7 de outubro de 2015

C. Mourão recebe a visita de Lilian, medalhista olímpica em Sidney (2000)

Lilian entre o presidente do C. Mourão Basquete, Nelsinho Martins, e o técnico mourãoense Emerson de Souza 
Além da possibilidade de assistir o melhor do basquete sub-22 do Brasil, quem comparecer ao ginasinho JK até a próxima sexta-feira (9) tem a chance de encontrar uma medalhista olímpica: Lilian, que coordena os jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Ela que, ao lado Janete, Marta e outras craques brasileiras, conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Sidney, em 2000.

Torci muito por ela e suas companheiras de Seleção Brasileira. Lembro que ela tinha um estilo de jogar muito bonito e mãos certeiras como poucas.


Lilian Cristina Lopes Gonçalves (Sorocaba, 25/04/1979) conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

A programação da LDB em Campo Mourão:

07/10 - Ginasinho JK
14h00: Macaé Basquete (RJ) x Unitri
16h00: São José x Seleção Brasileira Sub-17
18h00: Flamengo x UniCEUB
20h00: Campo Mourão x Botafogo

08/10 - Ginasinho JK
14h00: Uniceub x São José
16h00: Seleção Brasileira Sub-17 x Flamengo
18h00: Unitri x Botafogo
20h00: Campo Mourão x Macaé

09/10 - Ginasinho JK
14h00: Flamengo x Unitri
16h00: Botafogo x UniCEUB
18H00: Macaé x Seleção Brasileira Sub-17

20h00: Campo Mourão x São José

Diane Birch - "Staring At You"


Diane Birch (24/01/1983) é uma cantora e compositora estadunidense.

Escolinha do Professor Raimundo: Seu Baltasar da Rocha responde o que é mineral

Walter D'Ávila (Porto Alegre, 29/11/1911 — Rio de Janeiro, 19/04/1996) foi um ator e humorista brasileiro.


Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12/04/1931 — Rio de Janeiro, 23/03/2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Ícones desmascarados


O ilustrador Alex Solis mostra quem realmente são alguns dos personagens de nossa cultura pop.

















Aos 84 anos decidiu se divorciar do marido. O motivo é insólito

A idosa já contratou um advogado e está segura da sua decisão



Uma italiana, de 84 anos, estava insatisfeita com a sua vida sexual e para chamar a atenção do marido decidiu pedir o divórcio. A mulher residente na localidade de Scafati, região da Campania (Itália), fez o pedido ao companheiro de 88 anos, alegando insatisfação sexual.
PUB

Ao advogado revelou que é uma mulher sexualmente ativa, mas que o seu marido só tem relações com ela duas vezes por mês, o que não é suficiente, segundo cita o Daily Mail.

A italiana que foi casada outras duas vezes, utilizou aliás essas uniões como argumento, indicando que os seus falecidos ex-maridos a satisfaziam mais.

Quando questionada se não poderia arranjar um hobbie, a professora reformada alegou não ver razões para abandonar a sua vida sexual nesta idade. [ Notícias ao Minuto ]

6 de outubro de 2015

A nata do futsal mourãoense no Belin Carolo

Rancho, Beline, Gilmar, Carlão, James e Ione
Olha só que bela imagem foi captada pelo Osvaldo Broza durante a cerimônia de reinauguração do Ginásio de Esportes Belin Carolo. Nela estão alguns dos principais jogadores de futsal de nossa cidade, os grandes responsáveis pela modalidade ser a preferida dos mourãoenses.

Ione, James, Carlão, Gilmar, Beline e Rancho integraram a Seleção de Campo Mourão que conquistou o título dos Jogos Abertos de 1975, realizado em Paranavaí. Eles também participaram da inauguração do Belin Carolo em 1976. 

Itamar Tagliari, Luizinho Kloster e Louri da Silva deveriam estar ali ao lado deles para, daí sim, estarem reunidos os melhores dos melhores do nosso futsal.

Para minha vaidade pessoal, ao lado do Carlão, Ione, Beline e Gilmar participei das conquistas, pela Associação Tagliari, da Taça Paraná de 1979 e de 1980, em Paranavaí e Guarapuava. Anos depois, já com o Gilmar como dirigente e o Itamar Tagliari como técnico, estive presente no título dos Jogos Abertos do Paraná de 1988, novamente em Guarapuava. Não falei que eles eram ótimos? Conseguiram ser campeões mesmo estando eu ao lado deles. Em tempo: Rancho estava presente na conquista do primeiro título em Paranavaí. O timaço titular, em 1979, era assim formado: Álvaro Careca, João Miguel, Carlão, Rancho e Ione (dava pra encarar?).

      

Indigo Girls (com Matt Nathanson) - "Kid Fears"


Indigo Girls é uma dupla dos Estados Unidos de folk rock composta por Amy Ray e Emily Saliers.

Lula zoando os parmeirenses em Chapecó

Como os meus times (São Paulo e Coritiba) estão mais ou menos, tenho me divertido com as desgraças dos times alheios. E, claro, que o zoado da vez é o Palmeiras, coitadinhos dos porcos!, que deu vexame em Santa Catarina nesse final de semana (escrevi em algum lugar, não lembro onde, que deveríamos fazer um bolão apostando em qual rodada do Brasileirão o time do Clermont, do Brunão e toda enorme vara palmeirense, 'faria papelão', como já é tradicional há muitos anos.

Hoje recebi esse vídeo, via 'uatizapi', e compartilho para zoar um pouco mais (para azar dos esmeraldinos, nova rodada do Brasileirão só na semana que vem e eles terão que aguentar gozação até lá. Se bem que no meio de semana tem time do Dunga em campo e podemos ter um vergonha maior em terras chilenas).


Dicas para estimular sua criatividade

O que você você faz da vida? Bom, não importa. A criatividade é importante na sua rotina. Sem criatividade, sem novidade. Nada mais do que mais do mesmo. Um dia após o outro. Sol chegou. Sol foi embora. Blá.

Confira algumas dicas de como estimular sua criatividade, principalmente no trabalho.

1) Troque uma ideia informal
Muitas vezes é difícil encontrar a solução para um problema quando fazemos parte dele. Já estamos “viciados” em determinados processos e nosso cérebro acaba encontrando os mesmos caminhos e chegando as mesmas conclusões.


Você pode explicar o problema para outra pessoa, mesmo que ela não tenha nada a ver com o assunto. É possível até que, antes de terminar a explicação, você mesmo encontre uma possível solução. Isso é muito comum. Mas, caso não aconteça, ouça a solução da outra pessoa e inicie um debate. Novas linhas de raciocínio podem surgir quando novas perspectivas para um mesmo problema são utilizadas.

2) Faça o que gosta (ou goste do que faz)
Clichê. Eu sei. E sei também que nem sempre é possível trabalhar com aquilo que gostamos. Se você trabalha com o que gosta de verdade, certamente possui maior facilidade para ideias e soluções criativas do que alguém que considere sua rotina nada interessante. As coisas realmente fluem melhor. Só cuidado para não virar um workaholic.
Se você não trabalha com o que gosta e não há como mudar, utilize isso a seu favor para estimular sua criatividade. Analise possíveis alternativas para o questionamento: “o que posso fazer para gostar mais do meu trabalho?”. A partir daí, você pode pensar em iniciativas que melhorem sua rotina, mesmo que o ambiente não seja o que você sempre sonhou. Será que trabalhar ouvindo música ajudaria? Ter ginástica laboral? Conhecer outros setores da empresa? Criar um grupo de estudos com os colegas? Fazer home-office? Ter um planejamento de carreira? Enfeitar a mesa?
Sempre há algo que possamos fazer para tornar nosso ambiente de trabalho melhor. E quem melhor do que você mesmo para pensar numa saída criativa para mudar seu dia?

3) Desbrave novos horizontes
Viaje. E, de preferência, para lugares ainda não conhecidos. Conhecer novas culturas nos força a assimilar novos conhecimentos, a sair do dia-a-dia de sempre. Isso abre novos caminhos e linhas de pensamento em nossa cabeça que poderão estimular novas ideias para problemas conhecidos.


Tente ao máximo se desconectar. Evite ficar plugado nas redes sociais. Deixe para contar as novidades quando voltar. Assim sua experiência será mais rica e sua cabeça estará de fato viajando.

4) Descanse
Tudo em nosso corpo se cansa quando muito exigido. Isso também vale para o nosso cérebro, essa máquina que não desliga nunca. Não dá para estimular a criatividade a todo momento. É preciso dar uma pausa nas atividades para que a renovação de baterias do cérebro nos permita analisar alternativas e novas perspectivas.

5) Não desista (Você é brasileiro(a)? Ótimo, meio caminho andado!)
Imagine que estimular a criatividade seja um processo semelhante a malhar numa academia. É preciso ter regularidade e persistência para os resultados aparecerem. E a mesma regularidade e a mesma persistência farão com que os resultados se mantenham e evoluam. Quanto mais você se educar em analisar problemas e pensar em novas soluções, mais simples e fácil será este processo. [ Seleções ]

Beijo funciona como vacina, diz especialista


A explicação é do estomatologista Silvio Boraks. Ainda não muito bem conhecida pelo grande público, a especialidade foca nos problemas relacionados à boca, dos mais simples aos extremamente complexos.

Para ele, em alguns casos o beijo funciona como uma vacina. "Quando beijam na boca, as pessoas entram em contato com micro-organismos estranhos ao seu organismo, o que provoca a formação de anticorpos. Claro, desde que estejam em bom estado de saúde, sem ferimentos na região e sejam imunocompetentes – ou seja, capazes de produzir respostas imunológicas a antígenos", conta Boraks.

Isso ocorre porque a boca tem um sistema de proteção eficiente, afinal, é a porta de entrada ao organismo humano. A saliva atua com predominância nesse sistema, através da mucina, proteína que dá viscosidade e protege a mucosa bucal; da ptialina, que inicia o processo de digestão; e das imunoglobulinas, elementos de defesa do organismo.

O caso do sapinho e do herpes é diferente. O primeiro, um fungo natural do ser humano, já está presente na flora bucal de todos. O segundo é um vírus que, em geral, se adquire ainda nos primeiros anos de vida e cerca de 85% a 90% da população mundial o possui de forma latente, ou seja, quase todo mundo é portador. "Ambos só eclodem quando há uma baixa na imunidade, e não pelo contato físico", conta o especialista.

O que não significa que sejam inofensivos. Em alguns casos, o herpes pode chegar até o cérebro se não for tratada. Já com relação ao sapinho, o problema é a desinformação. "Há uma tendência em chamar toda manchinha branca na boca de sapinho, quando na realidade pode se tratar de uma leucoplasia, lesão esbranquiçada que precede o câncer e que também não tem nada a ver com beijo", afirma Silvio.

"No final das contas, pouco se sabe da boca", diz ele, que critica a ideia de que saúde bucal é apenas "escova e pasta dental, dente e gengiva". A estomatologia busca sanar essa deficiência, e atende principalmente pessoas que se enquadram em três grandes grupos: as com doenças bucais propriamente ditas, aquelas que sofrem de problemas de saúde que causam reflexos na região e pacientes com males diversos que necessitam atenção odontológica especial, como diabéticos, cardíacos e os que passam por tratamentos com rádio ou quimioterapia, entre outros. [ Bonde ]

5 de outubro de 2015

Na reinauguração do Belin Carolo - outubro de 2015


Sexta-feira, conforme postei anteriormente, ocorreu a reinauguração do ginásio de esportes Belin Carolo. Depois de vinte anos servindo a comunidade da UTFPR, a direção da Universidade 'devolveu' o primeiro ginásio de esportes da cidade aos mourãoenses. E o fez de forma muito simpática rendendo homenagens aos idealizadores da construção, aos responsáveis pela obra e para os atletas do futsal que participaram da inauguração do ginásio em 1976 e às meninas do handebol feminino que conquistaram o título de campeãs sul-americanas em 1987 naquele majestoso ginásio.

Ainda tem muito a ser feito no Ginasião, como sempre foi chamado, mas já dá orgulho dos trabalhos já realizados na revitalização do mesmo. Belin Carolo e o JK foram construídos ao mesmo tempo para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná de 1976, o primeiro que nosso cidade sediou, e um sempre foi tratado como ÃO e o outro INHO: Ginasião e Ginasinho. 

Fiz algumas fotos com meu celular e o Google Fotos fez essas duas artes: Lá em cima do momento em que meus ídolos do futsal, campeões dos Jap´s de 1975, recebiam suas homenagens, Lá estavam o Ione Sartor, Itamar Carlão Tagliari, James Klank, Ivando "Rancho" Capato, Beline e Gilmar Fuzeto. Também estavam presentes o goleiro Guerino "Guerra" (confesso não tê-lo reconhecido. O cara tomou um elixir da juventude e está muito, muito jovem! Só soube que era ele quando o chamaram para as homenagens) e o dirigente técnico Edivaldo "Futrika" Lopes, que também participaram da partida inaugural do BC. Abaixo, uma panorâmica de momentos que antecedia a cerimônia de reinauguração. Tudo arte do Google. Ambas as imagem ampliam, é só clicar nelas.  



RoadKill Ghost Choir - "Beggars' Guild"


Roadkill Ghost Choir é uma banda norte-americana de rock alternativo de DeLand, Florida.

Cientistas criam desbloqueio de celular com a orelha




A impressão digital, reconhecimento facial e até leitura da íris são métodos de autenticação biométrica já disponíveis em alguns dispositivos mais modernos. Mas você já imaginou desbloquear seu smartphone com a orelha? Ou ainda usando o pulso ou a palma da mão?! A novidade foi recentemente anunciada por pesquisadores do Yahoo Labs; eles desenvolveram uma solução de autenticação através da impressão corporal.

A solução usa sensores capacitivos das telas sensíveis ao toque para scannear diferentes partes do corpo humano. O método substitui a senha e até mesmo as autenticações por impressão digital disponível somente em aparelhos top de linha. Já a impressão corporal pode ser incorporada em qualquer dispositivo com tela sensível ao toque; aliás, a própria tela é usada como sensor de imagem. Quando o usuário encosta a orelha na tela, a imagem é capturada e comparada com uma previamente cadastrada. A precisão é de 99,8% e a taxa de rejeição falsa é de uma em cada 13 tentativas. 

Os cientistas foram além e aprovara o uso da impressão corporal também através da imagem do pulso, da palma da mão, das falanges dos dedos e até dos próprios dedos. Além de desbloquear o aparelho, a solução pode ser aplicada para liberar o acesso a determinados aplicativos ou arquivos dentro do smartphone. 

O projeto da impressão corporal ainda está em laboratório – em fase de testes; não há prazo de lançamento comercial. Mas a ideia de proteger cada vez mais nossos dispositivos e toda nossa informação que carregamos ali é bem interessante. Já existe inclusive soluções de biometria que identificam o fluxo sanguíneo e o conjunto de veias do usuário para autenticação. Ou seja, vai ficar cada vez mais difícil de alguém fuçar no seu smartphone ou acessar documentos que você quer realmente proteger. [ Olhar Digital ]

Alimentos anti-estresse combatem a depressão e a ansiedade

Conheça algumas opções capazes de melhorar seu ânimo e vitalidade

Mulheres que são mães, donas de casa e profissionais, tudo ao mesmo tempo. Homens bem sucedidos e que praticam esportes como atletas. Crianças que além das provas, ainda possuem muitas atividades após as aulas. Adolescentes em fase de vestibular. Com essa vida corrida é inevitável sentir os efeitos da pressão. No entanto, existem maneiras de amenizar estes sintomas. Que tal aliviar o stress através da alimentação? Existem alguns alimentos que podem ajudá-lo! 

Alface 
Substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais. 

Espinafre e brócolis 
Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso. 

Peixes e frutos do mar
Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru. 

Laranja
Promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo. 

Castanha-do-Pará
Melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg. 

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B
Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6. 

Maracujá
Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares. 

Hollywood aterrissa em Jacarezinho

Na Gazeta do Povo, em 02/10/2015

Indústria cafeeira e política externa levaram a máquina do cinema dos EUA para o interior do Paraná; filme “Pão de Açúcar” é uma lenda na cidade do norte pioneiro


Praticamente todos os carros que circulavam em Jacarezinho no ano de 1964 seguiram em linha o conversível de onde a atriz americana Rhonda Flemming (estrela de filmes como o faroeste “Sem Lei e Sem Alma”, de 1957) saudava as pessoas nas janelas e calçadas.

Um avião com a atriz tinha acabado de descer na Fazenda Califórnia, grande propriedade cafeeira da região no momento mais ruidoso do verão em que a cidade do norte pioneiro virou Hollywood.

Jacarezinho foi a principal locação do filme “Pão de Açúcar” (“Instant Love”, no original), dirigido por Paul Sylbert, com o italiano Rossano Brazzi e a brasileira Odete Lara no elenco.

Reprodução

Still da produção: uma daquelas fotos que ficavam expostas nos cinemas.
A passagem da trupe hollywoodiana virou lenda na cidade como lembra o jornalista Reinaldo Bessa que, aos 9 anos, acompanhou as filmagens. “O filme parou a cidade, só se falava nele e nos ‘artistas’ que saíam na capa da [revista] ‘O Cruzeiro’”, lembra.

O filme é uma comédia romântica “água com açúcar” e conta a história de uma mulher infeliz no casamento que encontra um amor tropical.

Dois fatores trouxeram a produção para Jacarezinho segundo o advogado e historiador Celso Rossi, espécie de guardião da memória da cidade.

Ele explica que a pujança da indústria do café e a “política de boa vizinhança”. Esta foi uma ação do governo americano, após a Segunda Guerra, para estreitar relações e aumentar a influência em países da América Latina.

No caso brasileiro isso se deu, principalmente, com investimentos em música e cinema.

Decano do teatro jacarezinhense e coordenador do Conjunto Amadores do Teatro, o ator e diretor Geraldo Silva, hoje com 88 anos, foi a ponte entre a produção do filme e a cidade. “Extras, atores, figurinos... Tudo que eles precisavam pediam para mim e eu saia para arrumar”, lembra.

A sequência mais marcante do filme, uma festa junina, teve participação decisiva de Silva. “Foi minha a sugestão de incluir na cena uma dança de quadrilha. Para conseguir todos os figurantes, saí com um megafone de carro pela cidade chamando o pessoal.”

Silva conta que usou todo o cachê que a produção pagou por seus serviços para a construção do Cine Teatro Iguaçu. “Uma parte considerável do teatro foi financiada pelo filme. Para a cidade, foi um ganho inestimável, o teatro é um dos nossos orgulhos”, diz.

Em 2014, para comemorar os 50 anos da produção, o filme foi relançado em DVD nos Estados Unidos. Quando soube da notícia, o secretário de turismo de Jacarezinho, Homero Pavan Filho, escreveu para os produtores do filme que enviaram cinco cópias – elas estão hoje disponíveis nas bibliotecas da cidade.

A atriz Rhonda Fleming num intervalo
das filmagens em Jacarezinho.
Ver os artistas, ainda que de longe e por pouco tempo, bastava


Eu e meus irmãos acompanhamos a movimentação da trupe hollywoodiana em Jacarezinho na Lanchonete do Zizinho, na Rua Paraná, bem na frente da minha casa, onde a equipe fazia as refeições.

A produção de “Pão de Açúcar” parou a cidade, só se falava no filme e nos “artistas” que saíam na capa da revista “O Cruzeiro”.

Eu me lembro de uns carros “diferentes” sem capota que paravam e deles desciam mulheres com chapéu, óculos escuros, cheias de pose, acompanhadas de sujeitos que deviam ser atores ou da equipe técnica.

Toda a vizinhança saía imediatamente à calçada ou às janelas para ver os artistas do filme. E eles davam um tchauzinho e pronto.

Não tinha essa coisa de tietar, e foi muito antes da era das selfies.

A gente se contentava em vê-los, ainda que fosse por pouco tempo – e de longe.

Reprodução/Arquivo pessoal de Celso Rossi

Ingresso para a estreia do filme em Jacarezinho: “Com participação de Gente Nossa”.

2 de outubro de 2015

UTFPR "devolve" Ginásio Belin Carolo aos mourãoenses

Ginásio de Esportes Belin Carolo
Depois de muitos meses sendo revitalizado, o ginásio de esportes Belin Carolo será reinaugurado nesta data e entregue à comunidade mourãoense.. 

Seleção de Futsal de Campo Mourão - Jogos Abertos do Paraná - 1976
Seu Schen, o primeiro à direita, ao lado dos
velhos amigos Darcy Deitos e José Richa
O primeiro ginásio de esportes de nossa cidade, um dos mais belos do mundo, foi construído em pouco mais de um ano para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s), que Campo Mourão sediou pela primeira vez em 1976. 

Tive a oportunidade de acompanhar toda a fase da construção -- meu falecido sogro, Alcyr Costa Schen, era o então secretário de esportes mourãoense. Seu Schen era um apaixonado por esportes e colaborou bastante para construção de um dos mais belos ginásios de esportes do mundo.

Doutor Renato com alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão em 1976. A seta aponta para o cabeludo 'Eu'  
O Ginasião, como sempre foi chamado, foi construído graças à coragem e arrojo do então prefeito, Renato Fernandes Silva. Saibam que em dinheiro atual ele custou expressivos R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) e foi realizado com recursos próprios do município e o doutor Renato não deixou um centavo de dívida para a administração seguinte. Que diferença dos dias de hoje, quando até para tapar buracos recorrem a financiamentos!!!

Seleção de Campo Mourão, vice campeã dos Jap's de 1987
Já contei aqui, por várias vezes, das inúmeras competições que disputei no Belin Carolo, principalmente da dura, e até hoje difícil de digerir, derrota na final dos Jap´s de 1987, quando defendia o futsal mourãoense e perdemos, com o ginásio de esportes abarrotado de torcedores, para Palotina por um a zero. A pior derrota que sofri em mais de quinze anos jogando por nossa cidade.

Em 1987, amistoso da Seleção Brasileira com a Mourãoense
O evento de hoje terá homenagens, apresentações culturais e um amistoso entre o Campo Mourão Basquete e o Botafogo, do Rio de Janeiro, mas o que considero principal é que o atual diretor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão, professor Heron Oliveira dos Santos Lima quer ver a comunidade mourãoense, esportiva e cultural, de volta ao Belin Carolo. 

1- João Teodoro de Oliveira Sobrinho, 2- Jintaro Ikeda, 3- Rubens Bueno, 4- José Richa (in memorian), 5- Tauillo Tezelli, 6- Márcio Nunes e 7- Ricardo Calderari.
Em meados dos anos 1990, o então prefeito Rubens Bueno doou aquela área para a UTFPR, na época CEFET. Ação essa que, para mim, transformou a cidade. A chegada dos estudantes na cidade fez com que deixássemos de depender única e exclusivamente da agricultura. Rubens, inclusive, foi muito criticado por tal atitude. Eu mesmo demorei para entender o benefício, num todo, da doação.

Campo Mourão, campeão sulamericano de handebol feminino - 1987



Por alguns anos, já durante a gestão Tauillo Tezelli, a administração mourãoense cedeu e arcou com os salários de alguns servidores para viabilizar e consolidar a universidade na cidade.


Subir na colossal estrutura do ginásio virou diversão para nós 

Saiba um pouco mais sobre o ginásio Belin Carolo no vídeo abaixo da TTV: