18 de outubro de 2016

Veja o que ocorre com o corpo após pararmos de comer açúcar

Os primeiros dias sem açúcar são complicados, com o tempo o organismo se acostuma e funciona melhor


Já pensou em eliminar o sorvete, o bolinho de chocolate e aquele biscoito preferido? O que estes alimentos têm em comum é o fato de serem compostos por altos níveis de açúcar, fator responsável pelo vício criado ao consumi-los em excesso e mesmo assim ainda desejar comer mais.

O açúcar é, na verdade, uma substância perigosa para a saúde, principalmente o açúcar branco refinado. E por incrível que pareça é o mais consumido em todo mundo, tanto diretamente, como indiretamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar os 50g, em outras palavras 12 colheres (de chá).

Mas, é claro que com tantas comidas açucaradas, poucas pessoas seguem à risca esta recomendação. Tão acostumados a consumir alimentos e bebidas doces, você já parou para pensar o que aconteceria com o seu corpo se deixasse de ingeri-los?

Antes de entender os resultados desta abstinência, saiba o que o açúcar pode provocar no seu organismo, quando consumido em excesso.

Efeitos prejudiciais à saúde promovidos pelo açúcar
O consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar pode levar o organismo a desenvolver doenças relacionadas ao coração, a exemplo dos ataques cardíacos. Assim, esta parte vital para o funcionamento do corpo fica exposta a substâncias nocivas á saúde humana.

E quem acredita que apenas este órgão sofre consequências com a ingestão descontrolada desse ingrediente, está enganado. Assim como o coração, o fígado também pode ser afetado. Neste caso, os prejuízos são semelhantes ao consumo excessivo do álcool.

Além disso, os níveis de açúcar no sangue, quando altos, podem desencadear com mais facilidade a oxidação das células e facilitar o envelhecimento precoce, haja vista que a produção de colágeno também é afetada e por isso diminuída. Neste mesmo sentido, acaba favorecendo o surgimento de vários tipos de câncer.

Outros problemas relacionados a utilização do açúcar são o sobrepeso, a péssima qualidade de sono e a frequente má digestão dos alimentos. Baixa saúde bucal também se caracteriza como uma consequência do vício ao doce.

Quais resultados da abstinência do açúcar?
> Uma semana: Esta é a pior parte em todo o percurso, pois você tenderá a ficar cansado, um pouco inchado, estressado e com muito mau humor. E como todo vício que é deixado, terá dificuldades para resistir aos doces;
> 15 dias: Nesta fase, os níveis de energia vão se normalizando e o cansaço, consequentemente, vai desaparecendo. O humor começa a se estabelecer, a perda de peso surge e tanto a concentração como o sono melhoraram;
> Um mês: Quando completa 30 dias sem o açúcar, você não sente mais falta dos doces. O peso e a gordura diminuem, enquanto que a energia, o foco e o humor aumentam consideravelmente;
> Três meses: Acaba por definitivo o desejo pelos doces e a saúde melhora, isso porque os níveis de triglicérides, colesterol e glicemia diminuem. Você se sente mais disposto e a insônia desaparece;
> Seis meses: O corpo consegue desenvolver resistência ao açúcar, achando enjoativo os doces. O peso, a gordura e as taxas do organismo continuam em declínio. Além disso, os riscos de câncer vão diminuindo;
> Um ano: Os riscos de desenvolver doenças como o câncer e a diabetes, bem como os problemas cardíacos, são potencialmente diminuídos no seu organismo. Você passa a viver melhor, com mais saúde e disposição.

Nenhum comentário: