6 de julho de 2012

A delícia do Carneiro no Buraco

Domingo, dia 8, acontece o encerramento da Festa Nacional do Carneiro no Buraco, quando é servido o prato típico de Campo Mourão, o Carneiro no Buraco.

Para mim o prato mais delicioso entre todos que os típicos que são servidos nas cidades da Região. E olha que é um mais saboroso que o outro: Farol serve o Pernil à Pururuca, Mamborê a Leitoa Mateira, Peabiru o Carneiro ao Vinho, Boa Esperança a Vaca Atolada... Mas o prato mourãoense é o meu preferido. Huuuummmm aquele pirão.

Para dar mais água na boca mostra algumas fotos de festas passadas, destacando o prato típico instituído em 1990. Clique nas imagens para ampliar.

Flagrante do acendimento dos buracos (6 horas antes de colocar os tachos para cozinhar)


Tacho com o prato típico de Campo Mourão, antes de ser colocado para cozinhar
Tacho no fundo do buraco, mas pronto para ser retirado

Tacho sendo retirado do buraco
   
Mourãoenses se servindo: uma moça bonita, Rubens de Paula, Nelson Bizoto (antes de começar pintar o cabelo!) e José Eugênio Maciel

Detalhe da carne com o pirão

Grandphone Vancouver - "Miss Me"



Grandphone Vancouver é uma banda de um homem só: o baiano Fernando Ventura, que canta e toca teclado/piano. Fernando ainda foi quem dirigiu e ajudou na produção do vídeo, gravado em apenas um dia na rua Marciel Pinheiro, em Campina Grande, das 7h às 19h.

O vídeo surgiu da necessidade de entregar seu trabalho de conclusão de curso de Arte e Mídia na Universidade de Campina Grande, na Paraíba. (via: Sedentário e Hiperativo)

Casablanca Videolocadora. Lançamentos e recomendado da semana









RECOMENDADO DA SEMANA
Cartas na Mesa ... Drama (EUA/1998)
Direção: John Dahl. Com: Matt Damon, John Malkovich, Edward Norton, Paul Cicero, John Turturro, Ray Iannicelli



Sinopse: Mike (Matt Damon) um talentoso jogador de cartas que perdeu o dinheiro que pagaria seus estudos no jogo. Decide afastar-se das mesas de jogo e arranjar um emprego de verdade. Mas um amigo (Edward Norton) sai da prisão, necessitando de dinheiro, e ele volta jogatina, tentando uma cartada final contra o oponente que levou seu dinheiro.

Agora 'guenta' a gambazada!


Do Blog do Ângelo Rigon. Enviado pelo corintiano Rubens Sartori

Esse é ninja...


5 de julho de 2012

Sport Clube Campo Mourão - 1990

Do álbum do Raoni de Assis (foto ao lado), foto mostra a equipe do Sport Clube Campo Mourão, que venceu o Cascavel por 2 a 1 no Paranaense de 1990.

O corintiano Raoni, filho da Lenilda e do Nondas, está escrevendo um livro sobre o profissional mourãoense, que deve ser lançado ainda esse ano.  Ele lembrou que nesse jogo o estádio RB ficou completamente lotado e o time mourãoense virou o jogo no segundo tempo. 

Eu era o tesoureiro do Sport nessa época e acompanhei a equipe em várias partidas. O time era muito bom e por muito pouco que não decidiu o Estadual daquele ano (detalhes extra-campo atrapalharam a campanha...). Clique na imagem para ampliar.


em pé (da esq. para direita): Jair Lençone, Manoel Martins, Idelmar "Babá" da Rosa, Charuto, André, Poleto, Cléber, Luiz Carlos, Zico e Dirceu Mendes
agachados: Éder, Cícero, Juarez, Osvaldo, Douglas Neves e Mangaba

Fake Number - " O Que Faltava em Mim"



Elektra - Fake Number
Fake Number é uma banda brasileira de Pop Punk, formada por Elektra (Vocal), Pinguim (Guitarra) e André Mattera (Bateria). Elektra nasceu em Resende - RJ e cresceu em Lorena - SP, junto com Pinguim e Tony (ex-baterista), que juntos formaram a Fake Number.

Anúncios. Como deveriam ser...










(enviado pelo Jayminho Bernardelli)

A arte de Nagai Hideyuki

Hide é o nome artistico de Nagai Hideyuki ou Takashi Hideyuki, um jovem japonês de apenas 21 anos .


Jogando com a luz e principalmente com a perspectiva, Hide usa de uma forma perfeita uma técnica de projeção chamada anamorfose para assim conseguir a ilusão de três dimensões quando a imagem é vista de um certo ângulo.


Estas imagens ganham formas através de lápis de grafite, ou lápis de cor, e assim é possível conseguir fantásticas de imagens mono ou policromáticas, de cenas ou estruturas a 3D.


Se quiser saber mais sobre este artista, visite o SITE do artista.

Chapéu para torcedores do Boca, do Santos, do Palmeiras...


4 de julho de 2012

Ricardo Borges e Letícia Nogarolli

Via Facebook, mostro foto do Arena Stúdio  Fotográfico que mostra o Ricardo Borges entrevistndo a jornalista Letícia Nogarolli, em animada Festa Junina realizada na Associação Sanepar em Campo Mourão. 

Ricardo Borges Botaro é advogado e apresentador de programa na TV Carajás. Quer se divertir? Convide o Ricardo para sua festa. Ele imita personalidades mourãoenses com uma perfeição que nunca vi (mais abaixo, assista ele imitando os trejeitos do ex-prefeito Tauillo Tezelli). Convide-o para jogar Truco e falar de futebol para deixá-lo nas nuvens! ;)

Letícia Nogarolli é apresentadora do Jornal CRN, também da TV Carajás, e deve apresentar, em breve, um jornal que irá ao ar a partir das 23h, encerrando programação diária da emissora.  Clique na foto para ampliar.

Ricardo Borges e Letícia Nogarolli - Campo Mourão/PR -  2012

Boz Scaggs - "Miss Sun"



William Royce "Boz" Scaggs (nascido em 8/06/1944) é ​​um cantor, compositor e guitarrista estadosunidense. Ele ganhou fama na década de 1960 como guitarrista e vocalista ocasional com o Steve Miller Band e na década de 1970 com o solo de vários singles Top 20 nos Estados Unidos, juntamente com o álbum Silk Degrees.

Vídeo mostra apresentação ao vivo no Great American Music Hall in San Francisco, em 2003.

Brasiiiiiiiillll


Uma leoa muito especial e seus filhotes



(enviado pelo Jairinho Batista de Mello - Maringá/PR)

Coloque canela nas receitas e proteja a saúde

A especiaria ajuda no controle do colesterol e do diabetes
 
Com um chá quentinho, acompanhando a banana e até mesmo num delicioso bolo. A canela dá um gostinho especial até nos pratos mais simples - e não é somente o paladar que esta especiaria agrada. Seja em pau ou em pó, a canela oferece diversos benefícios para a saúde. "Os óleos essenciais presentes na canela são os responsáveis por esses efeitos positivos, meia colher de chá do pó por dia são suficientes para sentir a diferença", afirma a nutricionista Viviane Pereira, da rede de lojas Mundo Verde.

Ajuda a controlar o diabetes
O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a canela é rica em cromo, um elemento químico que aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda no controle da glicemia do sangue. Segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, os baixos níveis de cromo no organismo também aumentam a intolerância à glicose. Outro estudo, realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia, indica que uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose no sangue. Participaram da pesquisa portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia colher de chá de extrato de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pacientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença.

Regula o colesterol
Um estudo realizado pela Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia da especiaria tem papel importante no combate ao colesterol. Após seis meses de estudos foi observado que 70% dos pacientes favoráveis a incluir canela na dieta tiveram uma redução de 10% dos níveis do colesterol ruim, 30% nos triglicérides (gorduras do sangue), e de 1% a 26% do colesterol total. Já os pacientes que não receberam a dose diária de canela não apresentaram melhora. Os pesquisadores acreditam que a redução obervada é resultado da ação dos antioxidantes, ativos no controle dos processos inflamatórios do organismo.

O nutrólogo Roberto Navarro explica que a ação antioxidante vem dos compostos bioquímicos fenólicos presentes na canela. "Quadros inflamatórios (como obesidade, diabetes, colesterol alto e síndromes metabólicas no geral) geram estresse oxidativo?, explica o especialista. ?Os antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis por esse processo."

A polêmica da hipertensão
Alguns especialistas pedem que pacientes hipertensos evitem consumir canela, porque ela poderia atrapalhar no controle do problema. Enquanto isso, alguns estudos tentam provar o contrário: uma pesquisa recente, realizada pela Thames Valley University, de Londres, mostrou que indivíduos com diabetes tipo 2 observaram níveis de pressão sanguínea reduzidos ao consumir dois gramas de canela por dia. Mas ainda é cedo para afirmar que se trata de uma regra e, se a hipertensão arterial preocupa você, o ideal é perguntar a opinião do seu médico antes de consumir a especiaria, evitando qualquer tipo de alteração nos valores.(via: Minha Vida)

3 de julho de 2012

União Mourãoense, campeão da Liga Amadora de Futebol de C. Mourão - 1961

Fornecida pelo Wilson Iurk, o Biju, foto mostra ela ao lado de companheiros, diretores e atletas, do União Mourãoense, campeão do primeiro campeonato amador realizado pela Liga Amadora de Futebol de Campo Mourão, em 1961. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita: Wilson "Biju" Iurk, Getúlio Ferrari (in memorian), Osvaldo "Careca", Avelino Piacentini (in memorian) e Nerci Angheben (in memorian) - 1961



The Commodores é uma banda de soul dos EUA, liderada por Lionel Richie até 1983. Em 1968 os colegas de escola Milan Williams, Ronald LaPread, Willian King Jr.,Thomas McClary e Walter Clyde Orange juntam-se a Lionel Richie e formam os “The Commodores”. Logo no início da carreira, a banda participou de uma audição onde foram escolhidos para abrir a turnê do grupo formado pelos irmãos de Michael Jackson, os Jackson 5. 

Em 1974 lançam “Machine Gun” e começam a trilhar uma carreira de sucesso com 3 discos de platina, e vários hits nas paradas. Lionel Richie se tornou o compositor principal do grupo. “Three Times A Lady”, “Still”, “Just To Be Close To You” e “Easy” foram os hits mais tocados na época em que os The Commodores estavam no auge da carreira.
 
Com o tempo, Lionel Richie foi-se afastando do grupo em projetos paralelos. Em 1980 produziu e escreveu canções para o disco de Kenny Rogers e, em 1981, ganhou o disco de platina com o dueto formado com Diana Ross para o hit "Endless Love", que foi trilha sonora do filme Amor sem fim.
 
Após a saída de Lionel Richie, os Commodores ainda tiveram um sucesso mundial, com a canção "Nightshift", do álbum de mesmo nome, em 1985.

Caminhonete capota em estrada, mas continua viagem. Assista

Vídeos de acidentes de trânsito geralmente bombam na web. Mas esse aqui é bem peculiar. Em uma estrada da Nova Zelândia, uma caminhonete acabou capotando ao fazer uma curva muito brusca em alta velocidade. Pasmem agora: após o capotamento, o veículo voltou a ficar milagrosamente sobre as rodas, podendo seguir viagem como se nada tivesse acontecido. Bizarro, não? Assista ao vídeo, que já tem 250 mil visualizações no YouTube. (via: Bombou na Web)

Astro da NBA assusta pessoas em museu de cera de Nova York

Carmelo Anthony, jogador do New York Knicks, finge ser estátua de cera e assusta visitantes do museu.



(Dica do Peter Fell)

10 animais melânicos surpreendentes

O melanismo é o desenvolvimento excessivo – um aumento concentrado e considerável – da pigmentação preta, que ocorre por mutação genética em animais. É o oposto do albinismo. Geralmente é uma condição rara, embora em algumas espécies ocorra com mais frequência – como a pantera negra. Confira alguns exemplos incríveis de animais melânicos:


1 – Lagartos
Tiliqua scincoides scincoides é uma espécie de lagarto conhecida como “skink”. Essa é uma variação melânica.

2 – Esquilo
O esquilo-terrestre-de-capa-dourada (Callospermophilus lateralis) já é em si mais raro, ainda mais o da cor preta.

3 – Veado
Um fotógrafo tirou estas fotos de um filhote de veado preto raro em Austin, Texas (EUA).

4 – Pinguim
Um pinguim preto extremamente raro foi fotografado na Antártica por Andrew Evans, da National Geographic. Essa é uma mutação “um em um zilhão”.

5 – Raposa
A raposa prateada é uma forma melânica da raposa vermelha. Elas apresentam uma grande variação de pele: algumas são completamente pretas, exceto pela ponta da cauda branca, enquanto outras podem ser cinza-azuladas.

6 – Zebra
Essa zebra melânica foi fotografada ao lado de uma comum no Parque Nacional Etosha, da Namíbia.

7 – Foca
Foca melânica em Shetland, no Reino Unido.

8 – Pantera negra ou Jaguar melânico
Essa é uma cor típica melânica de espécies de grandes felinos. Na América Latina, uma pantera negra é apenas um jaguar melânico; na Ásia e na África, é um leopardo negro, e na América do Norte, pode ser uma onça preta ou parda. Aliás, é provado que os gatos pretos têm um sistema nervoso mais equilibrado e uma resposta mais rápida que gatos de outras cores.

9 – Cobra
Bonita cobra melânica.

10 – Lobo

(via: Revoada/Natasha Romanzoti)

2 de julho de 2012

Seu Luís e os Gonzaga

Seu Luís Gonzaga foi grande amigo de meu falecido tio Sebastião. Em todos os nossos encontros ele mandava o um abraço 'pra Bastião'. De vez em quando ele encontrava um texto interessante e dava uma jeito de me entregar, sempre com o recado: 'para ler, mesmo que seja no banheiro'.

Acho que já contei que no meu primeiro dia de trabalho, como vendedor na Casa Tapi, aliás o meu primeiro emprego, ele chega na hora do almoço, quando só eu estou na loja, e compra um bola para presentear alguém e pede para caprichar no pacote. Primeiro dia, primeiro emprego, primeiro pacote, não preciso dizer que acabou foi ele mesmo embrulhando a redonda. Alguém aí já tentou embrulhar uma bola?

No Facebook, encontrei essa foto do começo dos anos 1970 que mostra toda a família Gonzaga reunida. Com a ajuda do Piu identifiquei todos os personagens e à frente do nome mostro a cidade onde residem atualmente.

Dona Enelide, a matriarca, faleceu em 1976 e seu Luís em 1998. Clique na imagem para ampliar. (ao lado, a foto original, sem numeração).

1- Enelide "Néli" de Oliveira Aguiar (Rio Branco/AC), 2- Luís Miguel de Oliveira Aguiar (Rio Branco/AC), 3- Luís Augusto de Oliveira Aguiar (Curitiba/PR), 4- Enelide Paulina de Oliveira Aguiar (Brasília/DF), 5- Enelide Aguiar de Oliveira (in memorian), 6- Luiz Gonzaga Oliveira (in memorian), 7- Luís Mário "Timbau" de Oliveira Aguiar (Campo Mourão), 8- Luiz Gonzaga "Piu" de Oliveira Aguiar (Campo Mourão/PR), 9- Roberta de Oliveira Luczinski (Curitiba/PR), 10- Maria Luiza "Isa" de Oliveira Luczinski (Curitiba/PR), 11- Luís "Nino" de Oliveira Aguiar  (Capoeiras/PE), 12- Luís Aguiar de Oliveira (Medianeira/PR) e 13- Roberto "Beto" Luczinski (Curitiba/PR)   

Cássia Eller e Noite Ilustrada - "Você Passa, Eu Acho Graça"



Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10/12/1962 — Rio de Janeiro, 29/12/2001 foi uma cantora e violonista do rock brasileiro.

Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio repentino. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, já que ela já fora usuária de cocaína. A suspeita foi considerada inicialmente como causa da morte, porém foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após autópsia.

Mário Sousa Marques Filho (Pirapetinga -MG, 10/04/1928 — Atibaia, 28/07/2003, mais conhecido como Noite Ilustrada, foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.

O pseudônimo foi dado por Zé Trindade, que comandava a revista musical Noite Ilustrada em Além Paraíba (Minas Gerais), onde o jovem Mário começou a carreira de violonista.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos e Recomendados da Semana



O Caminho do Perdão









RECOMENDADO DA SEMANA 
O Segredos dos Seus Olhos ... Drama
Com: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella
(Argentina/Espanha - 2009) 




Imagens revelam grandes atrações de circos de horrores do século XIX

Circos de horrores eram muito populares entre as classes mais baixas em meados do século XIX. Fotos liberadas pela Syracuse University (EUA) mostram quem eram algumas das principais atrações bizarras da época.


Fanny Mills , a 'Pé Grande', sofria da Doença de Milroy, que causa grande inchaço nas pernas. Anne Leek, que não tinha braços, juntou-se a um circo de horrores para se sustentar e ter onde morar
Lionel, o Menino-Leão (à esquerda), e Jo-Jo, o Menino-Cão: problemas genéticos que hipnotizavam plateias americanas
Criança de 2 anos com pelos em quase todo o corpo, e Myrtle Corbin, que tinha quatro pernas e duas vaginas
Eddie Masher (à esquerda), e seu esqueleto bizarro, e Prince Randian, que nasceu sem braços e pernas, mas conseguia se barbear, pintar, escrever e enrolar fumo
Felix Wehrle, o 'Homem-Elástico', sofria da Síndrome de Ehlers-Danlos, e Frank Lentini, que nasceu com três pernas e trocou a Sicília para viver da deformidade nos EUA

(via: Page Not Found)

Sucesso na internet, vídeo que retrata o 'jeitinho carioca' pode ter continuação



Hábitos e situações vividas por cariocas são retratados com bom humor em vídeo que se tornou fenômeno das redes sociais

Quem não é do Rio pode achar estranho ouvir alguém sugerir um programa com um “Partiu?” ou aceitar um convite com um “Já é”, mas expressões como estas fazem parte do vocabulário carioca assim como o habitual “Vamos marcar alguma coisa” quando se reencontra um conhecido - ou desconhecido - e o “Imagina na Copa”, cada vez mais presente em queixas sobre o trânsito ou o metrô lotado.

Inspirado no curta “Shit New Yorkers say” (algo como “Besteiras que os nova-iorquinos dizem”), o vídeo “O jeitinho carioca” retrata alguns destes hábitos e expressões que estão nas ruas, nos bares, na praia e em todos os cantos de uma cidade onde um dia de 20 graus é motivo para tirar o cachecol e os agasalhos pesados do armário.

A cineasta Mariana Januzzi, uma das realizadoras do projeto, explica que a ideia surgiu por causa dos grandes eventos de que a cidade foi ou será sede, como a Rio+20 e a Copa do Mundo de 2014.

- Fizemos uma lista da nossa cabeça, com coisas que nós mesmos fazemos ou falamos. Vimos que estávamos no caminho certo quando consultamos nossos amigos e até mesmo os atores, que concordaram com a lista e acrescentaram outras situações – explica Mariana. - Achamos que o vídeo se encaixava no momento que a cidade vive, com tantos eventos. A gente quis fazer algo bem humorado e com belas imagens.

A ideia deu certo. Realizado por duas produtoras da cidade, a 2Olhares e a Makulelê, o vídeo foi postado no YouTube na noite da segunda-feira e, em menos de uma hora, teve o número de visualizações praticamente duplicado de 5,3 mil para mais de 11 mil na tarde de terça-feira. Mariana confessa que o curta foi pensado para ser um viral, mas diz que não esperava que o sucesso fosse tanto. Ela acredita que isso se explica pela identificação com os personagens.

- Todo mundo tem um amigo que se parece com algum deles – brinca.

Já o antropólogo Everardo Rocha, da PUC-Rio, acredita que a grande repercussão tem como causa o fato de o material mostrar uma visão simpática e descontraída não somente da cidade e dos cariocas, mas também dos brasileiros.

- É um jeito leve de viver a vida e que pode ser visto em qualquer cidade do país. Todos nós já vivemos alguma daquelas situações - diz.

Para Rocha, um dos méritos do curta é ir além dos clichês e estereótipos.

- O roteiro mostra uma certa incoerência típica do carioca. Para quem vive na cidade, por exemplo, Niterói parece ser em outro estado, mesmo sendo ao lado. Você diz “Passa lá em casa” para um amigo simplesmente para ser simpático, sem assumir um compromisso, ou tolera um flanelinha, mas acaba tentando driblá-lo. O carioca tenta ser mais esperto que o outro para evitar o conflito. É uma cidade em que a paisagem é alegre e isso contribui para esse “jeitinho” - explica o antropólogo.

E como a lista de situações e expressões é grande, a equipe já está pensando em lançar um “O jeitinho carioca 2”.

- Vamos aproveitar bem essa repercussão, mas como muita coisa ficou de fora, temos material para um segundo vídeo. Mas estamos pensando em algo mais polêmico, mais focado no comportamento, mas sempre inspirado no nosso jeito de ser – adianta Mariana.

Partiu então.

(via: O Globo)