4 de outubro de 2016

Os alimentos indicados para manter o cérebro mais eficiente

Componentes como a curcumina e luteolina são essenciais para a saúde das células cerebrais. Conheça os alimentos indicados para manter o cérebro eficiente


Em 1980, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, verificaram amostras do cérebro de Einstein e chegaram à conclusão de que o cérebro do cientista possuía mais células de glia relativas aos neurônios em todas as regiões estudadas. Mas por que estas células são importantes?

As células de glia, ou neuroglias, servem para proteger e regular o funcionamento das células neurais no cérebro. De acordo com uma investigação da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade da Flórida (EUA), alguns componentes dietéticos podem minimizar a ação dos radicais livres nas células glia, proporcionando maior longevidade, eficiência e saúde do cérebro.

Alimentos para manter o cérebro mais eficiente
Além de proteger e regular o funcionamento das células neurais no cérebro, as células da glia também promovem a comunicação entre as sinapses. As neuroglias são aproximadamente 10 vezes mais numerosas do que os neurônios e proporcionam suporte e nutrição a estes, o que as torna essenciais para um cérebro eficiente.

Componentes dietéticos como a curcumina, hidrato de rutina e outros são essenciais para a saúde das células, promovendo um cérebro mais eficiente.

Confira a seguir quais são os alimentos indicados para a saúde do cérebro:

Açafrão
Alimentos ricos em curcumina – açafrão;

Alimentos ricos em rutina – aspargos, trigo mourisco, fava d’anta, sementes de trigo sarraceno, frutas e suas cascas (especialmente as frutas cítricas, como laranja, toranja, limão e lima). De acordo com algumas pesquisas realizadas, o mirtilo é um bom alimento para o cérebro, devido à presença de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, importantes na defesa contra a neurodegeneração;

Alimentos ricos em ácido ferúlico – O ácido ferúlico é um fitoquímico comumente encontrados em frutas e legumes, como tomates e milho doce. Seus efeitos terapêuticos agem contra diversas doenças, incluindo câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas;

Pimentão
Alimentos ricos em ácido cafeico – alcaravia, cominho, gengibre, noz moscada, anis estrelado, tomilho, sálvia e orégano;

Alimentos ricos em luteolina – De acordo com pesquisas, a luteolina protege as células gliais de neuro inflamações e dos efeitos maléficos dos radicais livres. Os alimentos ricos na substância incluem a salsa, tomilho, pimenta, pimentão, própolis e camomila.

A importância do estilo de vida saudável
Apesar de os alimentos citados serem benéficos na proteção do cérebro e, principalmente das células gliais, os estudiosos destacam a importância do estilo de vida saudável. Para manter o cérebro saudável e mais eficiente, é essencial adotar uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e manter a mente ativa.
[ Dica do Juma Durski - Publicado no Remédio Caseiro ]

Nenhum comentário: