7 de dezembro de 2015

ACMF Sub-17 conquista título inédito para o futsal mourãoense

Essa moçadinha aí embaixo enche de esperanças os torcedores mourãoenses. Neste domingo, dia 6, eles conquistaram o inédito título de campeões paranaenses de futsal na categoria sub-17.

Comandados pelo professor Eberton de Souza, o Beto, que contou com o auxílio de Guilherme Turquino, o Grilo, os mourãoenses disputaram e venceram um campeonato muito difícil, que teve seu início em julho e colocou a equipe mourãoense diante dos mais tradicionais times do futsal estadual. O Copagril, de Marechal Cândido Rondon, terminou em segundo lugar e o Clube Curitibano em terceiro.

O futsal sempre foi a modalidade preferida pelo torcedor de Campo Mourão, mas já tem mais de dez anos que ela tem sido deixada de lado, com nossos dirigentes investindo apenas na contratação de 'estrangeiros' para nosso time adulto, que quase sempre chegam aqui às vésperas do início do campeonato, mal têm tempo de treinar, disputam a Chave Ouro -- o segundo melhor e mais difícil campeonato estadual de todo o país-- apenas com a missão de não serem rebaixados. Nesse ano não deu: fomos rebaixados e em 2016 disputaremos a Chave Prata, a segunda divisão. Quem sabe, essa queda do adulto e conquista do Sub-17 sirva para mudar a mentalidade daqueles que cuidam do nosso futsal e, com planejamento e organização, voltem a investir de maneira correta nas categorias menores e tenhamos motivo para ir novamente às quadras para incentivar um novo Carlão Tagliari, um Ione Sartor, um James Klank, Tuim, Batata, Robson, Paulinho Zagoto e tantos outros craques que aqui surgiram. 

Parabéns a todos. Estamos todos muito orgulhosos...


The Alan Parsons Project - "Time"


Alan Parsons (nascido em 20 de Dezembro de 1948) é um produtor de discos inglês. Após ter trabalhado como engenheiro de som no famoso estúdio Abbey Road, atuando em gravações dos Beatles e no álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, fundou o grupo The Alan Parsons Project em meados da década de 1970.

Tutuca - 1932 * 2015

Usliver João Baptista Linhares, conhecido artisticamente como Tutuca (Rio de Janeiro, 1932 - Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2015), foi um comediante brasileiro. Tornou célebre o bordão "Xiiiiiíííííííí…".

Ganhou o apelido na infância e começou a carreira na década de 1950. No rádio e na TV participou do programa Balança Mas Não Cai, onde, no quadro Clementino e Dona Julieta (1964), vivendo um faxineiro sempre de olho na mulherada, criou o bordão "Ah se ela me desse bola…" Também é criador do personagem Magnólio Ponto Fraco.

Estreou no cinema em 1959 no filme O Homem do Sputnik e depois fez, ao lado de Ronald Golias, O Homem que Roubou a Copa do Mundo.

Trabalhou em várias emissoras e em programas como Apertura, Reapertura, A Praça é Nossa, Zorra Total e Sob Nova Direção. Fez sucesso com a comédia O Marido Virgem, viajando em turnê pelo Brasil.

Também esteve no elenco dos filmes Onanias, o Poderoso Machão, Os Normais (vivendo o pai da personagem de Marisa Orth) e A Guerra dos Rocha, que ele considera um dos mais importantes dos quais participou.

O humorista faleceu em virtude de pneumonia seguido de uma parada cardíaca, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, dois anos antes, em dezembro de 2015.

9 apps para ajudar nas tarefas de casa


É cada vez menor o tempo que as pessoas possuem para realizar atividades dentro de casa. Pensando nisso, listamos alguns aplicativos que podem facilitar a vida e ajudar a economizar tempo com os afazeres domésticos. Para simplificar, o Olhar Digital dividiu a lista em 4 setores: lavanderia, arrumação, compras e cozinha.  Confira:

Lavanderia
A lavanderia Limelocker funciona em duas frentes: com um app no smartphone, o usuário faz a requisição da lavagem de uma ou mais peças e combina os detalhes do serviço. Depois, basta levar a roupa até um dos armários da companhia, espalhados em prédios comerciais. Na hora de buscar, a roupa limpa é devolvida ao armário.

Faxina
No Parafuzo, o usuário define o dia, horário e tipo de limpeza a ser feito, além do número de cômodos a serem limpos e a possibilidade de serviços especiais. O site encontra automaticamente diaristas cadastradas na plataforma e oferece uma estimativa de preço da faxina.

O Brightnest traz uma lista de afazeres para a hora da faxina, com dicas de limpeza, decoração e até opções de produtos para deixar a casa limpa sem afetar o meio ambiente.

Compras
O Meu Carrinho permite que o usuário monte uma lista de compras, compare os preços e compre os itens que precisa sem sair de casa. É possível ainda compartilhar listas de compras com contatos. O app está disponível para Android, iOS, Windows Phone e PC.

O Buy me a pie! permite compartilhar listas de compras com amigos, ajudando a dividir as compras, por exemplo, em um churrasco ou aniversário. O app é simples e leve e pode ser baixado de graça em dispositivos Android e iOS.

Cozinha
O Larica Total ajuda na hora de improvisar. O app, baseado no programa de TV exibido no Canal Brasil, traz receitas de saladas, sobremesas, pratos principais e até invenç9 apps para ajudar nas tarefas de casa

O How to Cook Everything traz mais de de 2 mil receitas com 400 imagens de apoio, ensinando o passo a passo da preparação de uma série de pratos, os ingredientes e dicas de cozimento.

O app é a versão mobile do site de receitas e traz mais de 100 mil pratos, entre saladas, massas, carnes, sobremesas, sopas, lanches, tortas, entre outros. As receitas são separadas por categorias, como país e estilo de vida. Ao ativar o modo cozinha, o usuário consegue acessar as instruções sem precisar ficar mexendo no smartphone o tempo todo.

O Look & Cook oferece explicações passo a passo da preparação de uma série de receitas. O ponto forte do aplicativo é a riqueza de imagens que ilustram as dicas.ões de outros usuários. Se preferir, é possível abrir um recurso que gera receitas com base no que há na despensa.

Regras para ganhar massa muscular

Algumas medidas ajudam a aumentar os músculos, entre elas seguir uma alimentação adequada e exercitar-se no mínimo três vezes por semana

Massa muscular: manter a frequência da atividade física é um dos segredos para aumentar os músculos(Thinkstock/VEJA)
Os benefícios do ganho de massa muscular vão muito além da estética. O tecido da chamada massa magra apresenta uma atividade metabólica mais acelerada do que a do tecido gorduroso. Portanto, quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo, o que impacta positivamente todas as funções fisiológicas do organismo: do sono à eliminação de gordura corporal e controle do colesterol.

Porém, engana-se quem pensa que a gordura é capaz de se transformar em músculo e vice-versa. Ou seja: emagrecer não implica necessariamente ganho de músculos. "São dois processos diferentes, e os estímulos que levam a cada resultado são distintos", explica o fisiologista da Unifesp Turíbio Leite de Barros. "Queimar calorias exige um aumento do metabolismo de todo o corpo, que usa o seu combustível para remover a gordura estocada. E isso acontece com os exercícios aeróbicos."

O processo do corpo que leva ao aumento da massa muscular, por outro lado, acontece dentro das células do músculo. Quando uma pessoa realiza um exercício de força em um determinado grupo muscular, ela ativa enzimas presentes dentro dessas células que são responsáveis pela síntese de proteína. "Com as enzimas trabalhando em ritmo mais acelerado, aumenta-se a velocidade da síntese de proteínas. E essas proteínas são o que chamamos depois de massa muscular", diz Barros.

Bom para todos - Segundo o médico, todas as pessoas têm condições de aumentar a massa muscular, mas não na mesma intensidade. "Existem diferenças genéticas que aumentam ou diminuem a propensão a ganhar músculos. A genética de cada um leva a resultados diferentes, mesmo que dois indivíduos sigam o mesmo programa de atividades", diz. Uma maior ou menor propensão a engordar, no entanto, não interfere na capacidade de uma pessoa aumentar sua massa muscular. "Há pessoas com facilidade para emagrecer que, no entanto, têm dificuldades em aumentar os músculos, por exemplo", explica Barros.

Para especialistas, uma pessoa que segue as recomendações para ganho de massa muscular apresenta resultados visíveis após, em média, oito a dez semanas. No entanto, alcançar os objetivos não significa que uma pessoa possa deixar de praticar exercícios físicos sem perder o que foi conquistado. "É difícil determinar quando uma pessoa começa a perder massa muscular depois de deixar de se exercitar, mas é muito rápido. Os músculos não se mantêm como estão espontaneamente."

1) Faça algum tipo musculação
Fazer musculação não significa necessariamente levantar peso em máquinas de academia. "Musculação é um termo genérico que significa qualquer atividade que promova um estímulo localizado em determinados grupos musculares", explica Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp e fisiologista do Instituto Vita. "O tipo de exercício mais comum para aumentar a massa muscular é o levantamento de peso. Mas outras atividades também são eficazes, embora muitas vezes promovam aumento da massa muscular em menor escala. A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico, mas que fortalece a musculatura dos membros inferiores.” 

2) Evite exercícios aeróbicos antes dos musculares
Se a prioridade é ganhar massa muscular, o ideal é fazer o treino de força antes ou intercalado com os exercícios aeróbicos, como a corrida. "A pessoa terá mais energia para puxar peso se começar pela musculação. Quando for para a esteira, estará com o corpo aquecido, o que elevará a queima de calorias e gordura", diz Vladimir Modolo, educador físico e mestre em fisiologia pela Unifesp. "Se ela fizer o contrário, o corpo vai demorar mais para começar a queimar calorias no exercício aeróbico e ficará mais cansado para o treino de musculação, de modo que o rendimento será pior." Para o fisiologista Turíbio Leite de Barros, treinos que intercalam exercício aeróbico com trabalho de força, como os circuitos, também surtem efeitos positivos. "Por serem dinâmicos, são mais motivadores para pessoas com dificuldade em passar muito tempo fazendo apenas musculação ou esteira." 

3) Varie os exercícios
"Nosso organismo sempre trabalha para que o exercício seja confortável para ele", explica Vladimir Modolo. Isso é ruim porque, na zona de conforto, os músculos não crescem. "Algumas estratégias para driblar esse mecanismo incluem aumentar o peso dos exercícios e trocar o tipo de atividade para um grupo muscular a cada três ou quatro semanas. Assim, o organismo sempre estará em busca de adaptação." 

4) Dê descanso ao músculo
Embora a prática de atividade física tenha de ser frequente, o mesmo grupo muscular não deve ser exercitado dois dias seguidos. "A musculação causa microlesões no músculo. O dia de descanso é importante para que a proteína chegue ao músculo e o regenere, levando ao aumento da massa muscular", diz o educador físico Vladimir Modolo. "Sem o dia de descanso, não há tempo para o músculo se recuperar." Se o treino for diário, é necessário alternar o trabalho de cada grupo muscular. "Deve-se, por exemplo, exercitar os braços em um dia e as pernas no outro", explica Turíbio Leite de Barros. 

5) Alimente-se adequadamente
O corpo precisa de energia para se exercitar. Antes da atividade física, carboidratos são bem-vindos, de preferência os complexos, como batata doce e pão integral, não o açúcar simples. Depois do exercício, o corpo precisa repor a energia que gastou com mais carboidrato, e restaurar a integridade do músculo, função exercida pela proteína. "Uma pessoa normal deve ingerir, em média, 1 grama de proteína por quilo de seu peso total. Mas quem deseja aumentar a massa muscular pode elevar essa ingestão para 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo de peso", diz Vladimir Modolo. Evitar gordura, açúcar e sal – regra que vale para praticamente qualquer pessoa – é especialmente importante para quem quer conquistar músculos. 

6) Comece aos poucos
Pessoas que não estão acostumadas a praticar musculação não devem iniciar um treino de hipertrofia de cara, por mais que o objetivo seja ganhar massa muscular. "O ideal é que os exercícios musculares comecem com um maior número de repetições e pouco peso. Com o tempo, a tendência é que esse quadro se inverta: o peso aumenta e as repetições diminuem", diz Turíbio Leite de Barros. Iniciantes costumam iniciar o treino com três séries de doze a quinze repetições. 
[ Veja ]

3 de dezembro de 2015

Bons tempos! Professor José honrava seus eleitores

Professor José Pochapski e Luizinho Ferreira Lima - Troféu Lombardi Jr. - Campo Mourão/PR - 1988
Foto mostra o perneta aqui recebendo um troféu do Professor José Pochapski, então Prefeito de Campo Mourão, em 1988. Fui escolhido numa enquete popular da Rádio Humaitá AM como o melhor pivô do ano em Campo Mourão. Os outros selecionados foram Xaxo (goleiro), Getulinho (fixo), Tuim (ala esquerda) e Robertinho Leitner (ala direito). Apenas esse último não participou, naquele mesmo ano, da conquista do título de campeão dos Jogos Abertos do Paraná em Guarapuava.

Me orgulho muito de ter sido escolhido pelos ouvintes nessa enquete da rádio mourãoense: ainda distante das facilidades atuais com a internet, era uma época em que para votar era preciso enviar uma carta para a emissora apontando seus preferidos. Se não me engano tive mais de 800 votos. Os votos me envaideceram muito. Receber o troféu pelas mãos do honrado Prefeito muito mais!

Mas a foto é publicada para mostrar o prefeito mourãoense José Pochapski. Além de prestigiar o esporte da cidade, Professor José honrava o votos de seus eleitores e cuidava da prefeitura com zelo e esmero. Ele administrava com um orçamento anual muito acanhado e, mesmo assim, conseguiu grandes realizações (obras e eventos) para Campo Mourão.

Bons tempos em nossa cidade era bem cuidada e que nosso prefeito era destaque nas páginas políticas, sociais e esportivas. Bons tempos aqueles em que ninguém por aqui zombava da Justiça!

No Blog do Wille Bathke Jr. tem uma matéria excelente, como sempre!, contando um pouco da vida de José Pochapski, o Pai, Professor e Político (todos com P maiúsculos). Bons tempos!

Rancore - "Respeito é Lei"


Rancore é uma banda de rock formada em 2001 na cidade de São Paulo. A banda tem influências de punk rock, hardcore e outros gêneros. Atualmente é formada por Teco Martins (vocal), Gustavo Teixeira (guitarra), Candinho Uba (guitarra), Caggegi (baixo) e Ale Iafelice (bateria).

poucos entenderão...!!!

Sósias de personagens de desenho animado


Vídeo abaixo apresenta pessoas parecidas com personagens de animações. Tão parecidas que fico com a impressão que os personagens foram criados tendo eles, os humanos, como inspiração. Mas claro, né? Como sou burro! Dá zero pra mim...



10 hábitos que você precisa perder para aumentar a produtividade

Passar muito tempo checando redes sociais e ser negativo o tempo todo são alguns exemplos


Sua produção diária é totalmente relacionada aos hábitos que você cultiva. Até as coisas mais simples, como checar seu e-mail, podem afetar sua produtividade.

Confira uma lista de coisas que você deve parar de fazer para aumentar sua produtividade.

1. Ignorar o cansaço
Todo mundo possui uma queda natural na produtividade depois de praticar a mesma atividade entre 90 e 120 minutos. Isso faz parte do ciclo ultradiano, que altera nosso estado entre alerta e sonolência durante todo o dia e não deve ser ignorado. Em vez de tentar combater seu cansaço mental, faça um intervalo e recarregue suas energias. Uma pequena pausa entre atividades lhe dará mais energia, criatividade e foco.

2. Checar redes sociais a todo instante
Se você possui contas em diversas redes sociais e se mantém ativo nelas o tempo todo, saiba que isso está prejudicando sua produtividade. Acompanhar a vida dos outros e assistir vídeos engraçados fazem você gastar centenas de minutos por dia. Faça um acordo consigo mesmo para só checar as redes sociais uma ou duas vezes por dia, em vez de deixá-las tomar todo seu tempo. Sua produtividade vai melhorar e suas relações também: é sempre melhor se relacionar com as pessoas pessoalmente e não por fotos na tela.

3. Dizer "sim" para tudo
Você precisa repensar suas atitudes se sempre diz sim aos pedidos dos outros. Claro, pessoas como seu chefe, seu cônjuge e seus amigos nem sempre podem receber um não, mas você pode escolher quais decisões vai tomar durante o dia. Dizendo "não" mais vezes você administra melhor o tempo e só se envolve com coisas realmente importantes.

4. Checar seu e-mail toda hora
Ninguém tem um cronograma para checar o email. A maioria das pessoas acessa sua conta de acordo com a vontade. Mas isso pode ser um problema, porque o tempo que você gasta com sua caixa de entrada poderia ser aproveitado de forma melhor. Separe dois momentos do dia para checar o email e então só o acesse nos horários estabelecidos.

5. Fazer tudo sozinho
Não queira ser um super-humano tentando fazer tudo sozinho. Você vai falhar se não tiver ajuda. Delegar tarefas, mesmo que seja difícil, é importante. Se você não está acostumado a pedir ajuda, preste atenção ao que outras pessoas estão fazendo e veja se suas tarefas são compatíveis. Assim fica mais fácil de repassar seu trabalho. Libere seu tempo para outras coisas e comece a ser realmente produtivo.

6. Tentar ser perfeito
Você não é perfeito e não deve tentar ser. Um estudo publicado pela University Affairs mostrou que professores que eram perfeccionistas tinham a produtividade mais baixa que a daqueles que aceitavam seus erros. Na maioria das vezes, ser apenas bom é o bastante.

7. Ficar ocupado o tempo todo
Um estudo de Harvard e evidências científicas mostraram que passar um tempo sozinho é mais importante do que você imagina. Intitulado The Power of Lonely (O Poder da Solidão, tradução livre), o estudo sugere que as pessoas conseguem se lembrar melhor de momentos em que estavam sozinhas. Ocupando-se menos, você pode conseguir momentos de introspecção, que são necessários para realmente conhecer a si mesmo e se tornar um sucesso.

8. Dizer "eu não posso"
Dizer "eu não posso" prepara você para o fracasso. Pare de colocar obstáculos na sua frente e pense que você pode e fará algo. Se você quiser se livrar de um hábito como parar de fumar, por exemplo, não diga que você não pode fumar, e sim que você não fuma: suas chances de conseguir largar o hábito dessa forma são maiores. Acreditar no seu potencial tem um impacto positivo na produtividade diária.

9. Fazer várias coisas ao mesmo tempo
Nossa cultura tem encarado o "multitasking" como algo normal, mas ele não é muito eficiente. Pessoas que se envolvem em muitas tarefas ao mesmo tempo acabam não se saindo bem em nenhuma delas. Foque-se em tarefas únicas e sua produtividade crescerá.

10. Ser pessimista
Um pouco de pessimismo é compreensível. Muito pessimismo apenas limita seu estilo e o impede de alcançar objetivos e sucesso. Se você sempre vê o copo como meio vazio ou só vazio, está na hora de olhar para ele e para a vida de forma diferente. Mas "parar" de ser pessimista exige uma mudança comportamental demorada. Tente um dia de cada vez e com o tempo isso virará rotina, e seu nível de produtividade será muito mais alto.

Como surgiu a universidade de Stanford, uma das melhores do mundo


Meu amigo Antonio Carlos Custódio, um dos melhores goleiros de handebol que nossa cidade já teve e que hoje reside no estado de São Paulo, compartilhou essa história com amigos do Facebook. Leia e veja como não podemos julgar ninguém pela aparência e como nem tudo que começa errado termina da mesma forma. Bela lição!

É FÁCIL JULGAR PELAS APARÊNCIAS
Uma mulher, usando um vestido de algodão barato, e seu esposo, vestindo um humilde terno, desceram do trem em Boston e caminharam timidamente até o escritório do reitor da Universidade de Harvard e falaram com a secretária dele, mesmo sem ter uma reunião agendada.

A secretária adivinhou, no mesmo instante, que esses camponeses vindos das florestas não tinham nada a fazer em Harvard.

- Gostaríamos de ver o reitor, disse suavemente o homem.

- Ele está ocupado, respondeu a secretária.

- Vamos esperá-lo, replicou a mulher.

Durante horas a secretária os ignorou, esperando que o casal finalmente ficaria desanimado e iria embora.

Eles não o fizeram, e como a secretária viu aumentar sua frustração, finalmente decidiu interromper o reitor, mesmo sendo uma tarefa que ela sempre evitava.

- Talvez se o senhor conversa com eles por alguns minutos eles decidem ir embora, disse a secretária ao reitor.

Ele fez uma careta e concordou em falar-lhes.

Alguém tão importante quanto ele, obviamente não tinha tempo para atender pessoas com vestidos e ternos baratos.

No entanto, o reitor com a cara carrancuda e empolada, dirigiu-se com passo arrogante até o casal.

A senhora lhe disse:

- Um filho nosso cursou Harvard somente por um ano. Ele amava Harvard. Ele era feliz aqui. Mas, um ano atrás ele morreu em um acidente.

Meu esposo e eu desejaríamos erigir alguma coisa, em algum lugar do campus, em memória do nosso filho.

O reitor não se interessou.

- Senhora, disse de forma áspera, não podemos colocar uma estátua para cada aluno que cursou Harvard e tiver falecido. Se assim o fizermos, este lugar iria parecer um cemitério.

- Oh não, explicou a senhora rapidamente. Não desejamos levantar uma estátua. Pensamos em doar um edifício para Harvard!

O reitor revirou os olhos. Olhou com desdém para o vestido e o terno barato do casal e então falou: - Um edifício!! Vocês tem alguma ideia de quanto custa um edifício? Gastamos mais de sete milhões e meio de dólares nos prédios aqui em Harvard! A senhora ficou em silêncio por alguns instantes.

O reitor ficou feliz. Pensou que tal vez agora poderia se livrar desses dois.

A senhora olhou para seu esposo e disse suavemente: - Tão pouco custa fundar uma universidade? Por que não fundamos a nossa própria universidade?

Seu esposo concordou. O rosto do reitor ficou fechado, confuso e desconcertado.

O senhor Leland Stanford e sua esposa se levantaram e foram embora para Palo Alto, Califórnia, onde estabeleceram a universidade que leva seu nome, a Universidade Stanford, em memória de seu filho, pelo qual Harvard não se interessou.

A universidade 'Leland Stanford Junior' foi inaugurada em 1891, em Palo Alto. 'Junior' por ser em homenagem ao falecido filho do rico senhor latifundiário.

Hoje a universidade Stanford é a quarta melhor do mundo, e algumas vezes tem sido a segunda ou a número um do mundo, superando Harvard.

2 de dezembro de 2015

A sabedoria do Padre Léo


"Minha" Elvira compartilhou no 'uatizapi' essa imagem acima com uma frase do sábio Padre Léo.

Na semana passada, Elvira começou tratamento com quimioterapia após ter se submetido, em setembro, numa cirurgia para a retirada de câncer de mama. Ela está muito bem agora, depois de ter passado mal por vários dias após o início do tratamento. 

Baseado na sabedoria do Padre Léo, minha esposa viverá por muitos e muitos anos, pois sempre se alimentou muito bem (eu é que a levo para o mal caminho 'de vez em sempre'...hehe). Cigarro e bebida ela sempre esteve muito distante. Ou seja, ela sempre fez a parte dela. 

A solidariedade da família e amigos a motivam cada vez mais. Confesso estar impressionado com os amigos, como se preocupam, querendo ajudar principalmente nesses dias pós 'quimio' (ajudaram muito antes da cirurgia. Somos eternamente gratos!).

Tivemos o prazer de conhecer o Padre Léo, em 2004, durante um encontro de casais em São João Batista, município catarinense onde o padre criou uma de suas Comunidade Bethânia para a recuperação de viciados. A foto abaixo, já publicada aqui, mostra eu, Elvira, meu mano Dula e a cunhada Silvia com o Padre Léo.  

Walcir "Dula" Ferreira Lima, Silvia Bandeira Lima, Padre Léo, Elvira Maria Schen Lima e Luizinho F. Lima
São João Batista/SC - 2014
Léo Tarcísio Gonçalves Pereira
Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, mais conhecido como Padre Léo, (Delfim Moreira, 9 de outubro de 1961 — São Paulo, 4 de janeiro de 2007) foi um sacerdote da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, (dehoniano).

Era cantor, compositor, apresentador, pregador e escritor.

Em 12 de outubro de 1995, fundou a Comunidade Bethânia, que, hoje, conta com mais de 30 membros e 5 casas espalhadas pelo Brasil, que têm como objetivos acolher e oferecer tratamento a dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados.

Em abril de 2006, padre Léo começou um tratamento contra o câncer que teve e, mesmo debilitado, esteve presente no evento "Hosana Brasil 2006", da Comunidade Canção Nova, em dezembro, muito abatido pelo tratamento.

Têm 23 livros publicados, a maioria editados pela Editora Canção Nova e pela Loyola. O último intitula-se “Buscai as Coisas do Alto”, escrito durante o tratamento contra o câncer. Outros títulos: "Viver com HIV", "A Cura do Ressentimento", "Rezando a Vida", "Famílias Restauradas", etc.

Morreu no Hospital das Clínicas em São Paulo de infecção generalizada em conseqüência de um câncer incurado. (Fonte: Wikipedia)

Creedence Clearwater Revival - "Someday Never Comes"


Creedence Clearwater Revival foi uma banda de country rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.

Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, "Credence Nubal", com "Clearwater", uma cerveja da época e Revival, simbolizando a união entre os membros, que já tocavam juntos desde 1959. Ao nome de Credence, adicionaram um outro e para lembrar creed (crença, credo). Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia, Creedence Clearwater Revival.

Someday Never Comes é faixa do disco Mardi Gras, lançado em 1972. Atualmente é o toque de chamada do meu telefone celular.

Miniaturas esculpidas nas pontas dos lápis


Artista russo Salavat Fidai esculpe incríveis esculturas em miniatura para as pontas do grafite dos lápis. Dois anos atrás, Salavat largou o emprego confortável de executivo para se tornar um artista independente e trabalhar em seu ofício em tempo integral.


As miniaturas se tornaram incrivelmente populares on-line e Salavat ganhou um grande número de seguidores para suas minúsculas obras-primas. O multi-talentoso artista é também um pintor e fotógrafo, tudo o que você pode ver em seu website.














Veja o artista em ação esculpindo uma balalaika

Gabiroba, a fruta do mato


Estava comentando, dia desses, que ia ali na região do aeroporto municipal, em Campo Mourão, 'pegar' Gabiroba no meio do mato que por ali tinha. Aliás, só tinha mato e o campo de aviação. A cidade 'terminava' onde atualmente é a Cantina di Colli. Dali para frente, uma casa aqui, outra acolá... tudo muito distante. Fui conhecer a Gabiroba de árvore de grande porte lá no Parque das Gabirobas, em Roncador, do amigo Mariano Machado. Antes eu só tinha conhecimento dessa que aqui existia, de pequeno porte, um arbusto bem baixinho. 

Me deu saudade e acabei encontrando essa matéria abaixo, do Colecionando Frutas, que conta tudo sobre a deliciosa gabiroba.

  
Nome indígena: Guabiroba vem do tupi guarani e significa “fruto da casca amarga” característica bem notória para qualquer pessoa que mastigar a casca desse fruto. Existe a variedade arbórea chamada popularmente de guabiroba amarela ou do mato; e a variedade rasteira chamada de Guabiroba rasteira ou da praia.

Origem: Ocorrem na floresta semidecídua (que perde as folhas no inverno) em toda a bacia do Rio Paraná e na Floresta Atlântica do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, Brasil. Mais informações no AQUI

Características: Pode ser um arbusto de 50 cm de altura por até 1,5 m de ramagem lateral ou uma árvore de 5 cm a 20 metros de altura com tronco reto de 30 a 50 cm de diâmetro, com casca sulcada, suberosa (com espessura variável e áspera) e descamante. A guabiroba rasteira é facilmente reconhecida por suas folhas arredondadas de coloração verde clara com margens enrugadas e nervuras profundamente impressas na face superior. A folha é papirácea  (textura de papel) e medem 4,5 a 8 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura. A base é cuneada (tem forma de cunha), a margem é ondulada e o ápice é obtuso (arredondado). A guabiroba amarela tem folhas mais estreitas, medindo no máximo 1,2 a 2,2 cm de largura, com textura coriácea (rija como couro) e ápice acuminado (com ponta longa), diferindo da primeira pela coloração verde amarelada das folhas. As flores são simples, solitárias, axilares ou laterais e hermafroditas. Cada flor mede de 1,5 a 2,0 cm de comprimento, são actinomorfas (com vários planos passando num mesmo eixo), com longos pedicelos (haste que suporta a flor) e cálice (invólucro esterno) com 5 lobos ou recortes agudos; e corola (invólucro interno) com 4 a 6 pétalas brancas ovadas.

Dicas para cultivo: Árvore de crescimento rápido que resiste a geadas inferiores a zero grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso, porém, deve ter boa fertilidade natural. A árvore inicia a frutificação a partir do 3 ano para a Guabiroba rasteira e a partir do 5 ano para a Guabiroba amarela.

Mudas: As sementes são de cor creme, arredondadas, semelhantes a uma ferradura e recalcitantes (perde o poder germinativo rapidamente). Germinam em 10 a 40 dias se o substrato for rico em matéria orgânica e haver irrigação diária. As mudas de guabiroba amarela atingem 30 cm com 4 meses e as mudas de guabiroba rasteira atingem 20 cm com 4 ou 5 meses.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com árvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 6 x 6 m para a Guabiroba amarela ou 3 x 3 m para Guabiroba rasteira. Faça covas com 40 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra solta 500g de calcário e 1 kg de cinzas e 8 kg de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada. A guabiroba rasteira pode ser plantada em vasos grandes com 40 cm de boca e 50 cm de altura substrato feito com 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia saibro de reboco.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de matéria orgânica bem curtida + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

Usos: Frutifica de outubro a janeiro. Os frutos são consumidos in-natura, ou usados para fazer geleias, sorvetes e licores deliciosos. As árvores não devem faltar em reflorestamentos de preservação permanente, pois seus frutos alimentam diversas espécies de pássaros e outros animais e a madeira é de boa qualidade para obras internas.

Suspeita de fraude na Mega-Sena? Saiba se é verdade ou boato

Há investigações em andamento; algumas irregularidades já constatadas ajudam a alimentar dúvidas sobre a seriedade dos sorteios

Imagem de suposto bilhete premiado em R$ 205 milhões pela Mega-Sena circula pela internet.


Basta o prêmio da Mega-Sena acumular para começarem os boatos – principalmente via Facebook e Whatsapp – sobre fraudes. E algumas “situações” costumam alimentar as teorias conspiratórias. Foi o caso do penúltimo concurso, de número 1764, que pagou o maior prêmio dos sorteios regulares da loteria (sem considerar a Mega da Virada). Instigados pela expectativa de uma bolada de R$ 205 milhões, alguns apostadores entraram no site da Caixa logo após o sorteio e receberam a informação de que o prêmio havia acumulado. Momentos depois a página informava que havia um ganhador. Para aumentar a especulação, os últimos dois acertadores são do Distrito Federal – que, devido aos casos recorrentes de corrupção não goza de boa fama.

O mais recente boato afirma que “não existe” a casa lotérica do prêmio de R$ 205 milhões. E que os donos seriam ligados a investigados em fraudes. Algumas irregularidades já constatadas na Mega-Sena também ajudam a alimentar dúvidas sobre a seriedade dos sorteios. Por essas e outras, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) protocolou um pedido de informações na Caixa. Há mais de uma década ele reúne suspeitas de lavagem de dinheiro no pagamento de apostas vencedoras.

Mito
Existe, sim, a casa lotérica em que foi feita a aposta que levou R$ 205 milhões no sorteio de quarta-feira (25). Chama-se Wandys e fica na Asa Sul, em Brasília. Circula pela internet uma imagem com os números sorteados, mas o bilhete foi adulterado em algum programa de computador, como Photoshop.

Mito
Não, a casa lotérica não é de Alberto Youssef (ou de um parente próximo). Também não é de em ex-deputado acusado de irregularidades. O nome do dono da casa lotérica Wandys é Nasser Youssef Nasr, um libanês que chegou ao Brasil na década de 50 e que é homônimo do ex-parlamentar.

Mito
Ainda do tempo do Orkut, circula na internet a informação de que a Polícia Federal estaria investigando o peso das bolinhas do sorteio da Mega-Sena. Esse boato já foi desmentido diversas vezes.

Verdade
Um deputado chegou a dizer que tinha acertado 221 vezes na Mega-Sena. Foi João Alves, que ficou conhecido como um dos anões do orçamento. Durante uma investigação, no início dos anos 1990, ele justificou o patrimônio dizendo que era sortudo. João Alves morreu em 2004, em Salvador.

Verdade
Em setembro de 2015, a Polícia Federal deflagrou a operação Desventura, que prendeu suspeitos de irregularidades no pagamento de loterias, entre eles o ex-jogador Edílson. A fraude não estaria relacionada ao sorteio, mas à apresentação de bilhetes falsos usados para reivindicar prêmios não solicitados pelos acertadores.

Verdade
Um homem usou nome falso para sacar um prêmio de R$ 73 milhões em Tocantins, em dezembro de 2013. O caso foi descoberto e envolvia um gerente da Caixa e um suplente de deputado.

Verdade
O senador Alvaro Dias protocolou nesta segunda-feira (30) um pedido de explicações na Caixa. Além de buscar esclarecimentos sobre o problema na divulgação do resultado do concurso 1764, ele quer respostas sobre outros indícios de irregularidades que tenta investigar desde 2005. Com base em dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Alvaro alega que algumas pessoas já “ganharam” mais de 500 vezes na Mega-Sena. Seria uma forma de lavar dinheiro (dar origem lícita para dinheiro ilícito). Há época, um inquérito policial foi aberto e ele afirma que, até hoje, não teve respostas sobre a investigação. A suspeita, segundo o senador, não recai sobre prêmios expressivos, que chamam muita atenção. Ele acredita que prêmios menores são “comprados” para legitimar a origem do dinheiro. Alvaro também pretende cobrar o andamento de um projeto de lei, parado na Comissão de Assuntos Financeiros, que estabelece mecanismos mais rigorosos para o pagamento de prêmios de loteria.

Esclarecimento
Em relação ao concurso nº 1764 da Mega-Sena, a CAIXA esclarece que, exclusivamente na tela inicial das Loterias no site, que é um resumo, houve atraso na atualização dos dados, o que manteve a palavra “acumulou” referente ao sorteio anterior. No entanto, desde o primeiro momento, as informações sobre o referido concurso foram atualizadas normalmente na página específica da modalidade Mega-Sena.

Já a Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot) apresentou repúdio pela propagação de um vídeo nos meios eletrônicos, que coloca em dúvida a idoneidade dos sócios-proprietários da Wandys Loterias, Casa Lotérica instalada em Brasília, onde foi registrada a aposta vencedora do concurso nº 1764 da Mega-Sena. A família Nasr está sendo orientada por advogados, pela representação judicial, pela defesa de sua reputação e imagem, junto aos veículos que reproduziram o referido vídeo.