6 de junho de 2012

Doutor Íris Mazzuchetti, a filha e os netos - 1984

Do álbum da Fátima Albuquerque, foto de 1984 mostra o doutor Íris Antonio Mazzuchetti ao lado da filha Rosi (in memorian) e dos netos Jeff e Tisciana.

Advogado, ex-presidente da câmara de vereadores (1970) e vice prefeito de Campo Mourão (1972/76), doutor Íris faleceu em agosto de 2010. Tive o prazer de conhecê-lo, na roda de chimarrão que o reunia quase todos os dias aos amigos, também advogados, Renato Fernandes Silva e Rubens Luiz Sartori. Clique na imagem para ampliar.

Jeff, Tisciana, Rosi (in memorian) e Íris Antonio Mazzuchetti - Campo Mourão/PR - 1984

Eric Clapton e Derek Trucks - "Why does love got to be so sad"



Derek Trucks é um guitarrista e compositor norte-americano, vencedor de um Grammy Award com a banda The Derek Trucks Band. Foi considerado o 16º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

"Clapton is God". Essa frase era pixada nos muros londrinos, nos anos 1960, mostrando o quanto os ingleses admiravam Eric Clapton. Continua cada vez mais Deus. Da  guitarra, claro!

Passarinho de duas cabeças. Será?


A britânica Abril Britt, moradora da cidade de Northampton, na Inglaterra, encontrou no seu jardim um pássaro raro de duas cabeças. Ela disse que encontrou o animal no gramado perto de uma árvore. De acordo com o diário "Hampshire Gazette", o animal voltou para o ninho no exato momento da foto.

Especialistas disseram que os animais com este tipo de deformação geralmente não sobrevivem ao nascimento.

(Fiquei com a impressão que o ângulo em que foi tirada a foto cria a ilusão de ser apenas um, mas na verdade são dois pássaros...) 

Cara-metade existe mesmo?

Estudos dizem que nós procuramos parceiros que espelhem a nossa imagem, escolhendo aqueles que nos parecem mais familiares. Você concorda? 

O "Sun" pôs a teoria em teste e juntou casais famosos. Um é a cara-metade do outro? Clique nas imagens para ampliar. (via: Page Not Found)

Angelina Jolie e Brad Pitt

Príncipe Harry e Chelsy Dasy

David Beckham e Victoria

Robert Pattinson e Kristen Stewart

Keira Knightly and James Righton

"Sargadinho dionti'

- Moça, esse pastel é de hoje?

- Não, é de ontem

- E essa coxinha, é de hoje?

- Não, de ontem.

- E o quibe, é de hoje?

- Não, de ontem.

- Como faço pra comer alguma coisa de hoje?

- Vem amanhã.

5 de junho de 2012

No Jogos Interclubes de Campo Mourão - 2012

Enviada pelo Ilivaldo Duarte, foto mostra amigos reunidos no Clube dos Trinta, em Campo Mourão.

Motivo da reunião foi a rodada de futebol suíço da edição 2012 dos Jogos Interclubes de Campo Mourão. Competição terminou nesse final de semana.

Arcam com três títulos de campeão no futebol suíço e dois vices (Tranca feminina e Truco) e Clube dos Trinta também com três primeiros lugares (Tranca mista, Tranca masculina e Truco) e dois vices (Futebol Suíço veteranos e Bilhar) se destacaram na principal competição poliesportiva da cidade (confira a galeria dos campeões no final da postagem).

Deu para perceber que a Arcam reinou no futebol e o Clube dos Trinta nos jogos de baralho.  

O objetivo principal do Interclubes é a confraternização -- tem amigo que só encontro uma vez por ano, sempre nesses jogos --, mas sempre tem alguém que não sabe se comportar, principalmente quando ganha. Uma figura foi 'pentelhar' um amigo por que perdemos a final da categoria veteranos para a Arcam (viramos fregueses!) e ouviu de volta: essa competição é uma covardia, enquanto vocês são milhares, lá no Clube dos Trinta os associados não chegam a uma centena e terminamos os Jogos com o mesmo número de conquistas. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): Ilivaldo Duarte, Luizinho Ferreira Lima, Versi Sequinel, Antonio "Santo Antonio" Ferreira e Getulinho Ferrari
arte: CRN1

The Mannish Boys - "Death Letter"



The Mannish Boys é uma banda de blues norte-americano baseado em Los Angeles, Califórnia.

