7 de agosto de 2015

Caxinha, Teco e Tarciso, um trio que botava medo em qualquer defesa...

Foto de começo dos anos oitenta, mostra três artilheiros consagrados que já desfilaram sua categoria pelos campos do Clube dos Trinta: meu pai, Irineu Ferreira Lima, o Caxinha, Antero Gonçalves, o Seu Teco, e Tarciso Sartor, todos eles sócios fundadores do clube e pioneiros mourãoenses.

Meu pai curte merecida aposentadoria, do trabalho e do futebol, mas continua forte e firme como sempre.

Seu Teco, pai do Birinha, do Lito e do Richardson, faleceu em 2009. No futebol ou no Truco ele era companhia das mais agradáveis e divertidas.

Seu Tarciso, sofredor torcedor do colorado gaúcho, é parceirão nas partidas de Truco em Seis semanalmente lá nos Trinta. Dois dos genros deles, Carlinhos Kloster e João Carlos Fiorese, também frequentam o clube, mas não com a mesma categoria futebolística (vou ganhar um cerveja do Tarciso e levar uns cascudos dos genros).

Irineu Ferreira Lima, Antero "Teco" Gonçalves (sempre na memória) e Tarciso Sartor - Clube dos Trinta - C. Mourão/PR

Gary Moore " Parisienne Walkways"


Robert William Gary Moore (1952 — 2011), mais conhecido pelo nome artístico de Gary Moore, foi um conceituado guitarrista de blues e hard rock nascido em Belfast, Irlanda do Norte.

Parisienne Walkways é uma composição de Gary Moore que alcançou o oitavo lugar na lista das músicas mais tocadas em 1979 no Reino Unido. É faixa do álbum Back on the Streets. Moore foi guitarrista do Thin Lizzy

Separados no Nascimento: Marcelo "Filezinho e Curly

Cada vez mais divertido e 'gordito', Marcelo Vitor Picarelli Alves está cada vez mais parecido com o pateta Curly.

No Clube dos Trinta, Marcelo é mais conhecido como Filézinho, que tem o significado que ganhar uma cervejinha dele, seja no Truco ou no Futebol, é mole demais. 



Curly Howard, nascido Jerome Lester Horwitz (Nova Iorque, 22/10/1903 — São Gabriel, 18/01/1952), foi um dos membros do grupo comediante Os Três Patetas, junto com seus irmãos mais velhos Moe Howard e Shemp Howard, e o ator Larry Fine.

Os Três Patetas

Os filmes mais pirateados da semana

Belas e Perseguidas (Hot Pursuit)
O site TorrentFreak divulgou sua lista com os filmes mais pirateados da semana.

1) Belas e Perseguidas (Hot Pursuit)



2) Velozes e Furiosos 7 (Furious 7)



3) Insurgente (Insurgent)



4) Minions



5) Jurassic World - Mundo dos Dinossauros (Jurassic World)



6) Exterminador do Futuro 5 - Genisis (Terminator Genisys)



7) Missão Impossível - Nação Secreta (Mission: Impossible – Rogue Nation)



8) Ted 2



9) Cada Um na Sua Casa (Home)



10) Uma Longa Jornada (The Longest Ride)

Show do 'papagaio capoerista'


Me parece ser um Agapornis, que são aves barulhentas e ativas em liberdade e cativeiro, e dadas a demonstrações de afeto para com membros da sua espécie e donos humanos.


5 de agosto de 2015

Vanderley "Carijó" Tagliari, pé de chumbo

Nesta edição - texto publicado originalmente no semanário Entre Rios, em julho de 2005, narro uma divertida passagem, cujo protagonista principal é o Vanderley Tagliari (Carijó), de quem tenho ótimas recordações – ele sempre foi um dos meus maiores incentivadores. 


Seu Itachir (in memorian), dona Iris
e Vanderley (in memorian)
Meados dos anos setenta. A Associação Tagliari participava de torneios de futsal em todo o Paraná, sempre como atração principal, pelo bom futebol de salão (futsal), conquistas e, principalmente, pela disciplina de seus atletas, exigência maior da família Tagliari a todos que participavam da equipe.

Pela primeira vez, com dezesseis anos, eu jogaria pela equipe adulta participando de um torneio em Jandaia do Sul. Nosso jogo estava programado para as 19 horas. Para evitar contratempo na estrada saímos de Campo Mourão às 16 horas, já que o trânsito daqui até Maringá e, principalmente, de Maringá até Jandaia era muito perigoso e complicado. Sempre em pista simples, passava por ali todo o trafego que ligava o Norte do Estado à capital e ao porto de Paranaguá.  

Lanchamos na estrada e chegamos a Jandaia do Sul com meia hora de antecedência ao horário do nosso jogo. Mas, para desespero do Itamar, que era o treinador e também jogador, esquecemos o uniforme na casa dele. Depois de pedir uma ligação para Campo Mourão – era preciso solicitar, via telefonista, as ligações interurbanas e, às vezes, elas demoravam ou até mesmo não se concretizavam-, Itamar, conseguiu falar em casa e pediu para o mano Vanderley levar o uniforme e também o Romeuzinho, hoje proprietário da Casablanca Vídeo, que não pode ir conosco por causa de seu horário de trabalho como bancário. Itamar frisou bem para o Carijó que não precisa muita pressa porque nosso jogo tinha sido mudado para o terceiro jogo da noite e, portanto, teria tempo suficiente para ele chegar até lá. 

Vanderley cumpriu em parte o trato com o Itamar. Uniforme chegou completo e dentro do horário, ou melhor dizendo, antes do horário. Chegou antes de terminar o primeiro jogo. Quem chegou sem condições nenhuma de jogar foi o Romeuzinho, que repetia sem parar: nunca mais viajo com o Vanderley... 
Carlão, Luizinho, Vanderley (in memorian) e Itamar Tagliari
Fazer o trajeto de Campo Mourão a Jandaia em 45 minutos, nos dias de hoje, mesmo com as pistas duplas e seguras, é praticamente impossível, naquela época então! 

Naquela noite, jogamos, vencemos e ainda contamos com o apoio do entusiasmado Vanderley e de toda a torcida jandaiense.


Certo dia, o saudoso advogado Rubens Sartori me disse que exagerei ao afirmar que o Carijó tinha feito Campo Mourão - Jandaia em apenas 45 minutos. Respondi: É por que você nunca viajou com ele e nem sabe da potência dos 'dojão' (Dodge Charger) dos Tagliari. Fiquei com a impressão que ele acabou concordando. 

Dodge Charger RT (foto ilustração)
Vanderley faleceu muito novo, aos 59 anos, em 2006, depois de lutar contra um câncer, deixando de luto familiares e amigos. Saudades! 

Style Concil - "You're The Best Thing"

O Style Council foi formado pelo ex-vocalista e guitarrista do The Jam, Paul Weller e o tecladista Mick Talbot em 1983. Esta formação se expandiu para incluir o baterista Steve White e a vocalista Dee C. Lee.


Paul Weller causou grande polêmica quando resolveu acabar com a banda The Jam, em 1983, no auge do sucesso, para formar um grupo com um som mais pop.

O Style Council se separou em 1989. Paul, então, iniciou uma bem-sucedida carreira solo, enquanto Mick Talbot e Steve White se juntaram e continuaram a gravar sob o nome Talbot/White.

Gifs animados para um dia de preguiça




Brasil x Argentina: os fazendeiros


Chaplin na guerra


Peter Fell, genro meu, enviou divertido vídeo com o gênio Charles Chaplin.


4 de agosto de 2015

Fertimourão Futsal - 1985

Foto  mostra uma formação da Fertimourão Futsal que participou dos Jogos Abertos de Campo Mourão, realizado em 1985.

A Fertimourão, por anos, foi uma das empresas que mais investiu no esporte em nossa cidade, nas mais diversas modalidades. No futsal, chegou entre os quatro melhores do Estado em mais de uma edição da Chave Ouro, a primeira divisão paranaense e serviu de base para a seleção mourãoense que conquistou os Jogos Abertos do Paraná de 1988, realizado em Guarapuava (numa época que o Jap's tinha a mesma importância da Chave Ouro. Atualmente é uma competição desprezada pelas principais equipes do Paraná).

Jogos Abertos de Campo Mourão era uma competição poliesportiva que contava com a participação de clubes e empresa da cidade.

Bolivar era um agrônomo de Nova Esperança (PR) que trabalhou por aqui por um tempo e defendeu as cores da Fertimourão. Jogava muito o danado! Perdi o contato com ele... 

Marcão Koch é o próprio, genro do seu Delordes Daleffe, que 'mandava' muito bem como goleiro. Pensam que ele só sabe jogar tênis de campo?

Os demais são figurinhas carimbada do esporte mourãoense e sabemos quem são.  


Fertimourão Futsal - 1985
em pé (da esq. para a direita): Edivaldo "Futrika" Lopes, Carlão Tagliari, Marcão Koch, Marcelo Silveira e Bolivar
agachados: Regys Panceri com o pai, David Cardoso, Tião Mauro, João Carlos "Tiguera" Marques e Ele, Antonio "Santo Antônio" Ferreira  

Andreas Vollenweider - "Stella"

Andreas Vollenweider (nascido em 04 de outubro de 1953) é um harpista suíço que toca uma harpa eletroacústica projetada pelo próprio músico.


Stella é faixa do álbum The Storyteller, de 2005

16 frases que todo mundo já usou para dar um perdido

“Quase 100% de certeza que eu vou”. E o pior é que as vezes é verdade.

1. “Só vou dar uma cochilada e encontro vocês depois”.
Corte seco para dia seguinte e você tendo que pedir desculpas pra doze amigos que marcou alguma coisa.

2. “Demorei para responder porque estava dirigindo”.
“Fiz uma viagem de carro pelo Brasil de carro, sabe?”

3. “Quase 100% de certeza que eu vou”.
Não concorda que não faz sentido e se fosse quase 100% você diria sim e pronto?

4. “Sorry, acabei dormindo”.
E quando você vai ver nego tá curtindo foto no Facebook.

5. “Desculpa, tava no banho”.
Quem nunca tomou um banho eterno que atire a primeira pedra.

6. “Quem vai?”
O clássico ninguém que interessa se não eu já teria dito sim.

7. “Vou ver aqui e te falo”.
“Consultando minha agenda imaginária”.

8. “Já tô saindo de casa”.
Lembrando que o tempo é relativo e o tô saindo pode demorar entre 5 minutos e 5 horas.

9. “Chego em cinco minutos.”
Sempre cagado.

10. “Fiquei preso no maior trânsito da história”.
Dica: se está o maior trânsito da história todo mundo pegou, então pelo menos crie situações especificar de trafego intenso localizado.

11. “Meu ônibus/trem/metrô demorou horrores pra passar”.
O f... é que esse é verdade 90% das vezes o que faz com que pareça mentira sempre de tanto que você fala.

12. “Desculpa, tava em uma reunião”.
Essa é ótima porque pode ser usada para ausências de 15 minutos ou 15 horas.

13. “Qualquer coisa te aviso”.
Se avisar mesmo ganha um Nobel.

14. “Nossa, juro que não tocou”.
Valido para apenas uma chamada, depois de cinco ligações é truque.

15. “O despertador não tocou.”
Às vezes pode até ser, mas se foi o caso você vai passar uns bons minutos tentando lembrar se foi você que não ouviu.

16. “Não recebi seu e-mail”.
Gente, sério! em 2015 não dá pra usar mais essa.

Aviões abandonados da Segunda Guerra Mundial transformam vida do Oceano


No fundo do mar se encontram santuários incríveis e inesperados para a vida do oceano que já foram utilizados como aviões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. O fotógrafo Brandi Mueller mergulhou para documentar esses habitats subaquáticos, incomuns.


Localizado perto das Ilhas Marshall, este "cemitério de aeronaves" é o lar de mais de 150 aviões de guerra intactos, incluindo corsários de F4U, Douglas SBD Dauntless, bombardeiros de mergulho Wildcats F4F, e B-25 Mitchells.


Então, como é que estas aeronaves foram parar no fundo do oceano ? Não é porque eles foram danificadas em combate, mas sim, por causa de problemas logísticos. Os aviões estavam em perfeitas condições, mas teria um custo maior para transportá-lo de volta para os Estados Unidos do que para submergir-los abaixo do mar.



Depois de estar debaixo d'água por 70 anos, os aviões se deterioraram e tornaram-se um lugar para a bela e vibrante vida do oceano. Suas superfícies metálicas se transformaram em estátuas vivas coloridas e são apresentadas nas fotografias de Mueller com cardumes de peixes, algas, corais e reivindicando as aeronaves feitas pelo homem, habitando dentro de suas fendas.


Para o fotógrafo, é uma experiência surreal encontrar esses planos outrora imaculadas. "Mergulho em naufrágios parece normal", diz Mueller ao Daily Mail, "você espera para navios afundaram. Mas vendo aviões subaquáticos é estranho, os aviões não pertencem na água, eles pertencem ao céu, por isso se sente estranho por mergulhar neles. " [ Marte é Para os Fracos ]

Seis benefícios que a amamentação oferece para as mulheres

O aleitamento materno é um assunto tão importante que merece destaque em qualquer tempo. No entanto, para desmistificar informações equivocadas sobre o tema e estimular a amamentação, em agosto muitos países realizam atividades especiais na Semana Mundial do Aleitamento Materno (de 1 a 8 de agosto). 

A amamentação é fundamental para todos os recém-nascidos, fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê, a sua alimentação deve ser feita exclusivamente com o leite materno até os seis meses e continuar, se possível, até os dois anos.

Muito se fala nos benefícios da amamentação para os bebês, mas segundo a pediatra Danielli Serra, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, o ato tem muito a oferecer também à mulher. Veja os benefícios listados pela médica para reportagem do Bonde:

Hormônio do amor - A sucção do leite é muito importante, ela estimula a produção da ocitocina hormônio que leva a contração uterina e com isso o menor risco de sangramentos e, consequentemente, menor risco de anemia materna, ajudando também a volta do útero para o tamanho normal. Além disso, ele é conhecido como hormônio do amor porque diminui a ansiedade, relaxa, acalma e faz com que a ligação entre a mãe e o bebê se fortaleça.

Valorização feminina - O vinculo materno se cria no toque da pele do bebê com a mãe. Ele causa uma sensação de bem-estar, realização e importância na mulher.

Saúde e beleza - Nos casos de diabetes gestacional, há estudos em que comprovam que o risco das mulheres desenvolverem diabetes após a gestação diminui quando estão amamentando, pois isso restaura a tolerância do corpo a insulina. E é claro que a amamentação consome calorias, o que também ajuda na perda de peso.

Bom para memória - Pesquisas também apontam que a amamentação reduz a probabilidade do mal de Alzheimer, pois normaliza a tolerância à insulina, e há indícios de que a resistência das células cerebrais à insulina pode ser uma das causas dessa doença.

Reprodução
Reprodução


Saúde prolongada - Amamentar por mais de um ano, reduz as chances de doenças cardiovasculares após a menopausa. Especialistas dizem que a amamentação diminui em 3% ou 4% as chances de desenvolver câncer de mama e ovário, pois causa alterações na menstruação e diminui a exposição da mulher ao estrógeno.

Contraceptivo - Quando o bebê suga o leito do peito materno faz com que aumente os níveis de prolactina, hormônio responsável pela produção do leite que também inibe a ovulação e diminui a chance de engravidar enquanto a mulher amamenta. Vale lembrar que algumas mulheres podem voltar a ovular mesmo no período da amamentação, quando o ciclo menstrual está bloqueado devido à supressão dos hormônios. Para que funcione como anticoncepcional é necessário que a amamentação seja exclusiva, com mamadas muito frequentes, em curtos intervalos entre uma e outra.

Todos esses benefícios podem ser facilmente atingidos quando se tem o cuidado necessário para manter a sua saúde e também a do seu bebê, a pediatra ressalta que os cuidados com o seio materno são importantes para evitar inflamações locais e até fissuras com sangramentos. Confira algumas dicas de Danielli para se prevenir de problemas que podem prejudicar a amamentação:
  • Antes do nascimento e mesmo depois que começar a amamentar, lave a mama com uma bucha macia, sem esfregar, massageando. Isso ajuda a diminuir a sensibilidade local; 
  • Sempre que possível exponha os seios ao sol por 15 minutos antes das 10h e após as 16h;Lembrar sempre que a "boa pega" do bebê diminui as chance de "empedrar" o leite pelo esvaziamento da mama e diminui o risco de fissuras dos mamilos;
  • Passe uma gota do seu próprio leite no mamilo e espere secar após as mamadas e apos o banho, isso ajuda a evitar as rachaduras;
  • Deixar que o bebê solte a mama espontaneamente, não puxe;
  • Lembre-se de manter seus mamilos secos.

3 de agosto de 2015

Sérgio Luiz Panceri - 1934 * 2015


Nesse domingo, faleceu seu Sérgio Panceri, que conheci pessoalmente há poucos anos, quando ele passou a frequentar o Clube 10 de Outubro para umas partidinhas de Tranca. 

Sérgio Panceri e
Alcyr Costa Schen 
Companhia das mais agradáveis, seu Sérgio se enturmou muito rapidamente conosco, quase todos de uma geração mais nova que a dele, e se divertia muito com as criancices brincadeiras do Marcelo Silveira.

Pioneiros mourãoenses, ele e meu sogro, Alcyr Costa Schen, também já falecido, jogaram juntos em um time de futebol da cidade, como mostra a foto ao lado, dos anos 1960. Seu Sérgio gostava muito de futebol e fazia questão de contar seus tempos em sua cidade natal, Caxias do Sul, e sua passagem pelos juvenis do Juventude.  

Em sua Coluna, Ely Rodrigues contou, em poucos linhas, como foi a vida do avô do Regys e como ele colaborou na construção de nossa cidade. Confira:
  
Sérgio Luiz Panceri nasceu em Caxias do Sul no dia 30 de abril de 1934.

Estava em Campo Mourão desde 1956, onde chegou para trabalhar como contador das empresas da família Casali. 

Em maio de 1961 participou como sócio na fundação da Ferragem Casali. Em 1967, por iniciativa de Aldo Casali, o grupo fundou a Pedreira Santa Maria, mais tarde Casali e Cia Ltda.

Como agricultor, chegou a vice presidência da Coamo em 1975, onde permaneceu por mais de 30 anos. 

Kaya Stewart - "In Love With A Boy"


Kaya Stewart é uma cantora de apenas 16 anos, nascida em Londres, que começa a se destacar nas paradas. Ela é filha de David A. Stewart, do The Eurythmics.

Earl faz sucesso como o cão mais mal humorado da net


A imagem se tornou viral nos EUA, e vem aos poucos, tomando conta do mundo todo. Earl tem 5 meses de idade e é totalmente saudável, como qualquer outro cachorro domestico. Seu dono, Derek Bloomfield disse que essa expressão de mal humor se deve ao fato de uma genética na boca do cachorro que com o tempo deverá passar.

Passando ou não, Earl não deixa de ser bonito e essa cara de zangado. [ Momento Curioso ]



Apps para chamadas de voz ganham força; economize na conta do celular


Cada vez mais dados e menos voz: este é o futuro da comunicação móvel. Nos Estados Unidos, só no ano passado, enquanto o tráfego de internet móvel cresceu 26%, o total de minutos de voz falados caiu 6%. Na América Latina – inclusive no Brasil – o cenário se repete: uma previsão da consultoria Pyramid Research aponta que o tráfego de dados deve crescer, em média, 10% ao ano entre 2015 e 2020, quando responderá por 60% do faturamento do setor.  

Uma das principais razões que contribui para esta nova realidade são os aplicativos “over-the-top”; são aqueles apps que permitem troca de mensagens e até chamadas em vídeo ou VOIP – a voz em forma de dados. Na medida que se tornam mais populares, esses serviços impactam diretamente o consumo de minutos de voz das operadoras. E pra te ajudar a escapar dos caros minutos oferecidos pelas operadoras, separamos os principais aplicativos que oferecem chamadas de voz digital.  

Vale lembrar, se você estiver conectado em uma rede Wi-Fi, a chamada – mesmo que internacional – é totalmente gratuita. Agora se você estiver usando sua rede 3G ou 4G, a chamada vai consumir alguns bytes do seu plano de dados; ainda assim, provavelmente vai sair bem menos do que custa uma ligação normal.

Na área de mensagens do Facebook é possível fazer chamadas clicando no ícone de telefone que fica na parte superior direita dentro do Messenger. Ao clicar, você escolhe para quem quer ligar, define se vai fazer uma chamada de voz ou vídeo e pronto.

O WhatsApp também tem um sistema de ligações bem parecido com o do Messenger. Acima da janela de conversa, ao lado da foto do contato, fica um ícone de telefone. Quando o usuário toca ali o app faz uma chamada para aquela pessoa. Simples assim…e funciona muito bem; nós já experimentamos…

No Viber a opção surge logo na lista de contatos: ao lado de cada nome aparece o ícone de telefone. Ao abrir a janela de um contato, o usuário também vê, em destaque, a opção "chamada gratuita". O aplicativo também conta com uma opção que permite fazer ligações a telefones convencionais através do Viber Out. Para isso, é preciso adicionar créditos, mas as taxas são mais baixas do que aquelas cobradas pelas operadoras. Ligações para celular custa 60 centavos o minuto e, para fixo, sete centavos o minuto; se a ligação for para os Estados Unidos, chamadas para fixo ou móvel custam apenas seis centavos o minuto.

Um dos serviços que mais ajudaram a popularizar o conceito de ligações pela internet foi o Skype. No aplicativo, basta tocar no contato desejado e, lá na parte de baixo, é possível encontrar o ícone de telefone. Na tela principal, também na parte de baixo, há um ícone de teclado. Ali o usuário pode digitar um número convencional para chamadas para telefones fixos e móveis. A exemplo do Viber, é preciso comprar créditos, mas as taxas também são bem mais atraentes que as das operadoras. Para ligações no Brasil, paga-se sete centavos o minuto para fixo e 34 centavos para móvel - para os Estados Unidos sai tudo por cinco centavos o minuto. No Skype é possível adquirir pacotes de 60, 120, 400 ou até mil minutos por mês, especificamente para chamadas fixas ou móveis. Existe até um pacote que permite fazer ligações ilimitadas para fixos no mundo todo por 26 reais por mês.

Para fechar nossa lista, outro app que vem se destacando com boa qualidade de chamadas é o IMO; independente do dispositivo, o aplicativo permite trocar mensagens e também fazer chamadas em voz ou vídeo para amigos e familiares. O funcionamento é bastante similar: escolheu o contato, ícone do telefone, clicou, ligou.

Se você normalmente tem uma conexão Wi-Fi por perto, todas essas chamadas saem totalmente sem nenhum custo – melhor impossível. Usando 3G ou 4G, uma ligação por VOIP consome entre 500 kilobytes e, no pior dos casos, 1 megabyte por minuto. Sabendo a franquia do seu plano e quanto você paga por ele – especificamente a parte de dados – é possível calcular quanto custa o megabyte por minuto. A conta é simples; experimente. Pode ter certeza que vai ser mais barato do que qualquer chamada de voz. [ Olhar Digital ]