7 de agosto de 2014

Garcia desfilando pelo Colégio 10 de Outubro - anos 1970

Professor Jader Ávila forneceu foto dos início dos anos 1970 que mostra o Garcia, sim ele mesmo, o zagueirão Garcia num desfile comemorativo (Independência do Brasil ou aniversário da cidade), 'defendendo' as cores do então Colégio 10 de Outubro, do qual o professor Jader era um dos sócios proprietários - depois ele seria sucedido pelo Colégio Afirmativo e mais recentemente pelo Integrado Colégio e Faculdade.

José Garcia dos Santos foi nosso colega nos primeiros anos de handebol em Campo Mourão, mas onde ele se deu bem mesmo foi no futebol de campo, atuando como um valente zagueiro. Não tinha muita técnica, mas compensava como uma garra danada. Era duro demais jogar contra ele, o 'bicho' sempre foi muito forte. Volta e meia vejo ele pela cidade, sempre muito sério e introvertido. 

Teimei que logo atrás dele está a minha 'Elvira', mas a própria afirma que não é ela. Então tá! Clique na imagem para ampliar.

José Garcia dos Santos - Colégio 10 de Outubro - Campo Mourão/PR
anos 1970 

Roger Waters - "Welcome To The Machine"


David Gimour e Roger Waters
Já devem ter percebido que ando assistindo/ouvindo muito o Roger Waters, ex-Pink Floyd. 

O vídeo abaixo, parte do DVD "In The Flesh", mostra "Welcome to the Machine", a segunda música do álbum de 1975 do Pink Floyd, "Wish You Were Here".

Durante muito tempo fiquei questionando quem era o melhor do Pink Floyd, Roger Waters ou David Gilmour? Besteira minha, os dois são fantásticos e juntos criaram músicas que já estão na história como clássicos do rock.

Caminhoneiro ninja


Aqui em nossa Campo Mourão tem muitas pessoas com 'síndrome de caminhoneiro'. Explico: dirige um Ford/Ka, com direção hidráulica, claro!, e para virar na esquina precisa de todo espaço da avenida para fazê-lo, jogando os outros motoristas para cima dos carros estacionados ou em cima da calçada. Se o piloto estiver de chapéu aí não tem jeito e é preciso que a PM interrompa o trânsito para a manobra.

Já para o caminhoneiro do vídeo abaixo qualquer viela é o suficiente para ele tomar nova direção.   

Conheça melhor os benefícios das terapias naturais

As terapias naturais tem o objetivo de curar a pessoa e não apenas um sintoma. Muitos acreditam que essas terapias representam formas menos invasivas de tratamento, são melhores para tratar problemas ligados ao estresse e têm menos efeitos colaterais. Avalie se tais terapias servem para você:

Aromaterapia: envolve o uso de óleos essenciais de plantas e ervas e é muitas vezes combinada com massagens. É frequentemente utilizada em tratamentos de beleza e regularmente para tratar problemas ginecológicos e e dermatológicos, além de lesões musculares.

Herborismo: uso de plantas e ervas com propriedades medicinais que estimulam os processos de cicatrização natural do corpo. É usado para tratar dores, problemas ginecológicos, TPM, estresse, distúrbios do sono, problemas digestivos, dores de cabeça, acne e eczemas.

Homeopatia: um sistema de cura que consiste em obter um histórico detalhado do paciente em questão e introduzir pequenas quantidades de remédio para exacerbar e, em seguida, curar um problema. É usada para tratar problemas emocionais, alergias e distúrbios menstruais e da menopausa.

Naturopatia: combina a medicina convencional com uma série de terapias naturais para oferecer proteção contra problemas de saúde. É usada para tratar condições relacionadas ao peso, dependências, alergias, eczemas e problemas digestivos (como a síndrome do intestino irritável).

Reflexologia: os pontos de reflexo nos pés e nas mãos supostamente corresponde a vários órgãos no corpo. É usada para tratar estresse, ansiedade, asma, problemas menstruais e digestivos (como a constipação).

Os profissionais da medicina convencional estão cada vez mais reconhecendo que estas e outras terapias complementares, como a acupuntura, têm muito a oferecer no tratamento de doenças. Caso se interesse pelos benefícios delas, pergunte ao seu médico se ele pode indicar alguma para você. [Vila Saúde]

Imagens espetaculares de uma glicínia gigante de 144 anos do Japão


Estas fotografias deslumbrantes parecem ser de um céu noturno em um entardecer glorioso com traços de rosa e roxo, mas são na verdade imagens da maior glicínia do Japão.

Esta planta, localizada no Ashikaga Flower Park, não é, certamente, a maior do mundo, mas ainda tem impressionantes 1.990 metros quadrados (ou metade de um acre) e remonta a cerca de 1870 (a maior, com cerca de 4.000 metros quadrados, fica em Sierra Madre, Califórnia, nos EUA).

Embora glicínias pareçam árvores, elas são, na verdade, vinhas. Como as vinhas têm o potencial de ficar muito pesadas, toda a estrutura dessa planta é mantida em suportes de aço, o que permite aos visitantes andar debaixo de sua copa e se aquecer à luz rosa e roxa que atravessa suas belas flores penduradas. [Revoada]










5 de agosto de 2014

Luiz Carlos Beccari - 1956 * 2014

Luiz Carlos Beccari - 1956 - 2014
Faleceu ontem em São Paulo o meu amigo Luiz Carlos Saraiva Beccari, o Gordo. Ele estava lutando contra uma leucemia e infelizmente foi vencido aos 59 anos.

Gordo foi empresário em Campo Mourão nos anos 1970, onde ao lado da família foi representante da Chrysler para nossa cidade e toda a região. Foi também um grande incentivador do futsal mourãoense. 

Ao lado de grandes amigos, joguei no Beccari Futsal, disputamos campeonatos municipais e conquistamos um vice campeonato paranaense juvenil em 1977 com a equipe logo baixo.

No final dos anos 1970, Luiz Carlos e família se mudaram para Cuiabá, onde entrou para o ramo das telecomunicações e se tornou um dos maiores empresários do estado, dono de várias retransmissoras da Rede Bandeirantes de Televisão e várias emissoras de rádio. 

Na última vez que nos falamos, via telefone, ele procurava alguém para gerenciar uma FM sua em Maringá. Descanse em Paz!

Beccari Futsal - Campo Mourão/PR - 1977
em pé (da esq. para a direita): Beline Fuzeto, Gilmar Fuzeto, Gilberto Palaro, Sebastião Mauro, Marcelo Silveira, Luizinho Ferreira Lima e Luiz Carlos Saraiva Beccari (in memorian)
agachados: Henrique Galbier (in memorian), Renato Silva, Pedrão Galbier, Tauillo Tezelli, Romeu da Silva (Casablanca Videolocadora) e David Miguel Cardoso 



Mavis Staples e Jonny Lang - "Gotta Serve Somebody"


Mavis Staples (nascida em 10/07/1939 em Chicago, Illinois) é uma cantora de rhythm and blues e gospel, atriz e ativista de direitos civis americana. 

Jonny Lang (nascido Jon Gordon Langseth, Jr., 29/01/1981) é um guitarrista, compositor e cantor de rock, blues e gospel americano. A música de Lang é notável, tanto para a sua voz incomum, que aos 13 anos foi comparado com o de um veterano de blues de 40 anos de idade, e por seus solos de guitarra. 

"Gotta Serve Somebody" é uma música de Bob Dylan, faixa do álbum Slow Train Coming, de 1979. 

Romário, o melhor centroavante de todos os tempos

Apesar de entender que ele não tinha futebol para jogar na Seleção, sou daqueles que defende o centroavante Fred até debaixo da água. Ele sempre se destacou por marcar gols dentro da área e, na maioria das vezes, em jogadas bem preparada pelos companheiros. Na Copa da Mundo ele não perdeu nenhum gol. Nem de dentro nem de fora da área, já que nenhuma jogada foi preparada para ele, nem pelos colegas de ataque e muito menos pelos armadores.  

Tudo isso para falar do melhor centroavante que vi jogar: Romário. E olha que vi ótimos atuando nessa posição. Ronaldo Fenômeno, Careca, Bergkamp, Van Basten, só para citar alguns.  

Ágil, inteligente, rápido e habilidoso como ele só, ganhou a Copa de 1994 sozinho. E olha que só foi convocado para a última partida das eliminatórias, quando o Brasil precisava vencer o Uruguai no Maracanã, ou ficaria de fora do Mundial. Veio, jogou, marcou os dois golaços da vitória e fez com que os "anti-futebol" Parreira e Zagallo tivessem que aturar o genial centroavante e toda sua marra. Copa que ganhamos no melhor estilo Parreira, nos pênaltis depois de um zero a zero no tempo normal e na prorrogação. 

Marra, aliás, que faz com que muitos torçam o nariz quando falo dele. Então fiquem com os comportados Alexandre Pato, Jô, Fred, Damião... Eu prefiro os Romários e Luiz Fabianos da vida. Jogadores com personalidade, que quando perdemos não ficamos com a impressão que faltou alma, luta, transpiração... Perdemos por que faz parte do futebol.

Assista o vídeo e veja alguns dos lances geniais do BRASILEIRO. 

Os 10 filmes mais pirateados da semana

O site Torrent Freak lança semanalmente a lista dos filmes mais pirateados. Como todos sabem, PIRATARIA É CRIME, e a lista serve apenas, pelo menos para mim, para apontar quais os filmes que despertam mais interesse no público. Nada como assistir um filme original!

Veja a lista:

1) Divergente

2) Capitão América: o Soldado Invernal

3) Mercenários 3

4) Planeta dos Macacos: o Confronto

5) O Espetacular Homem Aranha 2

6) Mulheres ao Ataque

7) Anjos da Lei 2

8) Need for Speed

9) Batman: Assault on Arkham

10) Noé

Alimentos que são anti-inflamatórios naturais

Muitas alimentos têm funções que vão além da nutrição e podem tornar-se aliados na batalha contra doenças inflamatórias. Isso ocorre porque o controle da inflamação é feito pelo corpo através de hormônios que a intensificam ou a diminuem a fim de permitir que o processo inflamatório ocorra quando realmente necessário, seja para reparar uma lesão ou para proteger contra uma infecção. Como os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, logo, podem ativar ou inibir uma ação inflamatória. 

Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios pode prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo. Entre os alimentos com maior ação anti-inflamatória se destacam os ácidos graxos ômega-3, encontrados no azeite de oliva extravirgem e peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem as inflamações. 


Chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva são alimentos com substâncias bioativas que têm ação na modulação do processo inflamatório e são antioxidantes. "Algumas inflamações podem oxidar as células que constituem as paredes do vaso sanguíneo. No entanto, os alimentos antioxidantes podem ajudar a evitar estas lesões", alerta a nutricionista Roseli Rossi. 

A inflamação, muitas vezes, pode aumentar o risco de desencadear certas doenças, como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, Alzheimer, alergias e artrite. Para se alcançar o efeito de anular alterações no sistema imunológico, o cardápio de alimentos antiinflamatório deve ser composto de cereais integrais com baixo ou moderado Índice glicêmico (IG) e, consequentemente, baixa carga glicêmica. 

Batata assada, batata frita, bolos, biscoitos, trigo branco, farinha integral e cream cracker são alguns dos alimentos que apresentam alto índice glicêmico que, em vez de inibirem a inflamação, acabam estimulando. 

"A inflamação não pode ser vista só como ponto negativo. Considerada uma resposta do organismo, ocorre tanto para melhorar um ferimento como proteger contra uma infecção", completa a nutricionista Roseli. O processo inflamatório serve como barreira para os microorganismos não penetrarem nas mucosas e feridas de tal forma a comprometer o organismo. Além disso, a inflamação resulta na cicatrização de lesões. 

Os hormônios que estimulam a inflamação são sintetizados a partir dos ácidos graxos ômega-6, encontrados em óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas e nozes. "Os ácidos graxos ômega-6 estimulam a inflamação e os ácidos graxos ômega-3 diminuem o processo inflamatório. Por isso a necessidade de consumi-los em equilíbrio" afirma a nutricionista. 

*Roseli Rossi é nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional 

4 de agosto de 2014

No Clube 10 - Anos 1980: Armarinhos Continental no campeonato interno de soçaite

Mais uma dos bons tempos dos campeonatos internos do Clube 10 de Outubro, que movimentavam não só o clube como toda a cidade.

Foto do Osvaldo Broza, tirada nos anos 1980, mostra a equipe do Armarinhos Continental, com destaque especial para a presença do James Klank, um dos melhores jogadores que vi atuando, tanto no campo como no futsal, e que nesses campeonatos jogava, e muito bem, como goleiro. Sem falar do Itamar Tagliari, meu grande ídolo, que me levou a atuar sempre com a camisa 2, assim como ele atuava. Clique na imagem para ampliar.   

Em pé: Roney Salvadori, Newton “Coletor”, Ambrósio Paitach, Osvaldo Broza e Wilson Vian.
Agachados: Chiquinho Pequito, Itamar Tagliari, Adionir Ramos e James Klank. 

Publicado originalmente no Semanário Entre Rios, em maio de 2006

Funkadelic - "Hit It And Quit It"


Funkadelic foi uma banda americana dos anos 70. Juntamente com Parliament, ambas lideradas por George Clinton, foram as precursoras do P-Funk. Teve origem em 1964, como banda de acompanhamento do Parliament, quando ainda não tinha nome. Seu terceiro disco de estúdio, Maggot Brain, é até hoje aclamado por críticos e fans como um dos maiores da historia da música psicodelica, do soul e do funk. Este disco ficou na posição 486, na lista da Rolling Stone dos 500 maiores discos de todos os tempos.

Pegadinha: a filha do diabo


Quero ver ter coragem nesta hora...!!!

Grã-Bretanha oferece 1.500 bolsas de pós-graduação para estrangeiros

Candidatos de todas as áreas de ensino podem se inscrever até 15 de novembro

Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha (iStockphoto/VEJA)
A Grã-Bretanha anunciou nesta sexta-feira a abertura das inscrições para o programa Chevening, que oferece bolsas de estudos de pós-graduação a estudantes estrangeiros. Este ano serão 1.500 oportunidades — 900 bolsas a mais que em 2013. As bolsas, pagas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e outras organizações, e são válidas para qualquer universidade da Grã-Bretanha.

O valor da bolsa inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa. O objetivo é formar potenciais líderes e formadores de opinião em todas as áreas do conhecimento.

Apesar de ser aberto a profissionais de todas as áreas, o programa prioriza inscrições de candidatos brasileiros que queiram fazer pós-graduação nas áreas de negócios, administração e relações internacionais.

As inscrições podem ser feitas até 15 de novembro. O governo britânico não anunciou quantas bolsas serão oferecidas para candidatos do Brasil. Em média, 15 brasileiros são aprovados em cada edição. Desde a criação do programa, em 1994, o Brasil é um dos países que mais enviaram alunos. Atualmente, o programa Chevening fornece ajuda para estudantes de 150 países. Para mais informações e inscrição, acesso o site do programa.


Conheça os principais programas de bolsas de estudo no exterior

Chevening - Grã-Bretanha
O programa Chevening oferece este ano 1.500 bolsas de pós-graduação para estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento. O valor da bolsa inclui gastos com passagem, taxas universitárias e o pagamento de uma bolsa mensal. As inscrições terminam dia 15 de novembro.
Para mais informações, acesse o site do programa.  

Eiffel - França
O programa do governo francês oferece bolsas para estudantes das áreas de direito, gestão, finanças e comércio, engenharias, ciências econômicas e políticas e relações internacionais. Na última edição, foram concedidas 57 bolsas para brasileiros em mestrado e doutorado. O edital deve ser aberto em outubro, mas cada universidade francesa pode estabelecer datas específicas para a abertura de cadastros.
Para mais informações, acesse o site do programa.

Fundação Carolina - Espanha
O programa oferece bolsas de estudo de pós-gradução, doutorado e pós-doutorado para candidatos de países ibero-americanos e para professores brasileiros. Ano passado, foram oferecidas mais de 500 bolsas. As inscrições são abertas, normalmente, em dezembro.
Para mais informações, acesse o site do programa

DAAD - Alemanha
O serviço de intercâmbio alemão oferece bolsas de especialização, com duração de um ano, em artes plásticas, artes cênicas, design, cinema, arquitetura e música. Também oferece bolsas de mestrado, com duração de dois anos, em cursos com foco em desenvolvimento sustentável ou em políticas públicas e boa governança; e de doutorado, até quatro quatro anos, em todas as áreas, em qualquer universidade ou instituto de pesquisa alemães. Em média, são oferecidas 250 bolsas por ano. Os prazos de inscrição variam e fluência em alemão não é obrigatória.
Para mais informações, acesse o site do programa

Comissão Fulbright - Estados Unidos
Parceria entre os Estados Unidos e o Brasil leva estudantes de pós-gradução de diversas áreas para programa de intercâmbio. No ano passado, foram concedidas 120 bolsas para alunos e professores. As inscrições são feitas em diferentes períodos do ano. Até o dia 31 de agosto, estão abertas as inscrições para o mestrado em produção cinematográfica, entre outros cursos.
Para mais informações, acesse o site do programa.  

Mext - Japão
Oferece bolsas para graduação, pesquisa, pós-gradução, cursos profissionalizantes e sobre cultura japonesa para estudantes e profissionais de todas as áreas. As inscrições acontecem no primeiro semestre.

Para mais informações, acesse o site do programa.

Via Veja

Dez conselhos do papa Francisco para ser feliz

Em entrevista concedida à revista semanal argentina 'Viva', pontífice fez uma lista com ações simples para se alcançar a felicidade

Papa Francisco acena para fiéis durante audiência geral, no Vaticano (AFP/VEJA)
Brincar com os filhos, proteger a natureza, trabalhar pela paz e respeitar a crença dos outros pessoas são alguns dos conselhos do papa Francisco para alcançar a felicidade. O pontífice falou sobre as atitudes mais importantes durante uma entrevista à revista semanal argentina Viva, do grupo Clarín. Confira a seguir os conselhos do papa:

Viva e deixe viver
Em Roma as pessoas usam uma expressão similar que diz: ‘Siga adiante e deixe que os outros sigam também’. Viver e deixar viver é o primeiro passo para a paz e a felicidade.

Doe-se aos outros
"Se uma pessoa não se abre com os outros, ela corre o risco de ser egoísta. E a água represada é a primeira a se tornar pútrida." 

Seja tranquilo
Citando o livro 'Don Segundo Sombra', de Ricardo Guiraldes, o pontífice fala sobre a tranquilidade. "Há uma passagem muito bonita, sobre alguém que revê a sua vida. O protagonista diz que, quando jovem, era um córrego pedregoso, enquanto na fase adulta assemelhava-se a um rio que seguia em frente. Na velhice, ele se sentia em movimento, mas muito lentamente, como um remanso. Eu utilizaria essa imagem do poeta Ricardo Guiraldes, esse último adjetivo, remansado. A capacidade de se mover com benevolência e humildade, na calmaria da vida. Os anciãos têm essa sabedoria, são a memória de um povo. E um povo que não cuida de seus anciãos não tem futuro."

Brinque com as crianças
"O consumismo nos levou a essa ansiedade de perder a saudável cultura do ócio, de ler, de desfrutar da arte. Agora eu ouço poucas confissões, mas em Buenos Aires eu ouvia as confissões de muitas pessoas. E quando vinha até mim uma mãe jovem eu perguntava: "Quantos filhos você tem? Você brinca com seus filhos?". Era uma pergunta que não se esperava, mas eu dizia que brincar com os filhos é a chave, é um hábito sadio. É difícil, os pais saem para trabalhar cedo e, às vezes, voltam quando os filhos estão dormindo. É difícil, mas é algo necessário."

Compartilhe os domingos com a família
"Outro dia, em Campobasso (cidade italiana), fui a uma reunião entre o mundo universitário e o mundo operário. Todos pediam para não haver trabalho aos domingos. O domingo é para a família." 

Ajude os jovens a conseguir emprego
"Se faltam oportunidades, eles caem nas drogas. E o índice de suicídio entre os jovens desempregados está muito alto", observou o papa Francisco. "Não é suficiente dar comida a eles, é preciso inventar cursos de um ano de encanador, eletricista, costureiro. Você obtém dignidade quando consegue levar comida para dentro de casa."

Cuide da natureza
"É preciso cuidar da criação, e não estamos fazendo isso. É um dos nossos maiores desafios."

Seja positivo
"A necessidade de falar mal de outra pessoa indica uma baixa autoestima. É o mesmo que dizer: 'eu me sinto tão para baixo que, em vez de tentar subir, rebaixo o próximo'. Esquecer rapidamente do que é negativo é algo saudável".

Respeite quem pensa diferente
"Nós podemos inquietar o outro a partir de testemunhos, assim crescemos juntos ao nos comunicar. Mas a pior coisa é o proselitismo religioso, que paralisa: "Eu falo com você para convertê-lo". Não. Cada um dialoga a partir de sua identidade. A igreja cresce por meio da atração, não do proselitismo."

Trabalhe pela paz
"Estamos vivendo uma época com muitas guerras (...) A guerra destrói. É preciso gritar o clamor pela paz. A paz, às vezes, passa a ideia de quietude, mas ela nunca é silenciosa, é sempre uma paz ativa." [Veja]

1 de agosto de 2014

Namir, Adoniran e Widerski no Clube 10 - C. Mourão, anos 1960

Do final dos anos 1960, foto mostra o Namir Piacentini, o Adoniran Antunes e o Ricardo Widerski reunidos num evento no Clube 10 de Outubro. Não consegui identificar o barbudo parecido com o Fidel Castro.

O engenheiro civil Namir Piacentini, sócio fundador da já 'quarentona' Construtora Piacentini, se divide entre a capital dos paranaenses e a capital dos mourãoenses.

Adoniran Antunes de Oliveira, filho do saudoso Tio Miguel, vive em Bella Vista, no Paraguai, onde é sócio proprietário de uma empresa do ramo agropastoril.

Ricardo Widerski é gerente regional da Cohapar em Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar.

Clube 10 de Outubro - anos 1960 - Campo Mourão/PR
(da esq. para a direita): "Fidel", Namir Piacentini, Adoniran Antunes de Oliveira e Ricardo Widerski

Maria Rita - "Encontros e Despedidas"

Encontros e Despedidas 

Mande notícias do mundo de lá
diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
quando quero

Todos os dias é um vai e vem
a vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar 
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar

E assim chegar e partir
são só dois lados
da mesma viagem
O trem que chega
é o mesmo trem da partida
A hora do encontro
é também despedida
A plataforma dessa estação
é a vida desse meu lugar
é a vida desse meu lugar
é a vida...