Conheça a calçada que transmite sinais Wi-Fi e Bluetooth

Basta passear por ela para ter acesso à Web e conteúdos especiais



    Links da Matéria
       Calçada inteligente

Essa é uma tecnologia mesmo surpreendente, que está em testes em Madri, na Espanha. Trata-se de um sistema de blocos que, mesmo cimentados no chão, oferecem conexão de internet sem fio aos pedestres e automóveis ao seu redor. Ou seja, no centro de Madri você já pode se conectar enquanto caminha; tudo gratuitamente. O sistema é inédito e quer transformar a cidade espanhola na primeira capital europeia com calçadas e ruas que funcionam também como plataformas de comunicação e serviços.

Dotados de conexão Wi-Fi e Bluetooth, os blocos medem 40 centímetros quadrados, pesam cerca de 24 quilos e são feitos de carbonato de cálcio. Segundo os criadores do projeto, o material é resistente o suficiente para ser usado em ambientes de tráfego intenso sem interferir na qualidade do sinal.

Além da conexão à internet, a “calçada inteligente” possui aplicativos embarcados que prometem melhorar a experiências dos cidadãos e turistas que transitarem pelos locais com a nova tecnologia. Através do Bluetooth, o viajante recebe informações atualizadas sobre eventos, shows, museus e até alertas para descontos em lojas da região.

Ainda em fase de testes, na noite de inauguração, em 31 de dezembro de 2011, mais de 20 mil pessoas usaram e aprovaram a calçada inteligente e aproveitaram para compartilhar o momento com amigos e familiares nos quatro cantos do mundo.

Se você quiser conhecer todos os detalhes sobre a novidade, acesse agora olhardigital.com.br. Na nossa página você encontra o link da empresa responsável pelo “iPavement”. Será que algum dia teremos o prazer de caminhar por calçadas conectadas também aqui no Brasil?...

Cidades brasileiras com nomes bizarros

Quem é que deu esses nomes às pobres cidades? Nem sempre é possível responder essa questão. Mas confira alguns nomes estranhos de cidades brasileiras:

1 – Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul
Esse município do Rio Grande do Sul nasceu no ano de 1897, com a instalação de fazendas portuguesas na região. Alemães e holandeses também habitaram a aérea.
A origem desse nome esquisito (que antes de ser cidade, era “Vila Não-Me-Toque”) é desconhecida. Lendas de todos os tipos existem, como de que o nome é devido a um arbusto de espinhos abundante na região, popularmente conhecido como não-me-toques, ou de que vem de uma expressão “não me toque destas terras” ou “não me toque daqui”, dita por um fazendeiro português, referindo-se à sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer.
Em 1970, uma lei trocou o nome da cidade para Campo Real, em homenagem ao cereal rei (trigo) cultivado em grande escala no município. Mas muitas reações contrárias geraram um plebiscito favorável a volta do nome de Não-Me-Toque, em 1976.

2 – Pintópolis, Minas Gerais
Pintópolis é um pequeno município mineiro, com população estimada em 2009 de 8.183 habitantes. A cidade de Pintópolis fica a 45 quilômetros do município de São Francisco, e 78 quilômetros do município de Urucuia.
Sua renda se concentra principalmente na extração de carvão vegetal, agricultura e pecuária de gado de leite e corte. Nada disso sugere porque essa cidade tem tal nome peculiar.

3 – Anta Gorda, Rio Grande do Sul
Parece que os gaúchos são experts em nomes de cidade estranhos. A origem do nome Anta Gorda está no próprio site do município. Segundo eles, por volta de 1900, quando o território se estendia por uma vasta área de mata virgem entre os rios Guaporé e Forqueta, muitos animais selvagens podiam ser encontrados na região, inclusive antas, que eram perseguidas pelos caçadores. Uma vez, eles abateram uma anta muito gorda lá. Quando alguém desejava referir-se a tal local, dizia: lá onde mataram a “anta gorda”. A Bahia tem uma cidade de nome parecido: Antas.

4 – Xique-Xique, Bahia

A história desse município baiano de cerca de 45 mil habitantes, nas proximidades do rio São Francisco, é quase tão antiga quanto o descobrimento do Brasil. A aérea foi colonizada por portugueses muito cedo, desde 1545. Reza a lenda que, por iniciativa de um tropeiro, residente na Ilha do Miradouro, foi construída uma capela na região em cumprimento a uma promessa, a qual ele dedicou ao Senhor do Bonfim e Bom Jesus.
O surgimento da capela atraiu dezenas de moradores de outras fazendas, que passaram a construir suas moradias em torno dela. No ano de 1700, através de um ato assinado por Dom Sebastião Monteiro da Vide, primeiro arcebispo do Brasil, o arraial passou a ser uma freguesia, passando a se denominar Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique. A história segue por vários capítulos até que se tornar definitivamente a Comarca de Chique-Chique. Hoje, é o município de Xique-Xique. A pergunta que fica é: quem adicionou o Chique-Chique/Xique-Xique na coisa toda e por quê?

5 – Passa e Fica, Rio Grande do Norte
Essa cidade potiguar tem uma história peculiar, que começa com o cidadão Daniel Laureano de Souza, em 1929, que construiu uma casa em um desabitado território situado à beira de uma estrada que ligava a cidade de Nova Cruz a Serra de São Bento. Daniel tinha uma pequena bodega em sua casa, onde bancava jogos e vendia aguardente. O pequeno negócio ficou famoso, atraindo o pessoal de passagem. Como quem entrava na bodega não queria mais sair, o empreendimento de Daniel começou a exercer influência em toda a redondeza, dando início a formação de um pequeno núcleo populacional nas proximidades. O morador da aérea, Antonio Luiz Jorge de Oliveira, dizia que aquele lugar era o “passa e fica”, dando origem, em 1962, ao município Passa e Fica.

6 – Pau Grande, Rondônia
Tudo que sabemos sobre Pau Grande é que ela existe de verdade, e fica em Rondônia. Você a conhece?

7 – Jijoca de Jericoacoara, Ceará
A história dessa cidade bela remonta ao ano de 1614, no qual uma expedição militar conquistou toda a zona, habitada por tribos indígenas.
Nas redondezas da Praia de Jericoacoara se fundou um pequeno povoado em volta da agricultura e da pesca, que se tornou a origem da Vila de Jericoacoara. No ano de 1984, a região se tornou protegida – Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara – para conservar e proteger suas belezas naturais.
Além dessa praia belíssima, um dos principais destinos turísticos brasileiros, a região conta com a Duna Pôr-do-Sol, a Pedra Furada e a Lagoa de Jijoca.
No ano de 1990 se iniciou a emancipação política da região, criando o município autônomo de Jijoca de Jericoacoara. Esse nome, então, vem de duas belezas naturais da região (que, especulo eu, parecem ter sido nomeadas pelos índios que lá viviam).

8 – Bofete, São Paulo
Bofete é uma cidade paulista antiga, com uma história política agitada (pertenceu a várias comarcas, mudou de nome, etc). Desde sua descoberta, em 1843, a cidade já teve os nomes de Samambaia e Rio Bonito. A partir de 1921, passou a denominar-se Bofete em homenagem ao grande morro que fica a seu pé.
Por esse morro passava uma estrada que levava ao município de Tatuí, que era ponto de passagem dos sertanistas. No local havia grandes cavernas onde os tropeiros guardavam seus pertences, inclusive mantimentos. Por coincidência, na época havia um tipo de móvel de origem francesa, usado para estocar alimentos, que se denominava BUFETT (qualquer semelhança não é mera coincidência). Como semelhança entre o morro e o móvel para estocar mantimentos, houve a associação entre ambos e surgiu o nome aportuguesado pelos sertanistas “bofete”, que se tornou popular na comunidade e originou o nome da cidade. Quem imaginaria? Eu mesma estava esperando a história de uma briga, ou coisa parecida.

9 – Lagoa da Confusão, Tocantins
Esse município de Tocantins é relativamente recente, já que foi criado em 5 de outubro de 1989. Mas a história de Lagoa da Confusão se inicia em 1933, com a chegada das primeiras famílias na região. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos. Por conta da geografia, elas tiveram dificuldades para chegar à lagoa, o que gerou muita confusão. Daí o nome do povoado e, posteriormente, do município. Em Pernambuco, tem uma cidade de nome parecido, “Lagoa do Carro”, que, de acordo com a população, teve origem na história de que um carro de bois caiu em suas águas, dando nome ao vilarejo que mais tarde virou município.

10 – Feliz Natal, Mato Grosso
Essa pequena cidade surgiu em 1989, tendo conquistado emancipação em 1995. A principal corrente migratória que povoou Feliz Natal veio dos estados do Sul. A origem desse nome é desconhecida, mas deve ter algo a ver com o Natal. Se bem que nunca se sabe, né? Bofete provou que não podemos assumir nada. (via: Lista 10)

Sobrou cerca...


4 de junho de 2012

Nelson Denker - formatura do ginasial 1968

De 1968, foto (no final da postagem) mostra o Nelson Denker posando para o álbum de formatura do ginasial (atual primeiro grau) no Colégio Estadual de Campo Mourão.

Odete e Nelson Denker - 1976
Denker, que atualmente curte merecida aposentaria depois de trabalhar na Teuto Brasil, na Coamo e, principalmente, como professor da Fecilcam, conta que nessa época o Colégio Estadual funcionava atrás do Estádio Municipal em instalações de madeira. 

Viúvo muito novo -- esposa Odete Keller faleceu num acidente de automóvel-- ele criou, e muito bem!, seus três filhos (Tássio, Tarcisio e Tarcila). Ele é parceiro de Truco e de boas histórias lá no Clube dos Trinta. Clique nas imagens para ampliar.

Nelson Denker - 1968

Birdy - "People Help The People"



Jasmine van den Bogaerde (15/05/1996), conhecida pelo seu nome artístico Birdy, é uma cantora britânica. Ela ganhou o concurso de música Open Mic UK em 2008, com a idade de 12 anos. 

Birdy também é o nome de seu álbum de estréia lançado em novembro de 2011.

Sete alimentos de Festa Junina para comer sem medo da balança

Algumas iguarias podem ser ingeridas no dia a dia sem prejudicar a dieta

Festa junina é sinônimo de pecado contra a dieta, certo? Em partes. De fato, se você pensar em alimentos como pamonha, pé-de-moleque, pinhão e amendoim, desanimará totalmente do cardápio junino. Entretanto, o clima frio e todo o resto do ano podem sim ser recheados com alguns alimentos típicos da comida roceira das festas de São João - e que vão dar um tom diferente a seu cardápio trivial. "Com as escolhas corretas, as comidas de festa junina não significarão quilos a mais. É preciso aprender a equilibrar a alimentação, optando por alimentos saudáveis, o que é possível mesmo em comidas com cara de festa", segundo a nutricionista da Nutry Up, Lidiane Martins.

Milho, cereal que dá energia
O milho vai tanto assado na espiga com manteiga, quanto em várias receitas de doces juninos. O grão é uma ótima fonte de fibra que auxilia no bom funcionamento intestinal, além de ser uma ótima fonte de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio e ferro. O milho cozido é a versão mais saudável, que deve ser consumido sem muito sal e com moderação na manteiga ou margarina. Lembrando que o milho cozido é uma boa fonte de energia, contendo 100kcal por 100g do alimento - e a manteiga, em apenas uma colher de sopa é capaz de dobrar essa quantidade de calorias. Há também o irresistível bolo de milho, que possui uma versão light, com apenas 80 kcal por porção, confira a receita. 



Vinho, amigo do peito
Vinho quente é acolhedor, irresistível nestes dias mais frios. Mas, vale lembrar que a deliciosa receita leva uma boa quantidade açúcar, pedindo moderação, pois o álcool também é bastante calórico. No dia a dia, tomar um cálice de vinho tinto é uma ótima escolha, pois segundo Lidiane Martins, ele possui antioxidantes que auxiliam a prevenção de doenças cardiovasculares. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, concluiu que beber moderadamente ajuda na perda de peso - e a bebida mais eficiente para isso foi o vinho tinto, seguido de outras bebidas como a cerveja, o vinho branco e o licor. 

Gengibre, voz afiada
A raiz que aromatiza o quentão das festas de junho é um ótimo tempero. "Ele possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e auxilia na digestão", indica Lidiane. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O gengibre é um ótimo alimento funcional, que pode acompanhar suas carnes, sopas, bebidas e doces. Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos. 

Cuzcuz à paulista
Nas mesas de todo arraial que se preze, essa delícia salgada pode ser acompanhado de salada e fazer as vezes de uma refeição. A receita, que leva farinha de milho como base, pode dispensar os ovos, azeitonas, milho em conserva e ser feito com atum light, em vez de sardinha, o que dá um sabor especial com menos calorias e gorduras. Não se esqueça do tomate, palmito e ervilhas. Outra ideia é apostar na versão vegetariana, com proteína de soja e leva também abobrinha e cenoura.

Abóbora na panela
Ingrediente principal do doce (que é bem calórico, com 406 kcal por 100 gramas) bastante típico das festas juninas, a abóbora cozida não só pode, como deve, fazer parte do seu cardápio diário. Ela possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. "Estudos mostram que seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. No entanto, evite combinações com leite de coco, coco e leite condensado", explica a nutricionista. Confira uma receita de creme de abóbora com gengibre.
A abóbora também é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, a mesma substância do tomate, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B, cálcio e o fósforo. Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida diariamente de diversas formas, em saladas, pratos quentes, refogados, sopas e pães. Muitas pessoas consomem as sementes, que são ricas em ferro, torradas como aperitivo. 

Tapioca
Típica da região Nordeste, a iguaria já invadiu os pratos de todo o país. A massa, que contém mandioca é uma ótima escolha para quem não pode comer glúten. Como é feita de farinha de polvilho e água, a massa da tapioca é pouco nutritiva. Uma porção de 50 gramas da massa tem 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas. A dica é tentar compensar na escolha dos recheios, a deficiência nutricional da massa. As opções com recheios de frutas são uma boa, desde que não venham acompanhadas de muito açúcar, leite de coco e leite condensado - a versão de frutas com geleia tem 250 calorias, ou seja, pode entrar no café ou lanche de vez em quando. Uma opção atrativa para os dias frios é a de Romeu e Julieta light, feita com geleia de goiaba diet e queijo branco. 

Espetinho
Os cortes magros de carne, como maminha e alcatra, são mais indicados. Para consumir carnes mais gordas, como a picanha, retire o máximo que conseguir da capa de gordura. Evite a costela suína e bovina, que são bastante gordurosas. As linguiças também devem ser evitadas, pois, além da gordura, são ricas em conservantes e sódio, que provoca retenção de líquido e o aumento de peso. Se não conseguir resistir, não consuma mais do que meia unidade. (via: Minha Vida)

As vantagens de se viajar em grupo

Cezão Bronzel e meu mano Walmir em enviaram esse vídeo, com três peças publicitárias criativas e bem-humoradas, que mostram algumas vantagens de viajar em grupo. Divirta-se:

De vadias@ para viado@

Leiam o que seria uma troca de emails entre vadias@ e viado@. Claro que deve ser uma peça de humor do amigo Ivan Sergio Bonfim, lá de Curitiba!


1 de junho de 2012

Professores e amigos comemorando no Country Clube - 1971

Enviada pelo advogado Ademar Kenhiti Issi, foto mostra professores e amigos durante confraternização comemorativa do dia dos professores do ano de 1971.

Ademar conta que o jogo de futebol foi realizado no Country Clube de Campo Mourão.

Um personagem ficou sem identificação. A foto reúne personagens que vi jogando futebol, e muito bem!, como o atual desembargador Marcos Fanckin e o produtor rural Valmor Barato, mas também traz alguns que nunca imaginei que praticaram a modalidade, como o próprio Ademar, que é casado com minha prima Rosana, o saudoso professor Ephigênio, José Binote e o Zeca Boiko. Clique na imagem para ampliar.

(em pé, da esq. para a direita): Antonio Nakamura, Noslen Roseira Gomes, Ephigênio José Carneiro (in memorian), Marcos de Lucas Fanckin, Valmor Barato, Bogdan Hodniuk e ...
(agachados): José Binote, Flávio Celestino, Elson Daniel Fleith, José Carlos dos Santos, Félix Santiago, Ademar Kenhiti Issi e José "Zeca" Boiko.

The Trammps - "Hold Back The Night"



The Trammps, americanos da Califórnia, foi um dos primeiros grupos de 'Disco'. Ele são mais conhecidos pela música "Disco Inferno" parte da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite".

Casablanca Videolocadora: lançamentos e recomendado da semana













CASABLANCA RECOMENDA
Mais Forte que a Vingança (Jeremiah Johnson - EUA/1972) ... Aventura
Com: Robert Redford



Vídeo de crianças dublando Gotye vira hit na web

O artista belga-australiano Gotye ainda não atingiu o grande público brasileiro, mas nos Estados Unidos e no Reino Unido, já alcançou os primeiros postos em vendas de singles, desbancando artistas de peso como Madonna e Coldplay. Gotye conquistou inclusive as crianças: o vídeo abaixo, que já foi visto mais de 1 milhão de vezes no YouTube, mostra um casal de amigos dublando empolgados a música “Somebody That I Used to Know” no carro.

As crianças são o filho da namorada do usuário Ehammar, que publicou o vídeo, e uma amiguinha dele, ambos de 6 anos de idade. Há alguns meses, eles viram o clipe original da canção (no final da postagem) e se apaixonaram. Então, resolveram fazer um vídeo para a música, gravado durante algumas viagens de carro e editado depois pelo americano Ehammar. O casal é fofo demais: eles cantam, interpretam, dançam, fazem brincadeiras um com o outro… (via Bombou na Web)



Minha neta Fernanda, 5 anos, assiste o clipe original pelo menos uma vez ao dia. Assista abaixo o clipe original divulgado em julho de 2011:

Menino de 2 anos que nasceu surdo ouve a voz da mãe pela primeira vez

A história ainda não foi muito bem divulgada. Mas, assistindo ao vídeo, é possível entender que Cooper, nascido com deficiência auditiva, passou por um implante coclear aos 2 anos de idade. As imagens abaixo revelam o garotinho ouvindo a voz de sua mãe pela primeira vez. Emocionante demais!


(via Bombou na Web)