7 de novembro de 2014

Os radialistas mourãoenses. Viva!!!

7 de novembro é o Dia do Radialista. Para comemorar e render homenagens mostro amigos com os quais trabalhei em Campo Mourão e outros que tive a honra de conhecer. Mais abaixo, republico uma resenha sobre a primeira vez que tive que demitir alguém lá na Rádio Colmeia AM.

Adinor Cordeiro, o Jiboia (in memorian)

Antônio Kienen (in memorian)

Ely Rodrigues e Anisio Morais

Nelson Silva, Félix Souza e Carlos Roberto Soares

Gerson Maciel

Ilivaldo Duarte

Luiz Claudio Vieira de Moura

Manoel Rodrigues Correia

Wille Bathke Jr.
IVO E MINHA PRIMEIRA DEMISSÃO

Sem nunca ter entrado numa Rádio, em meados dos anos oitenta, fui gerenciar a Rádio Colméia AM. Época em que ela foi modernizada e ganhou sede própria no Edifício Antares, graças ao investimento de seus proprietários e do amor que o seu Delordes Daleffe, um dos sócios e o responsável pela administração durante aqueles anos, tinha pela emissora. 

Lá trabalhavam o Anísio Morais, Acir Gonçalves, Antônio “Formigão” Miguel, Sandro Santos, Ivo Reinaldo, Rodrigues Correia, Capitão Teixeira, Coronel Bastião... Uma verdadeira seleção de ótimos locutores, que faziam tudo que uma Rádio deve fazer: informar, divertir, transmitir e, até mesmo, educar.

Compensando os baixos salários que eles recebiam fizemos alguns convênios com a comunidade, trocando publicidades com serviços. Um desses foi com a Associação dos Dentistas, que em troca de mensagens preventivas e educativas, trataram de nossos locutores.

Ivo Reinaldo tinha um potencial proporcional às encrencas que criava. Ótimo redator e com um vozeirão que há muito não vejo nas rádios. Infelizmente bebia demais, chegava de manhã já “tchuco” e mesmo assim os informativos e o Jornal do Meio-Dia iam ao ar com qualidade. Dois fatos contribuíram para que ele fosse demitido: certa noite ele me chama num hospital e diz que precisa de ajuda para providenciar a documentação do falecimento de sua sogra e eu o deixo com o carro da emissora, a folclórica VW/Brasília azul, para resolver o assunto. Junto com a esposa, que também bebia bastante, não só providenciou os documentos como transportou o caixão da falecida, dentro da brasília, até a vizinha cidade de Catuporanga, onde ocorreu o enterro. Pior, quebrou o câmbio do carro e causou um prejuízo enorme numa época em que as finanças estavam todas comprometidas com a nova sede.

Episódio superado, alguns dias depois, entrevistando o presidente de uma grande empresa mourãoense, quebrou o dente dele ao aproximar demais o gravador na boca do entrevistado. Sabe como é, mão trêmula...

Sem perder a pose, desculpou-se e disse: 

- Não se incomode não, doutor Aroldo, passe lá na Colméia que o Luizinho fez um convênio com os dentistas...

Não teve jeito, pela primeira vez na vida tive que demitir alguém, e alguém que eu admirava bastante. 
(publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2006)

Kings of Leon - "Pyro"


Kings of Leon é uma banda de rock formada em 2000 em Nashville, Tennessee, Estados Unidos.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana



BONNIE AND CLYDE - OS PROCURADOS












OS MAIS LOCADOS OUTUBRO/2014

1- Malévola ... aventura/fantasia
2- X-Men - Dias de um futuro esquecido ... aventura
3- A Culpa é das Estrelas ... drama 
4- Trancendence: A Revolução ... ficção/suspense 
5- O Espetacular Homem-Aranha - A Ameaça de Elektro ... ação 
6- Capitão América - O Soldado Invernal ... ação
7- Godzilla ... aventura
8- Operação Sombra ... ação
9- Rio 2 ... animação
10- Três  Dias Para Matar ... ação



Sifu! eleição passou, gasolina subiu, miseráveis aumentaram...


Lembram do meme que dizia que a presidente logo após as eleições iria lançar um 'Cestão Fudidos'? Pois é, ontem subiu a gasolina, essa semana foi divulgado que o número de miseráveis brasileiros aumentou depois de dez anos de queda e que o teto da inflação prevista para esse ano já foi para o espaço... Sifu! e pelo jeito tem muito mais. Merecemos!!! 

Se bem que vai ter gente dizendo que isso é 'coisa da mente' da Veja ou da Rede Globo... 


Porco-espinho enfrenta 17 leoas e se dá bem


Um porco-espinho estava no menu de 17 leoas que o cercaram na reserva particular de Londolozi, nas proximidades do Parque Nacional de Kruger (África do Sul). 

"Esse não era o lugar ideal para estar", disse Lucien Beaumont, que registrou a cena em vídeo e o publicou no blog da reserva selvagem. 

Mas o porco-espinho não estava a fim de virar jantar. 

"Ele tem microfarpas que espetam o focinho e as patas dos predadores que chegam muito perto. Os predadores tem que lidar com um doloroso espinho", escreveu ela. 

E deu certo. As leoas, que se revezavam na aproximação da presa, decidiram se afastar prudentemente e foram buscar refeição em outro lugar.

Assista:



[Page Not Found]

6 de novembro de 2014

João Silvio, o João Potranca

João Silvio Persegona/1975
João Potranca era o apelido do João Silvio Persegona, porque sempre teve uma saúde de ferro e uma energia contagiante.

Idê e a esposa Clarice
Durante anos defendemos a seleção mourãoense de handebol. Nossos primeiros treinamentos foram feitos na quadra de asfalto bruto do Colégio Estadual de Campo Mourão. Nosso treinador, Idevalci “Idê” Maia, sabia explorar o máximo de cada um de seus atletas, e com o Potranca ele sempre foi um pouco além do que me parecia normal: exigia sempre que ele, João Silvio, em todo os treinos, executasse por várias vezes uma entrada pela ala direita, que nós chamávamos de queda porque terminava sempre com o João caído após arremessar a gol. Quanto mais o Idê exigia, mais o João correspondia. A ponto de nunca ter visto ninguém executar aquele movimento com tamanha perfeição.

Em 1977, durante a fase final do Campeonato Paranaense juvenil, em Campo Mourão, fazíamos um jogo muito equilibrado contra Maringá, quando o João levou uma joelhada na barriga e caiu sem condições de voltar para o jogo – achei que ele fazia cena e gritei várias vezes para ele levantar. Para o jogo ele não voltou, mas saiu do ginásio andando e se dizendo pronto para o jogo da manhã seguinte que decidiria a competição. Nosso goleiro, João Barbosa, foi dormir na casa dele, já que os familiares do João Silvio estavam no sítio da família.

João Barbosa e João Silvio/1977
Ele passou a noite inteira com muita dor e, sem poder levantar, chamava pelo Barbosa, que não acordava de jeito algum. Pela manhã, Helena, a irmã do Silvio, foi acordá-los e o encontrou agonizando e o Barbosa dormindo como nunca. Levado ao hospital, foi operado e extirparam-lhe o baço, que havia rompido com a pancada do adversário. Correu sério risco de morte!

Sorte é que sempre teve uma saúde de ferro, por que se dependesse do sono do João Barbosa ou do meu entendimento sobre o que é encenação ou não ele estaria perdido.

Levanta João! Vamos pro pau, vamos ganhar desses caras...!!!

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em dezembro de 2005

Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho - "Quem Vai Chorar Sou Eu"


Diogo Nogueira (Rio de Janeiro, 26/04/1981) é um cantor, compositor e apresentador de televisão brasileiro. Esteve nas rodas de samba do pai ao longo de toda a infância e adolescência, mas virou jogador de futebol, seguindo uma vontade do pai, o músico João Nogueira. Uma lesão no joelho 'jogou' ele para a carreira musical.

Zeca Pagodinho é o cara!!!

Jogaram praga no caminhão


Alguém jogou praga no caminhão ou no motorista... não tem outra explicação!

Burrices nas redes sociais

'disconcordo'


Esse Tiradentes era danado mesmo!

dorgas lesa...

Meu amigo Rodinha diria: 'ganhemo mais uma derota'


corrigido a tempo de tirarem a foto


sacola plástica, água-viva, tartaruga: tudo sapo do mesmo saco...


Projeto transforma expressões em imagens


Do Catraca Livre. Que tal imaginar como aquelas expressões que a gente vive dizendo por aí seriam se fossem gráficas? Assim nasceu o projeto tipográfico "Brasil que deu Serto".


O nome, propositadamente escrito de maneira errada, já demonstra o tom bem-humorado do projeto. A ideia é transformar frases, expressões e palavras populares em imagem. Para dar vida às expressões valem ilustrações, fotos, vídeos e o que mais vier por aí:








Para conferir mais sobre o projeto acesse: https://www.facebook.com/brasilquedeuserto

5 de novembro de 2014

Mané Garrincha com Willhe Bathe Jr. e Toninho Reinisz em Campo Mourão

Do álbum do Wille Bathke Jr., foto mostra ele ao lado do 'monstro' Mané Garricha e do pioneiro mourãoense, infelizmente já falecido, Toninho Reinisz.

Garrincha -- um dos maiores jogadores de futebol do mundo, assim como Romário em 1994, ele ganhou a Copa de 1962 praticamente sozinho-- esteve em Campo Mourão nos anos 1970 para jogo amistoso de veteranos.

Tive o prazer de conviver com Wille e Toninho. O primeiro foi colega de trabalho na Rádio Colmeia AM. O Toninho foi meu professor nos tempos de Colégio Estadual e, depois, colega nos tempos rádio. A primeira vez que fui convocado para uma seleção paranaense, de futsal, foi ele quem me deu a notícia, dentro da sala de aula. A criança é o filho do Wille, Carlos Henrique Bathke.

Wille Bathke Jr., Carlos Henrique Bathke, Mané Garrincha (in memorian) e Toninho Reinisz (in memórian)

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 28/10/1933 — Rio de Janeiro, 20/01/1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.

Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Morreu em 1983, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo.

Cachorro Grande - "Como Era Bom"


Cachorro Grande é uma banda brasileira de rock and roll formada em 1999, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seus integrantes são Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclado) e Gabriel Azambuja (bateria).

'Como era Bom' é faixa do álbum Costa do Marfim, lançado em setembro de 2014.

A corruptocracia do deputado Justo Veríssimo


Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12/04/1931 — Rio de Janeiro, 23/03/2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Justo Veríssimo foi um dos personagens mais marcantes de Chico Anísio. Mais atual, impossível!!!

Brad Pitt e Jimmy Fallon dançam para divulgar Fury

No meio da divulgação de seu mais recente filme, Brad Pitt -- que resolvera não conceder entrevistas para não ter que comentar sobre o casamento oficial com Angeline Jolie realizado naqueles dias -- participou de engraçado quadro no programa de Jimmy Fallon,

Dançando break, Pitt e Fallon não trocam uma só palavra e, mesmo assim, ajudam na divulgação de Fury, filme que também conta com a participação de Shia Labeouf e Logan Lerman. 

O vídeo foi ao ar na noite do dia dia 15 de outubro:

Conheça dez pontes que formam cenários incríveis ao redor do mundo

O roteiro da viagem dos sonhos costuma incluir cidades conhecidas como verdadeiros cartões postais. Na Alemanha, Berlim; nos Estados Unidos, Nova Iorque; na Inglaterra, Londres; na Espanha, Madrid; na França, Paris; e por aí vai. Acontece que algumas das mais belas paisagens ao redor do mundo estão no interior desses e de outros países. Por isso, na hora de planejar o roteiro de sua próxima viagem, considere alguns cenários que podem rendem fotografias incríveis. Um bom exemplo algumas pontes antigas que seguem intactas nas áreas rurais, onde não houve a necessidade de substituí-las devido à chegado do progresso. Mais do que enfeitar a paisagem, essas construções carregam um ar misterioso capaz de encantar qualquer turista. Confira na galeria uma seleção de dez pontes que podem render imagens incríveis: 

Rakotz Brücke, Alemanha

Multnomah Falls, Oregon, EUA

Vikos Gorge, Grécia

Stari Most, Bósnia Herzegovina

Ronda, Malaga, Espanha

Rhodope Mountains, Bulgária

Huangshan, Anhui, China

Gaztelugatxe, Espanha


Carrbridge, Escócia

Bridge Across The Merced River, Yosemite, EUA

Do Bonde

4 de novembro de 2014

Belezas mourãoenses: Kelly e Gerli Fontoura

Vejam só como o 'fruto sempre caí perto do pé'. Foto mostra a linda Kelly Fontoura ao lado, da não menos linda, mamãe Gerli.

Assim como o mano Ben-Hur -- aqui já não posso garantir a beleza do mourãoense. hehe -- Kelly vive nos Estados Unidos, em Nova York, mas nunca deixa de desfilar sua graciosidade por aqui. Dias desses fiquei com a impressão de tê-la visto na cidade, mas, distraído como poucos, só me dei conta muito depois. 


Belchior - "A Palo Seco"

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior (Sobral, 26/10/1946), é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

 

O show da Ohio State University Marching Band


Com o tema "Eles vieram do espaço", a Ohio State University Marching Band fez um show com músicas de Star Trek, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Apollo 13 e Independence Day, no intervalo de um jogo de futebol americano no último dia 1º. Assistam, vale a pena!