6 de novembro de 2015

Fecilcam, campeã do Torneio Osvaldo Wronski de 1972

O farmacêutico Osvaldo Wrosnki foi um dos grandes incentivadores do esporte em Campo Mourão. Por exatos dez anos foram realizados torneio de futebol de campo com o nome do pioneiro mourãoense. Na edição de 1972 a grande campeã foi uma equipe que representou as cores da Fecilcam, a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão, a atual Unespar. 

Gostaria de saber qual foi o título que Beline Fuzeto não conquistou? 

Em pé (daq esq. para a direita): Guido Pusch, Zé Rosa (in memorian), Antonio Admir "Beline" Fuzeto, Darci Favaro, José Zelner, Ângelo Verci Sequinel, Deocleciano "Sanico" Domingues Carneiro, Euclésio Salvadori e Miguel “Andrada” (in memorian).
Agachados: Silveira Claudino (In memorian), Joãozinho “Darom”, Ricardo Terniovicz, Joaquim “Da Guia” Tomadon, Adionir Ramos e Luiz Carlos Cavalheri. 

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2007.

Shakira e Rihanna - "Can't Remember To Forget You"



Como me sinto quando assisto filme de terror. Por Whindersson Nunes



Whindersson Nunes é um humorista piauiense de Bom Jesus (635 km de Teresina). Ele ficou famoso com um vídeo no YouTube com o título "Alô Vó, Tô Reprovado" 

Modelo de 18 anos edita seu Instagram para revelar a verdade por trás de suas fotos

Sensação na internet, Essena O’Neill, de 18 anos, estava fazendo muito dinheiro com seus posts e fotos no Instagram, compartilhados com quase 580 mil seguidores.

Tudo isso mudou na semana passada. A australiana excluiu 2.000 fotos de sua conta e mudou o nome para “Mídia social não é a vida real”.

Ela colocou algumas das imagens de volta, com legendas que revelam a “verdade” por trás delas.

“Sem perceber, eu passei a maior parte da minha vida adolescente viciada em mídia social, aprovação social, status social e aparência física”, escreveu. “A mídia social, especialmente como eu usei, não é real. É um sistema baseado na aprovação social, gostos, validação, sucesso em seguidores. É perfeitamente orquestrada, julgamento autoabsorvido”.

Confira algumas de suas reflexões: [ Revoada ]

Eu tinha acne aqui, isso é muita maquiagem. Eu estava sorrindo porque achei que estava bonita. Felicidade baseada em aparência vai sufocar seu potencial na Terra.

NÃO É VIDA REAL – Tirei mais de 100 fotos em poses similares tentando fazer minha barriga ficar boa. Mal comi aquele dia. Gritei com minha irmã mais nova até sair uma foto que eu pudesse me orgulhar. Sim #metas

NÃO É VIDA REAL – Não paguei pelo vestido, tirei incontáveis fotos até ficar gostosa para o Instagram, o que me fez me sentir muito solitária.

A única coisa que me fez me sentir bem aquele dia foi essa foto. Quão profundamente depressivo. Ter um corpo tonificado não é tudo que seres humanos são capazes de fazer.

Me pagaram US$ 400 para usar esse vestido. Isso quando eu tinha 150 mil seguidores, com meio milhão, sei que muitas marcas grandes pagam até US$ 2000 por post. Nada de errado com aceitar dinheiro de marcas. Só acho que isso deve ser de conhecimento público. Essa foto não teve substância, não foi ética (eu não era educada no assunto naquele momento). MÍDIA SOCIAL NÃO É REAL, esse é meu argumento. Fique consciente do que as pessoas promovem, se perguntem, qual a intenção dessa foto?

Outra foto tirada unicamente para promover meu corpo de 16 anos. Essa era toda a minha identidade. Tão limitante. Me fez incrivelmente insegura. Você não tem ideia.

EDIÇÃO LEGENDA REAL – paga por essa foto. Se você se vê admirando “garotas do Instagram” e querendo que suas vidas sejam como as delas… Entenda que você só vê o que elas querem. Se elas falam de uma marca, 99% do tempo é pago. Nada de errado com apoiar as marcas nas quais você acredita (por exemplo, orgulhosamente promovo lençóis Eco ou refeições vegetarianas por dinheiro, já que é um negócio com propósito para mim). Isso (acima) não teve propósito. Nenhum propósito em sorriso forçado, roupas curtíssimas e ser paga para ser bonita. Somos uma geração dita para consumir e consumir, sem reflexão sobre de onde tudo isso vem e para onde vai.

Os dez filmes mais pirateados da semana


O site TorrentFreak divulgou a relação dos dez filmes mais pirateados da semana. A comédia com ação O Agente da U.N.C.L.E lidera a lista. Confira:

1)  O Agente da U.N.C.L.E (The Man from U.N.C.L.E.)


2) Divertida Mente (Inside Out)


3) Hitman: Agente 47 (Hitman Agent 47)


4) Evereste (Everest)


5) Horas de Desespero (No Escape)


6) Nocaute (Southpaw)


7) Minions


8) Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World)


9) Descompensada (Trainwreck)


10) Tomorrowland: Um lugar Onde Nada é Impossível (Tomorrowland)

4 de novembro de 2015

Visitando dona Odethe Schen nas Termas de Jurema

Há alguns dias atrás, acho que foi em agosto, minha sogra, Odethe Schen, passou uma semana na Termas de Jurema e ''fizemos o sacrifício'' de irmos até aquele paraíso para passar algumas horas com ela.

Fazia algum tempo que não visitava o empreendimento da família Miguel e fiquei impressionado com a grandiosidade e organização de tudo por lá. Uma maravilha bem pertinho de nossa Campo Mourão. Fernandinha, inseparável neta minha, não queria vir embora de jeito nenhum. Eu também!

Foto abaixo mostra dona Odethe com a filha Elvira e a bisneta Fernanda Lima Chornobai.

Fernanda Lima Chornobai, Anna Odethe Iurk Schen e Elvira Maria Schen Lima - Termas de Jurema - 2015 
Fernanda e dona Odethe

Fernanda embelezando ainda mais as Termas


Legião Urbana - "Ainda é Cedo"


Legião Urbana é uma banda brasileira de rock surgida em Brasília. Ativa entre 1982 e 1996, após a morte do seu vocalista e líder, a banda foi desfeita. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996.

A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999 e faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.

"Ainda É Cedo" é a quarta canção do álbum "Legião Urbana", de 1985,

Em outubro de 2015, a banda retornou aos shows, com integrantes originais e novos músicos.

Menina russa surpreende médicos ao sobreviver com coração fora do tórax

A Pentalogía de Cantrell de que padece Virsaviya afeta a localização e desenvolvimento de alguns órgãos vitais.

Quando sua filha Virsaviya veio ao mundo, os médicos disseram a Dari Borun que a menina dificilmente sobreviveria.

A pequena nasceu com o coração fora da caixa torácica e os intestinos fora do abdômen.

"Além do coração e dos intestinos, ela não tinha parte dos músculos abdominais, não tinha diafragma e nem parte dos ossos do peito", disse à BBC Mundo (o serviço em espanhol da BBC) Dari Borun, em entrevista por telefone de sua casa na Flórida.

A criança tem uma rara doença conhecida como Pentalogia de Cantrell - que afeta 5,5 bebês a cada milhão de nascimentos -, em que os órgãos vitais se desenvolvem fora das partes correspondentes no corpo saudável.

A gravidade do transtorno varia de caso a caso.

"(Ela) Também nasceu com transposição das veias dos pulmões, o que quer dizer que essas veias são muito grandes e geram uma hipertensão coronária."

"Nos ultrassons e radiografias (as veias) parecem globos. E não deveria ser assim", explica Dari Borun.

"Quando tinha quatro meses, ela passou por uma cirurgia para consertar o problemas mas, infelizmente, não houve sucesso", acrescenta a mãe.

Ainda que Virsaviyaseja muito otimista e leve uma vida normal, sua saúde é frágil

É possível ver o coração de Virsaviya, que hoje tem 6 anos e meio, por fora do peitoral, coberto por uma fina camada de pele.

Como ele não tem proteção adequada, qualquer pequeno baque ou queda pode causa um dano significativo.

Uma gripe ou uma febre também podem produzir um estado de choque que requer atenção médica imediata.

Da Rússia aos EUA

Virsaviya e Dari são da cidade de Novorossiysk, no sudoeste da Rússia.

Chegaram a Boston, nos Estados Unidos, há cerca de nove meses. E depois foram para o sul da Flórida, onde pretendem morar de forma permanente.
Dari e Virsaviya esperam poder permanecer na Flórida 
porque o clima é mais favorável para a saúde da menina.


"Viemos inicialmente para Boston porque os médicos russos disseram que não podiam operar Virsaviya por causa de sua hipertensão", diz Borun.

"Disseram que seria muito arriscado para ela e que a probabilidade de ela morrer seria de quase 100%", diz a mãe, de 26 anos.

"Eu havia mandado os exames e as fotos de Virsaviya a muitos médicos em vários países e só o Hospital Infantil de Boston aceitou vê-la."

Após quase duas semanas sob supervisão da equipe do hospital, a conclusão foi a mesma: o risco de operar Virsaviya é muito alto devido à alta pressão de sua artéria pulmonar.

Os médicos disseram à mãe que a menina poderia ter uma boa qualidade de vida se continuasse tomando a medicação e vivesse em um lugar quente.

Virsaviya teve que ser levada de emergência ao hospital há poucos dias porque entrou em choque após uma gripe
'Uma vez em oito meses'

Nos cerca de oito meses em que estão vivendo na Flórida, o número de vezes em que ela teve que ir à emergência caiu de forma significativa.

"Na Rússia tínhamos que ir ao hospital mais frequentemente porque é muito frio, só há calor três meses no verão. Aqui só fomos uma vez em oito meses", disse Borun à BBC Mundo.

Ela se refere a um episódio recente, quando a menina teve de ir ao hospital após uma forte gripe.

"Estava em choque, tossindo muito e com problemas para respirar e eu fiquei muito assustada, por isso a levei ao hospital", conta a mãe.

"Eu sei que é muito caro. No Hospital Infantil Joe Dimaggio me disseram que vão me mandar a conta, que vai incluir três ou quatro exames que ela fez, mas ainda não sei quanto vou ter que pagar", disse ela, que ainda está tentando resolver sua situação migratória nos EUA.

"Infelizmente, nem Varsivaya nem eu temos seguro médico. Também não temos número de segurança social ou uma casa nossa, um endereço fixo. Por enquanto estamos morando com amigos."

Mas Borum conta que, recentemente, apresentou um pedido de asilo para poder permanecer na Flórida.

Menina feliz
Virsaviya aproveita a vida como qualquer outra criança. Ela gosta de ir à piscina e à praia

Apesar da frágil condição de sua saúde e das dificuldades pelas quais passa, Virsaviya parece aproveitar sua vida.

Ela gosta de pôneis, golfinhos, cantar e dançar - principalmente músicas de Beyoncé.

"É uma menina muito alegre, simpática, inteligente, talentosa e muito bonita", diz a mãe.

"Não parece que está doente: vai à escola, aula de artes, igreja, vê seus amigos, vai ao parque, à piscina, à praia. Faço tudo para que ela tenha uma vida normal."

"Ela tem orgulho de seu coração. Às vezes me pergunta por que ela não é como os outros, por que ninguém mais tem o coração assim. E não posso responder completamente essas perguntas, mas digo que Deus a fez especial e única", conta Borun.

"Eu sei porque tenho o coração do lado de fora. É porque Jesus quer demonstrar que pode fazer coisas especiais como eu", disse Virsaviya recentemente em uma entrevista ao canal Telemundo 51.

Campanha

Há uma semana, a campanha que Dari Borum lançou na internet para arrecadar dinheiro para os gastos médicos de Virsaniya havia recebido US$ 1.200 em doações. Depois que a história foi divulgada pela mídia e viralizou nas redes sociais, o montante superou US$ 39 mil.

A campanha se chama "Bathsheba's Heart", que significa "Coração de Betsabá", o nome equivalente a Virsaviyana na bíblia russa.

Com a popularidade, elas também aumentaram a meta de US$ 20 mil para US$ 100 mil.

A hashtag #Virsaviyawarrior (Virsaviyaguerreira, em português) também se tornou viral.


Dari, mãe de Virsaviya, compartilha com frequência fotos do dia a dia das duas no Instagram

Borun também compartilha com frequência fotos de sua filha e do dia a dia dela em sua conta no Instagram, @dariborun.

Ao fim da entrevista, perguntamos a Dari que expectativas tem para o futuro.

"Quero que Virsaviya possa viver em um clima permanente adequado à condição de seus rins e coração. Quero ter um lugar para a gente, quero ter uma médico que a veja pelo menos a cada 6 meses, para cuidar da pressão, ter certeza de que ela está bem."

"Eu tinha 19 anos e estava com seis meses de gravidez quando o médico me disse que havia algo de errado com o bebê e que ele morreria ao nascer. Queriam que eu fizesse um aborto. Nesse momento chorei muito, não podia acreditar", disse Borun à BBC Mundo.

"Não sinto vontade de voltar ao passado e tomar um decisão diferente da que tomei. Ela é feliz, eu sou feliz. Estamos juntas, uma e outra, como os anjos." [ BBC Brasil ]

Apps ajudam a controlar gastos, velocidade e emissões dos carros

Empresas tecnológicas estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de aplicativos que incentivem as pessoas a pensarem mais no meio ambiente, principalmente quando o assunto é o consumo de combustíveis fósseis e emissão de gases poluentes pelos carros. Para isso, elas contam com o instinto competitivo dos homens, segundo informações da BBC Brasil


Confira dois dos mais interessantes:

CleverDrive: este app pode ser usado em qualquer carro que tenha sido fabricado depois de 1996. Basta conectar o adaptador CleverLink com bluetooth à porta On Board Diagnostics (OBD, que em português significa Diagnóstico de Bordo) embaixo do volante, e então controlar os gastos de combustível, o total de emissões, a velocidade e outras informações úteis.

Desta forma, o aplicativo avalia o perfil ecológico de cada usuário e dá uma nota de 0 a 10, podendo ter pontos deduzidos por variações súbitas de rotação do motor, marcha lenta e freadas rápidas. 

O app é tão completo que ele organiza as informações ao longo do tempo e consegue inclusive oferecer rotas alternativas às usadas com frequência pelo motorista, em que seja possível poupar combustível, por exemplo. A promessa é de que o aplicativo possa cooperar para uma economia que pode chegar a até 30%. 

Automatic: Este app também funciona a partir da conexão OBD, mas não se concentra exclusivamente na circulação dos carros. O Automatic oferece in-app puchases que prometem melhorar a eficiência energética de casa também. O usuário consegue controlar gastos e recebe dicas de como deixar o dia a dia mais eco-friendly. 

Além dos apps, as próprias montadoras estão inserindo em modelos novos funções que controlam gastos e calculam emissões. Este é o caso, por exemplo, do Ford Fusion Hybrid; Insight, da Honda; Prius, da Toyota; e do Mini. [ Notícias ao Minuto ]

Trabalho “animal”

Como funcionam as empresas que dão espaço a funcionários de quatro patas (e sem currículo!)

Há alguns anos, na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte, Estados Unidos, 580 funcionários de uma empresa foram objeto de um estudo realizado pela Universidade de Virginia Commonwealth. Desse total, 550 eram humanos. Os outros 30? Cachorros. Durante uma semana os cientistas compararam os empregados que levavam seus cães para o local de trabalho com os que não levavam e ao final concluíram: as pessoas se tornam mais criativas e produtivas ao lado de um animal, resultado baseado na diminuição dos níveis de estresse.

Depois de ler um artigo sobre os benefícios da presença de animais no ambiente de trabalho, José Luis Pano, presidente da Cerâmica Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, decidiu: “Vamos comprar um cachorro!”

A ideia parecia ótima, mas, ao ouvir a intenção do chefe, a secretária da diretoria Nilda Rosso, que é voluntária em uma ONG que resgata animais de rua, logo propôs: “Comprar, não, vamos adotar!” E assim, Nilda saiu em busca do animalzinho ideal. “Quando o presidente concordou, corri atrás de um cachorro que fosse perfeito para nós e, ao ver o Mark, sabia que tinha encontrado. Um animal dócil e afetuoso que só precisava de cuidados e carinho”, explica.

Mark foi adotado em 2014 e hoje está totalmente integrado ao dia a dia da empresa. “O Mark é funcionário e tem crachá. Seu posto de trabalho é no departamento de desenvolvimento de produtos, mas ele circula por todos os ambientes e nos revezamos para cuidar dele”, conta Nilda. O animal tem uma tabela de horários para as refeições e um local apropriado para fazer as necessidades. Nos fins de semana, quando a empresa fecha, há um rodízio entre os funcionários para levá-lo para casa. Nilda afirma que a presença de Mark ajuda a superar as situações de tensão. “Ter o Mark por perto é um respiro. Ele é responsável por muitos momentos de descontração, importantes em meio à correria da rotina de trabalho.”

Segundo Maíra Andrade Madeira, psicóloga organizacional e do trabalho do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (NIDH), por proporcionar benefícios como controle de impulsos e da ansiedade e estimular a liberação de hormônios que ajudam no relaxamento do corpo, o convívio com animais é benéfico no ambiente de trabalho. “A empresa pode melhorar seus resultados no âmbito organizacional, pois a probabilidade de ter um colaborador estressado diminui bastante”, explica. A psicóloga, no entanto, faz algumas ressalvas: “Antes de tudo é preciso conhecer os colaboradores e saber como eles receberiam o animal no ambiente de trabalho. Em um grupo diversificado, pode haver pessoas com medo de bichos, por exemplo. Além disso, é preciso que os animais sejam ‘adaptáveis’ ao convívio com estranhos e que as regras de convivência sejam claras.” [ Seleções ]

3 de novembro de 2015

Santos Futebol Clube no Estádio Roberto Brzezinski


O já bicampeão mundial Santos Futebol Clube jogou em 1968 no estádio Roberto Brzezinski.  Não sabia? Eu também não, mas o Wille Bathke tem fotos que mostram o amistoso realizado no estádio mourãoense entre o time de Pelé e o CAFE de Cianorte. 


Pedro da Veiga (in memorian) e Negreiros
Vejam só que foi publicado num jornal da cidade sobre o jogo (é difícil imaginar dezoito mil pessoas no RB, mas foi isso que ficou registrado):

Campo Mourão 10 de novembro de 1968

- Santos hoje no Municipal.

A sede do Município Modelo do Paraná, em sua curta carreira esportiva vive em data de hoje, intensa movimentação. Pela primeira vez se apresenta aqui, uma das equipes da Especial do Futebol Paulista e, justamente, com a sua melhor expressão do cenário brasileiro na atualidade que é o SANTOS FUTEBOL CLUBE. Ontem por volta das 17h00m chegou a delegação, via Vasp, a qual se hospedou no Hotel Ponto Chic em parte, ficando os chefes acomodados no Hotel Municipal.

Hoje, a partir das 15h30m o encontro Santos X CAFÉ de Cianorte será iniciado no tapete verde do Municipal R. B. Promoção arrojada da União Agrícola Instrutiva de Campo Mourão, num exemplo claro e evidente que nossa região já, de há muito, comporta tranquilamente promoções deste gabarito.

QUEM JOGOU?

O Santos com Laércio, Ramos Delgado (Paulo), Turcão (Orlando), Haroldo e Oberdan (Geraldino); Lima e Negreiros (Menotti); Manoel Maria, Wilson Werneck (Almiro) e Pepe.

O CAFÉ de Cianorte com Divaldo, Miudo, Paulinho (TOM), Eraldo (Ayala) e João Henrique; Barros e Nenê; Silva (Escurinho), Claudinho, Hélio e Airton.

Juiz José Olimpio Clemente de Oliveira, da Federação Paulista de Futebol, com bom trabalho, auxiliado nas laterais por Armando Mantovani e Filadelfo Fernandes, estes da Federação Paranaense de Futebol.

A Delegação do Santos Futebol Clube que permaneceu em Campo Mourão por menos de 24 horas, veio assim composta: Diretor - Waldemar Mathias Bezerra; Administração-Supervisor: José Ely de Miranda (Zito); Técnico: Francisco Ferreira de Aguiar; Médico: Dr. Ermindo D’Alo Salermo; Massagista: Beraldo P. Linhares; Roupeiro: Ranulfo R. da Rocha.

Cerca de 18 mil pessoas viram o jogo Santos Futebol Club 3 X 1 CAFÉ de Cianorte

The Doobie Brothers - "Long Train Runnin"


The Doobie Brothers é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 1970 por Tom Johnston, John Hartman e o baixista Greg Murph, logo substituído por Dave Shogren, todos da Califórnia. No ano seguinte lançaram o primeiro LP, já transformado em quinteto (com Trian Porter e o percussionista Mike Hossack) e chamando-se Doobie Brothers. Em 1972, o álbum Tolouse Street (que trazia o sucesso "Listen To The Music") ganhou o primeiro disco de ouro, que seria uma constante na carreira do conjunto daí em diante.


Em 1974, uniu-se ao grupo o guitarrista Jeff Baxter e, posteriormente, o tecladista Michael McDonald, que acrescentou ao estilo musical da banda elementos da música soul. Em 1978, ganharam quatro prêmios Grammy. Mas, no ano seguinte, John Hartman, um dos fundadores do Doobie Brothers, abandonou o grupo, assim como o guitarrista Jeff Baxter.

Em 1982 foi anunciada a dissolução do grupo.

Os 10 Habeas Corpus mais inusitados do Brasil

Uma das curiosidades mais interessantes do mundo jurídico é o uso de habeas corpus no mínimo inusitados. Confira alguns selecionados pelo JusBrasil:


1. Habeas corpus do “arranhão ilícito”
(TJ/RS, 4ª Câmara Criminal, HC 0149754-26.2011.8.21.7000, rel. Des. Marcelo Bandeira Pereira, j. Em 05/05/2011)

Uma advogada do Rio Grande do Sul achou que seria uma ótima ideia arranhar o rosto de seu cliente (foragido do sistema prisional gaúcho) nas dependências da Polícia para atribuir a agressão aos policiais. No habeas corpus, a defensora alegou que não deveria responder por calúnia em virtude da imunidade penal do advogado.

2. Habeas corpus dos loucos
(STJ, 1ª Turma, HC 170366/PE, rel. Teori Albino Zavascki, decisão monocrática, d. 08/08/2011)

Dizem que tem louco para tudo nesse mundo e tem habeas corpus para loucos também. Um servidor público de Pernambuco se recusou a realizar o exame psiquiátrico em procedimento administrativo disciplinar e entrou com um habeas corpus para impedir o exame de sanidade mental. O pedido foi negado pelo relator.

3. Habeas corpus analógico
(STJ, 5ª Turma, AgRg no HC 215.050/AC, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 6/9/2011)

Este é o habeas corpus daqueles que costumam dizer ʺno meu tempo não havia internetʺ. Quando o Tribunal de Justiça do Acre substituiu o peticionamento tradicional, em papel, pelo peticionamento eletrônico teve gente que não ficou nada satisfeita e por isso entrou com um habeas corpus para se impetrar contra o processo digital. O pedido foi negado e a internet já está tomando conta das insituições jurídicas.

4. Habeas corpus do raio-X
(STJ, HC 149.146/SP, rel. Og Fernandes, j. Em 5/04/2011)

ʺEngoli cápsulas de cocaína e fui preso, o que fazer?ʺ Fácil, entrar com um habeas corpus para impedir o exame de raio-X que logicamente iria comprovar a materialidade do delito!

Foi o que aconteceu quando quatro angolanos foram presos por narcotráfico internacional em São Paulo. O habeas corpus alegava que poderia impedir o exame de raio-x pois ninguém pode ser compelido a produzir prova contra si (nemo tenetur se detegere).

A Turma denegou o pedido e os quatro angolanos foram presos.

5. Habeas corpus prolixo
(STJ, 6ª Turma, HC 224.685/RS, Rel. Maria Thereza de Assis Moura, j. Em 20/03/2012)

Muita gente reclama que o Facebook está ficando chato devido aos textos enormes que alguns usuários escrevem e parece que tem mais gente contra o excesso de linguagem.

Segundo a relatora do habeas corpus no STJ/RS: “Ao que me é dado perceber, o aresto guerreado transcreve extenso trecho das razões recursais do Ministério Público. Tendo em vista toda a verve própria de uma petição elaborada pelo autor da ação penal, é evidente a presença de eflúvios acusatórios que, creio, deveriam ter sido filtrados pela Corte local, uma vez reconhecida a incompatibilidade da sentença com a prova carreada aos autos”.

O paciente queria a nulidade do acórdão e sua “refeitura mediante aplicação de linguagem comedida, sóbria”.

O STJ mandou excluir a decisão do TJ/RS dos autos e colocá-la em envelope lacrado. A decisão ainda foi proibida de ser utilizada no julgamento.

6. Habeas corpus do happy hour
(STJ, 5ª Turma, HC 140.861/SP, rel. Arnaldo Esteves Lima, j. Em 13/04/2010)

Todo mundo sabe que não se deve dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. Mas se um dia eu for pego conduzindo meu veículo sob efeito de álcool, não gostaria de passar pelo etilômetro. Foi o que pensou o elaborador de um habeas corpus preventivo para impedir a submissão do motorista à realização de bafômetro. Quase uma licença para dirigir embriagado!

O pedido foi obviamente rejeitado.

7. Habeas corpus: decoração interior
(TJ/MA, 2ª Câmara Criminal, HC 0018232-61.2010.8.10.0000, rel. Des. Maria dos Remédios Buna Costa Magalhães, j. Em 27/01/2011)

O habeas corpus: decoração interior discute a organização do lugar onde o promotor e os advogados devem sentar-se no salão do júri, pois segundo a relatora seus clientes teriam sofrido coação ilegal em virtude do arranjo do ambiente judiciário.

O habeas corpus não foi concedido pelo TJ –MA.

8. Habeas corpus futebolístico
(TST, HC 3981-95.2012.5.00.0000, rel. Caputo Bastos, d. Em 26/04/2012)

O ministro Caputo Bastos concedeu liminar em habeas corpus impetrado em favor do jogador de futebol Oscar contra decisão da 16ª Turma do TRT da 2ª Região, com sede em São Paulo.

Oscar queria deixar o São Paulo para defender o Internacional de Porto Alegre e para driblar a CLT e obter a rescisão indireta do contrato de trabalho entrou com um habeas corpus por “trabalho escravo”. Parece que o time do São Paulo não estava numa boa fase!

Depois que concedeu a liminar o ministro voltou atrás e extinguiu o habeas corpus quando as partes fizeram a rescisão consensual.

9. Habeas corpus animal (literalmente)
(TJ/RJ, 2ª Câmara Criminal, HC 2637-70.2010.8.19.0000, rel. José Muiños Piñeiro Filho, j. Em 05/11/2010)

“Jimmy” um chimpanzé enjaulado no zoológico de Niterói não aguentava mais viver em cativeiro, mas seu pedido de habeas corpus não foi reconhecido, apesar disso o habeas corpus animal suscita importantes reflexões no campo do Direito Animal.

10. Habeas corpus para os que não gostam de estudar
(STF, 2ª Turma, HC 109.327/RJ, rel. Celso de Mello, d. Em 04/08/2011)

O Exame da OAB é motivo de desespero para muitos estudantes de Direito. Então por que não um habeas corpus para obter sua carteira da OAB sem fazer o Exame de Ordem? O min. Celso de Mello, pediu para o rapaz estudar mais.

Criatividade é o que não falta nos brasileiros!

Filmes que servem de motivação para empreendedores

Abrir o seu próprio negócio não é uma tarefa fácil. Há obstáculos, dias corridos e cansativos. Mas, ser um empreendedor é exatamente isso: superar cada dificuldade sem se render. No entanto, uma pausa para o descanso é mais que  necessário.

Então aproveite  este  momento  para  buscar entusiasmo  com filmes que relatam histórias e pessoas  que  driblaram  os  problemas  e alcançaram seus objetivos.

Seja ele uma aventura, uma comédia ou um documentário que o convite a reflexionar. Uma boa história nos motiva. Para ajudar, criamos uma lista de nove filmes que marcaram um antes e um depois na mente dos empreendedores de todo o mundo, durante o processo de criação ou amadurecimento de uma ideia.

Inspire-se e celebre as conquistas das grandes lições.

1- Chef (2014)
O ator e diretor Jon  Favreau  interpreta  o  chef  Carl  Casper, que  trabalha em um restaurante que impõe limitações para a sua criatividade e, além disso, passa a ser massivamente criticado pela mídia.

Neste cenário, ele decide mudar a sua vida e, mesmo sem saber qual seria o primeiro passo a ser dado, se muda de cidade  e monta um caminhão de comida cubana ambulante.


2- Piratas do Vale do Silício (1999)
Este filme é inspirador principalmente para os micro-empreendedores das start-ups. Mesmo com alguns dados não verídicos, o filme mostra, em uma linguagem de documentário, os primeiros dias do início da febre tecnológica no principal centro de inovação dos Estados Unidos e o surgimento de Bill Gates e Steve  Jobs. 

Uma  visão  interessante  da  rivalidade  entre  os  fundadores  da Microsoft e Apple.


3- A rede social (2010)
Ainda no universo do Vale do Silício, o tema principal deste filme é se perguntar se no momento de criar uma empresa, o mais importante é a ideia ou a execução dela. No enredo, o longa mostra como Mark Zuckerberg passou de um estudante de Havard a um jovem capaz de lançar a rede social mais popular do mundo.

Ou, como fazer com que uma start-up tenha êxito ao exibir algumas qualidade como flexibilidade  e  resistência.  Ideias,  desenvolvimento  e  rentabilidade,  os  fatores -chave na vida de um empreendedor.


4- Jerry Maguire – A grande virada (1996)
Neste filme, o protagonista Jerry Maguire (Tom Cruise), um agente esportivo que busca impor seus valores morais e esforços, acaba deixando seu trabalho de anos para perseguir seus sonhos.

Com muita dedicação e um bom uso das relações públicas, este longa é inspirador porque mostra a reconstrução, desde o zero, de uma vida executiva de sucesso.


5- The Corporation (2003)
Produzido e dirigido pela dupla Jennifer Abbott e Mark Achbar, o documentário teve roteiro adaptado do livro "The Corporation: The Pathological Pursuitof Profit and Power",  do  escritor  Joel  Bakan.  Por meio  de  uma  análise  crítica, o filme mostra o impacto das corporações no cotidiano das pessoas.

“Acho o filme muito contundente,  a  brincadeira  de  apresentar  cada  empresa  como  se  fosse  uma pessoa psicopata é uma sacada inteligente. E a reflexão que fica: até que ponto se deve ir em busca do lucro máximo?”, conta a diretora e roteirista Mara Mourão.


6- Inside Job (2010)
O  documentário de Charles  Ferguson é uma reflexão sobre a crise financeira global que começou em novembro de 2008. Dividido em cinco partes, Ferguson, explora  a forma que as  mudanças  políticas e os métodos  econômicos  aplicados  por bancos contribuíram para o início da crise.


7- À Procura da felicidade (2006)
Baseado  na  vida do  empresário estadunidense Chris Gardner, o filme mostra de forma transparente e cheia de sentimentos como as dificuldades serviram de oportunidade para Gardner não desistir de seus sonhos.

É um exemplo de como criar resiliência no ambiente profissional.

Quando o personagem percebia que os resultados de um projeto não agradavam, ele mudava as estratégias, passando por muitas dificuldades e sem medo de encarar longas jornadas, até atingir sua meta final.


8- Lixo extraordinário (2010)
Esse é um documentário que ajuda a despertar o lado criativo dos empreendedores e a pensar em novas formas para as coisas que já existem.

O longa conta o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores do aterro do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina,  localizado  em Duque de Caxias, Norte da Baía de Guanabara.

O ponto central é a transformação na vida dos catadores que participaram do projeto, além  das  obras desenvolvidas com os materiais coletados que hoje valem uma fortuna.


9- Quem se importa (2014)
A  película, dirigida por Mara Mourão, estimula a reflexão sobre o empreendedorismo social.  Nele, acompanhamos diversas histórias de empreendedores engajados, entre eles, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz, e Bill Drayton, fundador da Ashoka.

As filmagens foram realizadas em sete países.

“Percebi que hoje os jovens estão atrás de propósitos e não só de dinheiro, é incrível ver a empolgação e a conscientização que muitos adotam após o filme”, conta a diretora. [ UOL ]

Estudos sugerem que tirar mês de 'férias' do álcool faz bem para a saúde

Cientistas acreditam que um mês sem álcool já ajuda fígado a se recuperar. Pesquisa que será apresentada este mês indica benefícios de abstinência


Uma pesquisa que deve ser apresentada este mês na reunião anual da Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado concluiu que deixar de consumir bebidas alcoólicas por quatro semanas já traz benefícios mensuráveis para a saúde do indivíduo.

O estudo, cujos detalhes só serão conhecidos depois da apresentação no evento, mediu o impacto da abstinência de álcool temporária em 102 pessoas. A conclusão, segundo o jornal "The Guardian", foi que eles tiveram uma redução da fibrose do fígado, situação que pode levar à cirrose. Os pesquisadores acreditam que as "férias" do álcool podem ajudar o fígado a se recuperar, ao menos parcialmente, dos danos provocado pelas bebidas.

Este não é o primeiro estudo a avaliar o impacto de um período de abstinência alcoólica na saúde de pessoas que costumam beber socialmente. Em 2013, um projeto proposto pela equipe da revista "New Scientist" em parceria com pesquisadores do Instituto do Fígado e da Saúde Digestiva na Escola de Medicina da University College London (UCLMS) mediu os efeitos da abstinência em 10 membros da equipe da revista, em comparação a 4 membros que continuaram bebendo socialmente.

O grupo foi submetido a testes antes e depois da experiência e os resultados concluíram que, em média, a parcela de gordura no fígado caiu 15% nos que evitaram o álcool durante o período. O nível de glicose no sangue também caiu em média 16% entre os abstinentes. Os participantes que deram férias para o fígado também relataram ter um sono de melhor qualidade, além de maior nível de concentração depois da experiência.

No Reino Unido, algumas campanhas propõem a abstinência alcoólica temporária. A "Dry January", por exemplo, incentiva que as pessoas não bebam durante os 31 dias de janeiro, além de arrecadar recursos para a organização Alcohol Concern. Já a "Go Sober for October", organizada pela instituição Macmillan Cancer Support, propõe a abstinência no mês de outubro e a arrecadação de fundos para o combate do câncer. [ G1 ]