Encontros e Despedidas é uma canção de Milton Nascimento, faixa do álbum com o mesmo nome lançado em 1985.

Maria Rita Camargo Mariano (São Paulo, 09/09/1977) é uma cantora e produtora musical brasileira, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana














Galês que apostou no Brasil na Copa é obrigado a usar fio-dental

No início deste ano, Jon Jolley, de Wrexham (País de Gales), tinha o mesmo otimismo futebolístico de muitos brasileiros. Sem pensar muito, ele cravou que o Brasil venceria a Copa do Mundo. Disse aos amigos: "Se o Brasil não vencer a Copa eu subirei o Snowdon (pico mais alto de País de Gales, com 1.085 metros) usando tanga fio-dental". 

Bem, como todos sabem, o Brasil acabou humilhado em casa e Jon, de 29 anos, teve coragem para pagar a aposta e passou três horas escalando a montanha:

Jon publicou vídeo no YouTube, alertando: 'Nunca aposte no Brasil'. Após pagar aposta ele arrecadou
o equivalente a R$ 1.700 com os amigos para uma fundação de pesquisas contra o câncer
Via Page Not Found

Os 10 dos golpes mais populares no Facebook

A desenvolvedora de antivírus BitDefender, publicou nesta quinta-feira (31) um estudo no qual revela os dez golpes virtuais mais comuns encontrados no Facebook em 2014. Os truques variam entre a promoção de recursos que não existem na rede social, como trocar a cor da página e também a divulgação de notícias falsas. Todos eles tem origem em páginas em inglês, mas já ganharam versões em português, veiculadas por brasileiros, e costumam causar danos no computador ou no seu perfil. 

Lista revela os golpes mais comuns encontrados no Facebook (Foto: Reprodução/Bitdefender)
De acordo com o BitDefender, o golpe - também conhecido como scam - mais popular é um aplicativo falso que promete mostrar o número de visualizações e os visitantes de um perfil, que representa 30,2% do número de links maliciosos identificados. 

Ao clicar nele, o usuário é levado para um site que tenta instalar um vírus no computador. Em outros casos, o vírus consegue esconde um pedido de autorização para publicar em seu nome e fazer posts com links maliciosos no seu perfil.

O chefe de segurança da desenvolvedora, Catalin Cosoi, acredita que o motivo das pessoas caírem nesses golpes é a crença de que as "ofertas" são legítimas. 

“Isso é o ápice de engenharia social: um jogo mental que usa truques psicológicos. As iscas mudam com o tempo, mas a razão pela qual eles funcionam é simples: a natureza humana”, explica.

O Facebook registrou 1,32 bilhões de usuários ativos no segundo trimestre de 2014, e o grande volume de uso faz com que a rede social seja um alvo óbvio para os criadores dos malwares.

Confira a lista com o top 10 dos golpes mais populares no Facebook: 

1) “Total profile views/visitors”, aplicativo que permite ver o número total de visitantes – 30.20%

2) “Change your Facebook Color/Colour”,  aplicativo para trocar a cor do Facebook – 7.38%

3) Rihanna Sex Tape - falso vídeo da cantora fazendo sexo com seu namorado – 4.76%

4) “Check my status update to get free Facebook T-shirt”, link para ganhar uma camiseta grátis do Facebook – 4.21%

5) ”Say goodbye to Blue Facebook”, outro aplicativo para trocar a cor da rede social – 2.76%

6) “Unsealed. We are giving them away for free”, promoções falsas que dão presentes em troca de curtidas - 2.41%

7) “Check if a friend has deleted you”, aplicativo para ver se um amigo o deletou do perfil – 2.27%

8) “See your top 10 profile peekers here!”, aplicativo para ver quem acessou seu perfil – 1.74%

9) “Find out how to see who viewed your profile”, outra promessa para ver quem acessou o perfil na rede social – 1.55%

10) “Just changed my Facebook theme. It’s amazing”, golpe que promete mudar as cores, ou tema, do site – 1.50%