graus.

Para fazer um Eco Cooler só são precisos dois materiais: uma chapa de papelão do tamanho da sua janela e algumas garrafas plásticas. 

Primeiro, você terá que fazer diversos buracos do tamanho do bocal da garrafa no papelão, usando um estilete, como na imagem abaixo.

O próximo passo é cortar o fundo das garrafas e o fechamento da tampa, de forma que elas fiquem semelhantes a um funil.

Por último, cada garrafa é encaixada em um dos círculos do papelão, sempre no mesmo sentido e buscando não deixar nenhum espaço vazio.


Depois de pronto, o dispositivo pode ser acoplado na janela do ambiente, sempre com o lado com a parte mais larga das garrafas virado para fora. Segundo o vídeo, é isso que garante o resfriamento do ar, que entra quente pelo buraco maior e resfria ao sair pela parte mais estreita.

O funcionamento é explicado no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: