11 de janeiro de 2017

Descubra quais alimentos devem ser evitados no verão

Com a sensação de calor, nosso corpo pede alimentos refrescantes. Alguns não dispensam uma cerveja gelada, mas o ideal mesmo é muita água. Segundo o fisiologista do esporte e consultor científico Daniel Portella, da Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul, o consumo de bebidas alcoólicas e frituras oferece riscos para o verão. "O álcool, por exemplo, acelera o processo de desidratação natural do corpo", explica. 

Veja algumas dicas dos especialistas e evite ameaças a sua saúde neste verão. 

Álcool
Segundo o fisiologista e pesquisador do Centro de Estudos da Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE) Raul Santo de Oliveira, o problema não está no consumo das bebidas alcoólicas, mas na quantidade em que ela é ingerida. "Álcool e bebidas à base de cafeína são altamente diuréticos e aceleram a desidratação natural do corpo, já mais intensa quando está calor". Caso for beber cerveja, é ideal alternar com água, para não ficar com falta de água no corpo. 

Frituras 
Se ela forem acompanhadas por bebidas alcoólicas, é um problema pois o alcoól altera controle de liberação da bile, o que ajudaria a ingestão de gordura. "Com o aumento da perda de líquidos, causada pelo calor excessivo, as gorduras não são bem metabolizadas. Por isso, você pode sentir sensação de mal-estar e desconforto", explica Daniel. 

Sal 
O excesso de sal pode ter efeito as pernas e pés inchados. Segundo Raul Santo, isso acontece porque o sódio, presente no sal, favorece a retenção de líquidos no corpo. "Até certa quantidade ele é benéfico, mas grande parte das pessoas exagera e não se lembra que o sal consumido não é somente aquele visivelmente acrescentado aos alimentos", afirma. 

Overtraining 
"Overtraining é a prática excessiva de exercícios e pode prejudicar até quem está acostumado a treinar regularmente',afirma Raul. Segundo ele, quem se exercita demais pode apresentar problemas para dormir e falta de disposição. No calor típico de verão, há perigo de desmaio, risco de insolação e desidratação. 

Superexposição solar 
A temperatura corporal interna do ser humano é de 36º C a 37ºC. Ficar exposto ao sol, principalmente entre 10h e 16h, pode causar hipertermia, quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor interno. "Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia para tentar dissipar o calor e, assim, algumas células param de funcionar, podendo causar desmaios graves", diz Daniel Portella. 

Baixa ingestão de líquido 
A perda de líquidos pelo organismo age de forma parecida à insolação. "Ela atrapalha o funcionamento de algumas células essenciais para a manutenção da vida, podendo gerar desde um pequeno mal-estar até desmaios", esclarece Daniel. Andar com uma garrafa d'água por onde estiver é o ideal para evitar a desidratação. 

Alimentos mal conservados 
Alimento contaminado ou mal conservado que é ingerido pode causar mal estar, principalmente no calor, sintomas como vômito ou diarreia são os mais comuns. "Além disso, dependendo do estado do alimento, ele pode conter bactérias bastante perigosas à saúde e até causar a morte nos casos mais graves", afirma Raul. Se houver intoxicação ou suspeita, procure um pronto-socorro e beba bastante água.
[ Bonde ]

Nenhum comentário: