30 de janeiro de 2017

Parque Nacional das Emas guarda belezas do Cerrado; confira!


Criado em 1961 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional das Emas protege 132 mil hectares de Cerrado e abriga uma riquíssima biodiversidade, sendo declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco no ano de 2001. Unidade de conservação (UC) federal administrada pelo ICMBio em Goiás, o parque foi reaberto à visitação pública na última quarta-feira, 25 de janeiro. 


"O parque nacional das emas é uma unidade de conservação de extrema importância para o bioma cerrado, pois protege e conserva a natureza naquela região. Espero que a sociedade utilize o parque para entrar em contato com paisagens belas e muitos outros atrativos, além de compreender a importância e a necessidade de se manter as unidades de conservação neste ou em qualquer outro bioma", disse Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra o parque. 


Com o território distribuído entre os municípios goianos de Mineiros e Chapadão do Céu, a UC alcança ainda a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso Sul. É uma das poucas unidades que apresentam as diversas formas de Cerrado no seu interior, como campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares.

Cachorro-Vinagre
Além da paisagem característica, outro atrativo é a observação de animais típicos do bioma, muitos deles ameaçados de extinção: o tamanduá-bandeira, o gato-do-mato, a águia-cinzenta e o lobo-guará são alguns exemplos. Durante o passeio, é possível descer do carro e caminhar para observar os bichos de grande ou pequeno porte, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores. 


Uma peculiaridade do Parque Nacional das Emas é a bioluminescência dos cupinzeiros, fenômeno único que ocorre no fim do período de seca (junho a setembro). A bioluminescência acontece quando vagalumes depositam seus ovos nos buracos dos cupinzeiros e, mesmo em estado de larva, já emitem luz durante a noite, criando um cenário de rara beleza. 

Para saber mais sobre atrativos e visitação no Parque Nacional das Emas clique aqui.
[ Bonde ]

Nenhum comentário: