6 de fevereiro de 2015

Associação Tagliari na Taça Brasil de Clubes Campeões - 1980 no Rio Grande do Norte

Disputei a primeira Taça Brasil de Clubes Campeões em 1980, na cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Infelizmente não passamos da primeira fase numa chave que classificou o Álvares Cabral do Espírito Santo e contava ainda com uma equipe da Bahia e outra da Paraíba.

Carlão Tagliari com a esposa Lori e a filha Carla
Perdemos, mas aprendemos muita coisa que acabaria nos auxiliando na conquista do bicampeonato paranaense naquele mesmo ano e na ótima classificação na Taça Brasil do ano seguinte, quando acabamos entre os seis primeiros colocados do país.

O que mais aprendi, nessa minha estréia em eventos nacionais, não foi dentro da quadra e sim fora dela.      

Lisliane, Marilda (in memorian) e Itamar Tagliari
Como chegamos com alguns dias de antecedência, acabamos conhecendo bem a pequena e simpática Currais Novos, onde éramos a atração principal por sermos do sul do país. Numa pequena lanchonete nos deliciávamos com água de coco e um saboroso doce de leite caseiro. Era sagrado, após as refeições e os treinos  lá estávamos nós, sempre puxados pelos irmãos Carlão e Itamar Tagliari, tão amantes de doce como eu.

Na estréia, o Itamar machucou o joelho, impossibilitando-o de andar. De volta ao hotel, jantamos e nos preparamos para ir saborear as delicias da lanchonete, para afogar as dores da derrota contra os capixabas, quando o Itamar pede para o Carlão trazer uma água de coco e um doce de leite porque ele ficaria se tratando no hotel. O marido da Lori Pasinato não aceita de forma alguma e insiste para que ele nos acompanhe. Com muita dor, o pai da Lisliaine, diz que é melhor descansar. O enorme joelho, inchado como nunca tinha visto, para mim era argumento suficiente para deixá-lo sozinho, mas não para o Carlão, que o carregou no colo na ida na volta da lanchonete para nosso espanto e de todos que passavam.

Sempre que conto esta passagem, brinco que se fosse comigo, além de não ter força para carregar nenhum dos meus irmãos, ainda seria capaz de esquecer de comprar as guloseimas para eles. Lógico que é apenas brincadeira. Amo meus irmãos, assim como os Tagliari se amam!

Tenho enorme respeito e admiração por todos daquela família, da mesma forma que demonstra meu pai quando conta alguma coisa do seu Itachir Tagliari e sua família. 

Associação Tagliari  
Taça Brasil de Clubes Campeões - Currais Novos (RN) - 1980
da esq. para a direita: Gilmar Fuzeto, Zé Luiz (Pancho), Beline Fuzeto, Carlão Tagliari, Álvaro "Careca", Luizinho F. Lima e Paulinho

Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em outubro de 2005.

Sam Smith e Mary J. Blige - "Stay With Me"

Samuel Frederick "Sam" Smith (Bishop's Stortford, 19/05/1992) é um cantor e compositor britânico. Ficou conhecido por Stay With Me que ficou entre os Hot 100 da Billboard.


Mary Jane Blige (Bronx, Nova Iorque, 11/01/971) é uma cantora, compositora e produtora musical norte-americana de R&B, soul e hip hop. Considerada a Rainha do Hip-Hop soul, é um dos maiores e mais respeitados nomes da música Norte Americana.

Casablanca Videolocadora: 10 filmes que você não pode deixar de assistir

007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO (1962)


WALL STREET - PODER E COBIÇA (1987)


O ÓDIO (1995)


NO CALOR DA NOITE (1967)


VALE TUDO (1977)


O PODEROSO CHEFÃO (1972)


OS CAÇA-FANTASMAS (1984)


TUBARÃO (1975)


CHINATOWN (1974)


ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (1979)



100 Melhores cervejas do Mundo em 2014, segundo RateBeer


Escolher a melhor cerveja dentre os milhares de rótulos que circulam por aí é uma tarefa árdua, para não dizer ingrata. Mas, como alguém tem que fazer este serviço sujo, o RateBeer, um dos maiores sites de avaliação de cervejas do mundo, montou sua tradicional lista com as 100 melhores cervejas do mundo em 2014.

O critério para seleção são as notas dadas pelos usuários no próprio site, avaliando os rótulos. Na seleção, que não tem ordem de colocação, conta com cervejas americanas, canadenses, holandesas, belgas, inglesas e dinamarquesas. Algumas você pode encontrar por aqui.

Apesar de nenhum rótulo brasileiro estar na seleção, a melhor cerveja nacional no ranking foi a Invicta 1000 IBU, em uma divisão por melhor de cada país. Confira a seleção completa.



















Cães entendem as palavras ditas a eles, diz estudo

Uma nova pesquisa traz evidências de que os cachorros entendem o que é dito, e não apenas a entonação do dono, na hora de responder a comandos

Estudo indica que o melhor amigo do homem é capaz de processar a fala humana de forma mais sofisticada do que se imaginava (Thinkstock/VEJA)

Cachorros são capazes de responder a diversos comandos feitos por seus donos, mas estes muitas vezes se perguntam se eles entendem o que é dito ou apenas a entonação ou alguma “dica” do que foi falado, respondendo de forma automática. Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira oferece as primeiras respostas para essa questão e indica que o melhor amigo do homem é capaz de processar a fala humana de forma mais sofisticada do que se imaginava.

Resultado: Os pesquisadores mostraram que as palavras que são ditas influenciam a capacidade do cão entender ou não um comando, e não apenas a forma como são ditas
O estudo, publicado no periódico Current Biology, traz evidências de que os cães são capazes de entender tanto componentes subjetivos da fala, como a entonação e o teor emocional, quando as palavras propriamente ditas.  

“Apesar de não podermos dizer quanto ou de que forma os cães entendem informações da fala humana, podemos afirmar que os cães reagem tanto a informações verbais quanto a elementos relacionados à pessoa que fala e que esses componentes parecem ser processados em regiões distintas do cérebro deles”, afirma Victoria Ratcliffe, da Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, e uma das autoras do estudo.

A pesquisa mostrou ainda que os cães processam a fala humana em um hemisfério do cérebro, e as informações adicionais no outro. Estudos anteriores já haviam mostrado essa tendência quando eles processam informações sonoras emitidas por outros cães.

Observando as reações — Para realizar o teste, os pesquisadores reproduziram uma série de comandos diferentes para os cães, e observaram suas reações. Nesses sons, eles misturaram as variáveis do sentido da fala e as informações adicionais, criando palavras com sentido e sem entonação alguma, palavras sem sentido e sem entonação, com sentido e com entonação e assim em diante. 

Os sons foram emitidos a partir de ambos os lados do animal, para que cada ouvido recebesse o estímulo ao mesmo tempo e com a mesma amplitude, e os pesquisadores observavam para que lado os cães viravam a cabeça após escutar cada comando. “O conteúdo que chega a cada ouvido é transmitido principalmente ao hemisfério oposto do cérebro. Se um hemisfério é mais especializado em processar certas informações do som, esses dados devem vir da orelha oposta”, explica Victoria.

Assim, quando o cachorro se virava para a esquerda, indicava que a informação no som reproduzido foi captada mais proeminentemente pela orelha esquerda, o que sugere que o hemisfério direito é mais especializado em processar esse tipo de informação.

“Se nós temos um comando ao qual eles estão acostumados a responder, é familiar para eles, eles reagem de uma forma. Mas se nós misturamos as sílabas, formando algo que soa similar mas não tem sentido, o comando perde o sentido para eles também e eles reagem de forma diferente”, explica Victoria.

Quando eram apresentados comandos falados familiares, os cães mostraram uma tendência de processar principalmente no hemisfério esquerdo (ou seja, se viravam para a direita), porém quando a entonação e outras características da fala eram mais exageradas, era o hemisfério direito que agia principalmente.

“Isso sugere que o processamento dos componentes da fala no cérebro do cachorro é dividido entre os dois hemisférios de forma muito similar ao que acontece no cérebro humano”, afirma David Reby, coautor do estudo e pesquisador da Universidade de Sussex.

Os pesquisadores ressaltam que essa descoberta não significa que os cães entendem tudo o que os humanos dizem ou que eles possuem uma habilidade em linguagem semelhante à do homem, mas, de acordo com Victoria, os resultados confirmam a teoria de que esses animais prestam atenção “não apenas em quem somos e como dizemos as coisas, mas também no que dizemos”.

Seis motivos pelos quais seu cachorro é mais inteligente do que você imagina

Entende a linguagem corporal humana
Qualquer dono de cachorro sabe que o bicho é perfeitamente capaz de compreender gestos e olhares, como a indicação de um local para o qual apontamos ou um olhar de reprovação. O que poucos sabem, porém, é que essa habilidade de compreensão da nossa linguagem corporal é extremamente rara entre os animais — nem mesmo os chimpanzés podem interpretar tão bem nossos gestos quanto os cachorros.

Pode aprender palavras
Além de entender nossos gestos e olhares, cães também podem ser treinados para aprender palavras e seus significados. Certa vez, uma pesquisadora da Alemanha descobriu que seu cachorro aprendeu os significados de dezenas de novas palavras por meio de um processo de dedução lógica igual ao que crianças usam para descobrir nomes de objetos desconhecidos. Em outro experimento, um professor de psicologia conseguiu fazer com que sua cadela aprendesse o nome de 1 000 objetos.

Consegue se comunicar com as pessoas
Os cachorros podem não falar, mas nem por isso são incapazes de se comunicar com os humanos. Assim como o choro de um recém-nascido pode ter vários significados, os cães usam diferentes tipos de latidos e rosnados para se expressar e ser compreendido pelos humanos — pesquisas mostram que os latidos representam apenas 3% das vocalizações dos lobos, provando que o hábito de latir é mesmo um recurso decorrente da domesticação. Outros estudos indicam ainda que a maioria dos donos parece entender os significados dos diversos latidos de seus cachorros.

Faz e valoriza amizades
Ao contrário do que acontece em outros grupos de animais, os líderes das matilhas não são um casal reprodutor dominante, mas sim os cães que têm mais amigos. Quanto maior a "rede de contatos" de um cachorro, maiores são as chances de que os outros o considerem um líder e o siga aonde ele for.

Sente empatia
Existem fortes indícios de que o sentimento de empatia, ou seja, de se sentir mal ao ver alguém sofrendo e ficar feliz quando alguém sorri, está presente nos cães. Em 50% dos casos de briga entre dois cachorros, um terceiro elemento que não estava envolvido na luta se aproxima do perdedor. A aproximação aconteceu mesmo nos casos em que esse terceiro elemento não tinha visto o embate. Isso significa que os cães reagem ao comportamento do companheiro de espécie que indica a derrota. 

É capaz de enganar o dono
A inteligência dos cachorros também tem seu lado negativo. Um estudo realizado na Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que os cães sabem quando estão ou não sendo observados pelo dono e se comportam de formas diferentes de acordo com isso. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os animais desobedecem mais ordens quando os donos não estão no mesmo ambiente que eles ou estão distraídos por alguma outra atividade, como ler ou ver TV. 

CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Orienting Asymmetries in Dogs’ Responses to Different Communicatory Components of Human Speech

Onde foi divulgada: periódico Current Biology

Quem fez: Victoria F. Ratcliffe e David Reby

Instituição: Universidade da Sussex, Inglaterra

[ VEJA ]

5 de fevereiro de 2015

Amigos Palmeirenses da Arcam no Allianz Parque, em São Paulo

Olha só que legal essa foto que mostra os Amigos Palmeirenses da Arcam, a Associação dos Funcionários da Coamo, que estiveram presentes na estreia do Palmeiras no Paulistão 2015 no último sábado, dia 31.

Ilivaldo Duarte, meu afilhado, registrou o momento e contou que o estádio ficou bonito demais e que valeu a pena a viagem com os amigos. O maridão da Rosângela contou também que só pela emoção que o filhão Ricardo, atleta do Campo Mourão Basquete, sentiu ao entrar na Arena já teria valido a viagem e os 120 reais que cada um deles pagou para ver o time do coração.

Olhando bem a foto percebi que até o Altevir Gafuri foi com eles. Um picolé para o primeiro que me dizer quem é o Altevir. Clique na imagem para ampliar.

Mourãoenses no Allianz Parque - São Paulo - janeiro/2015

Na Cadência do Samba (Que Bonito É), música tema do Canal 100



Acima, a versão original de "Na Cadência do Samba (Que Bonito É)", composta por Waldir Calmon e que era música tema do Canal 100, um cine-jornal brasileiro, fundado em 1957 por Carlos Niemeyer e que funcionou até 2000.


Tornou-se muito conhecido pela qualidade da filmagem dos jogos de futebol com uma visão documental e uma narrativa dramática. Quem frequentava o Cine Plaza, em Campo Mourão, lembra bem da música e do Canal 100. 

Abaixo, uma versão atualizada com o grupo Casuarina. faixa do disco Samba Social Clube - Volume 4

Porta dos Fundos: procurando o nome na latinha de Coca


Antigo, mas vale pela risada e pelo chute nos genitais dos pais que gostam de nomes americanizados, cheios de W e Y.

Porta dos Fundos é uma produtora de vídeos de comédia.

Artista cria belos origamis com fitas de seda




O artista Baku Maeda tem dominado a arte de esculpir com fitas de seda. O criativo japonesa produziu inúmeras esculturas de fita, principalmente imitando animais encontrados em sua cidade natal de Hokkaido, para sua série em andamento conhecida como Ribbonesia.











Vídeo amador mostra reação horrorizada de motorista a queda de avião


Novas imagens divulgadas em redes sociais mostram a reação de motoristas que passavam pela ponte atingida por um avião da TransAsia antes de sua queda.

Pelo menos 19 pessoas morreram na queda da aeronave, que tinha 58 pessoas a bordo.

Diversas cenas foram postadas na internet mostrando que o avião bateu na ponte antes de cair no rio, logo após a decolagem no aeroporto de Taipei, capital de Taiwan.

O novo vídeo mostra uma mulher gritando, assustada, enquanto o avião cruza a ponte.

A fuselagem da aeronave se partiu e ele está parcialmente submersa no rio Keelung. Equipes de resgate tentam salvar sobreviventes.

O avião modelo ATR-72 havia acabado de decolar do aeroporto Taipei Songshan e estava indo para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China, segundo a agência de notícias oficial de Taiwan.

Um jornal local divulgou uma gravação com o que seria a última conversa entre pilotos e controle de tráfego. A autenticidade ainda não foi confirmada, mas eles teriam dito "Socorro, socorro, há fogo no motor".

As "caixas-pretas" do avião já foram resgatadas.

Em julho, outro avião da TransAsia havia caído, devido ao mau tempo, deixando 48 mortos.


4 de fevereiro de 2015

Só de Sacanagem, por Elisa Lucinda

Quando li pela primeira vez o texto abaixo era ainda meados dos anos 2000, já com o PT no poder e as coisas estavam muito ruins no que diz respeito aos casos de corrupção no Brasil. Pois não é que piorou passados vinte anos? 

Tenho um amigo que diz sempre: "O que o PSDB não privatizou, o PT quebrou!". 

Mas continuo concordando com a escritora e poetisa capixaba Elisa Lucinda: vou acreditar sempre e cada vez mais honesto serei. 

Leiam o texto para entender e refletir...

Só de Sacanagem

Meu coração está aos pulos! 

Quantas vezes minha esperança será posta à prova? 

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. 

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? 

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. 

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. 

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. 

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau." 

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!


Elisa Lucinda (Vitória, Espírito Santo; 2 de fevereiro de 1958) é uma poeta, escritora, jornalista e atriz brasileira.

Elisa Lucinda

Nina Simone - Ain't Got No, I Got Life

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo nome artístico Nina Simone (Tryon, 21 de fevereiro de 1933 – Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003) foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis norte-americana. É bastante conhecida nos meios de música jazz e trabalhou com diversos estilos musicais em vida, como música clássica, jazz, blues, folk, R&B, gospel e pop.

"Gulice"

Como diz minha filha: isso é 'gulice' !!!


Como as pessoas atendem ao telefone em 10 línguas diferentes

Do Lista 10

Veja como que é as onomatopeias utilizadas para toque de telefone e como as pessoas atendem o mesmo em dez idiomas:


Medidas simples podem prevenir contra o câncer

"Câncer: não está além de nós" aponta para as ferramentas que estão à mão para prevenir e combater a doença hoje


Qualidade de vida, detecção precoce e acesso universal ao tratamento são as quatro áreas chave que norteiam a campanha deste ano do Dia Mundial do Câncer, cuja data é celebrada em 4 de fevereiro. 

Combater o câncer com qualidade de vida é possível, segundo o oncologista clínico do Centro Paulista de Oncologia (CPO) do Grupo Oncoclínicas do Brasil, Jacques Tabacof, no Brasil o cenário terapêutico do câncer é heterogêneo, com áreas de excelência e carência. Para tanto, a adoção de medidas simples como a de cuidar de maneira integral e individualizada de pacientes oncológicos com excelência, humanismo e ética. 

O "World Cancer Day" é organizado anualmente pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), uma instituição criada para ajudar a comunidade de saúde global a acelerar os processos de luta contra o câncer. 

Nesta edição o objetivo é trazer à evidência mundial, meios de como implantar de maneira global o que se sabe sobre as áreas de prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados, o que abre perspectiva na melhoria dos pacientes. 

Apesar do avanço tecnológico mundial no campo da oncologia, o Brasil ainda apresenta restrição de acesso a determinados tipos de tratamentos, já consolidados e aprovados por órgãos oficiais de registro da Europa, Ásia e Estados Unidos. 

A preocupação foi tema inclusive de reunião realizada em novembro de 2014, na sede da Organização Mundial da Saúde (WHO), em Genebra, na Suíça, na qual participaram especialistas do mundo todo, inclusive do Brasil, para discussão da revisão da "Lista Modelo da OMS de Medicamentos Essenciais para adultos (EML) e crianças (eMLC)", documento criado há mais de quatro décadas que traz um conjunto de fármacos considerados fundamentais que devem ser oferecidos dentro do arsenal terapêutico da saúde pública em todos os países. 

Membro da liderança do encontro, o pesquisador brasileiro e oncologista clínico, Gilberto Lopes, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) da Rede Oncoclínicas do Brasil, relatou que o objetivo da reunião foi de atualizar a "Lista Modelo da OMS" a fim de promover o acesso global ao menos a 80% das terapêuticas consideradas essenciais, conforme uma das metas estabelecidas pela OMS para o controle das doenças crônicas degenerativas até 2025. 

Entre as indicações pretendidas as entidades solicitaram a incorporação do anticorpo monoclonal trastuzumabe e do inibidor de tirosina quinase imatinibe, já consolidados como opções terapêuticas padrão-ouro para o câncer de mama HER2 positivo, para a leucemia mieloide crônica (LMC) e tumor gastro intestinal (GIST). "Por serem consideradas terapias-alvo, estes medicamentos têm impacto na sobrevida e qualidade de vida de pacientes, pois funcionam como inibidores da progressão celular da doença no organismo", explica Lopes. 

O material resultante deste encontro foi publicado pela OMS. A decisão final sobre a aprovação deve ocorrer em abril deste ano, durante a reunião dos peritos da OMS em seleção de medicamentos essenciais, que acontece dias 20 a 24 do mês em questão, em Genebra. [BONDE]

3 de fevereiro de 2015

Fernanda Lima Chornobai, tesouro meu, oito anos!!! Viva!!!

Ana Letícia com a prima aniversariante Fernanda Lima Chornobai
Campo Mourão/PR- fev2015

Hoje comemoramos o aniversário da neta mais nova, Fernanda. No domingo, dia 1º, estivemos bagunçando a casa dela e dos pais Sarah e Alex Chornobai, onde comemos muitos bolos e brigadeiros. 

Ontem ela me acompanhou em exames médicos (joelho bichado!!!) em Maringá e aprontamos algumas por lá. A Ana Letícia não foi junto por que precisava dormir nesses últimos dias de férias (!?). Hoje vamos bagunçar por aqui mesmo, provavelmente na casa dos bisavós, Sallime e Irineu... 

Viva meu tesouro, a futura Miss Universo 2027 !!!

'óinósdoisaí'

Boy and Bear - Blood to Gold


Boy and Bear é um grupo de indie rock australiano formado em 2009.

Adesivos de carro que dizem muito sobre a alma do brasileiro

1. Este adesivo que criou um novo verbo.

2. Este adesivo de família perfeitamente ambientado.
Tomara que ele não dirija bêbado mesmo, senão perde a graça.
3. Este adesivo que vai te fazer esquecer tudo o que já disseram sobre politicamente correto.
vi também com o escudo do 'curintia' !!!

4. Esta pessoa que está circulando dando c e r t a s pistas por aí.

5. Esta frase que até que começou com uma reflexão, mas deu preguiça de continuar.

6. Este adesivo que pode ter saído de uma indireta postada no Facebook.

7. ESTE DESABAFO.

8. Este adesivo passivo-agressivo que gera uma confusão na sua cabeça.

9. Esta saudação que quase deu certo.

10. Esta confissão.

11. Esta homenagem que, se não tivesse trocado a letra I pelo E, teria funcionado.

12. Esta piada que atualizou as definições de “tiozera”.

13. E este acróstico:

14. Esta benção.

15. Esta oração seguida desse cântico contagiante.

16. Este adesivo com a propaganda desta igreja que reconhece a beleza de Cristo:

A Igreja Evangélica Jesus é Lindo e Cheiroso fica em Guarulhos.

[ Buzz Feed