7 de outubro de 2011

Handebol Campo Mourão - Jojup´s - Jeup´s

Logo mais, às 19h30, na Praça da Catedral de São José em Campo Mourão, acontece a cerimônia de abertura da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s). O evento movimentará a cidade pelos próximos dez dias e conta com a participação de mais de 5000 pessoas entre atletas e dirigentes. Para acompanhar programação, resultados e tudo que acontece nos jogos, CLIQUE AQUI! ou AQUI!
Nos anos setenta, os jogos para atletas com menos de 18 anos era denominado Jogos Estudantis do Paraná. Por dois anos, 1978 e 79, a União dos Estudantes do Paraná (UPES) realizou o Jeup´s, que era mais uma opção de competição para estudantes, além da oficial oferecida pela Secretária de Educação do Estado.

                                                              Colégio Afirmativo - 3o Colocado Jeup´s - 1979
em pé (da esq. para a direita): Walmir F. Lima, Francismar, Cézão Bronzel, Luizinho F. Lima, João Silvio Persegona e Dula F. Lima
agachados: Tony, Neucir José da Silva (in memorian), Waldemor Vigilato Filho, Edgar "Gato", Adilson Pagan e Marcos Ferrari.

Em 1979, o Jeup´s foi realizado em Campo Mourão e esses dois timaços, acima e abaixo, do Colégio Afirmativo (atual Integrado) e o Colégio Estadual eram os grandes favoritos na modalidade de handebol, mas acabaram se encontrando nas semifinais -- partida emocionante, só decidida em favor do Estadual na cobrança de sete metros (penaltis).  A final eles ganharam com facilidade! 

                                                Colégio Estadual de Campo Mourão - Campeão Jeup´s - 1979
em pé (da esq. para a direita): Betinho Nogaroli, Getulinho Ferrari, Luiz Carlos Prates, Luiz Roberto Udhre e João Barbosa
agachados: Edson Afonso, Birão Rodrigues, Ubiraci Rodrigues, Jefferson, Guilherme Maillard e Ricardo "Bruca" Costa

Nessa edição dos Jojup´s, a equipe do handebol masculino de Campo Mourão, que recentemente conquistou o título de campeão estadual (foto abaixo), é o grande favorito dos jogos. Quero ver se acompanho todos os jogos da equipe comandada pelo Jair Grasso. Clique nas imagens para ampliar.

Campo Mourão Handebol
Campeão Estadual Juvenil - 2011

Louis Armstrong e Velma Middleton - "Saint Louis Blues"




Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4/08/1901 — Nova Iorque, 6/07/1971) é considerado "a personificação do jazz". Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete.

Velma Middleton (1917 * 1961) foi uma cantora de jazz americano, nascida em Holdenville, Oklahoma, muito conhecida por ter cantado com Louis Armstrong.

Lançamentos e mais locados Casablanca Videolocadora











OS MAIS LOCADOS - SETEMBRO 2011 

1º - 72 Horas ... suspense
2º - A Garota da Capa Vermelha  ... suspense
3º - O Turista ... Ação
4º - A Ressaca  ... comédia
5º - Gente Grande ... comédia
6º - Thor ... Aventura
7º - Fúria Sobre Rodas  ... Ação
8º - O Último Exorcismo ... terror
9º - Juntos Pelo Acaso ... comédia romântica
10º - Água Para Elefantes ... drama

Tecnologia: Carro com vidro mágico


As tecnologias de informação e entretenimento para veículos, como as mais diversas interfaces gráficas, superam-se dia a dia. Um conceito pensado pelos japoneses da Toyota, entretanto, revolucionará a experiência da criançada – e, por que não, dos adultos – no carro, especialmente em viagens longas. Trata-se da “Janela para o Mundo”.

Engenheiros da Toyota Motors europeia e do Instituto de Design de Copenhague criaram um vidro sensível ao toque que permite às crianças desenharem (com o vidro limpo!), dar zoom nas imagens fora do carro, ter informações sobre a paisagem e interagir com elas.

Melhor um toque do que mil palavras. Veja você mesmo:



Via:  Yahoo! Autos Brasil

10 alimentos que ajudam a emagrecer

Todo mundo sabe que pra ter uma alimentação saudável é importante ter no prato muita variedade. Quanto mais colorida a sua comida, mais prazeroso vai ser comer. Que tal incluir nas suas refeições, alimentos que são superpoderosos quando se fala em perder os quilinhos extras?

É importante dizer que, só esses alimentos não fazem milagre, são um conjunto de coisas e alimentos que vão te fazer chegar onde você quer, por isso, não exclua alimentos do seu cardápio. (fonte: Gerúndio Insano)

Arroz integral: O arroz comum está sempre no nosso dia a dia, mas que tal substituí-lo pelo integral? No arroz integral, as fibras, minerais e as vitaminas são preservadas, já que aquela película que reveste o arroz é mantida. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.


Feijão: Ele é rico em proteínas e não possue gordura saturada. Não precisamos nos preocupar com o mau colesterol!

Peixes: São fontes de ômega-3, uma gordura importante para as células. Previne as doenças cardiovasculares e ajuda a manter o ponteiro da balança equilibrado.

Granola: Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado e previne o diabetes. Ainda tem a função de regularizar o intestino, previnir doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.

Nozes: São ricas em vitamina E, fibras, proteínas, potássio e gordura insaturada. Ajudam no emagrecimento e na manutenção do peso, porém são extremamente calóricas: uma porção de seis unidades contém 115 calorias.

Maçã: Boa parte da fruta contém água, o que faz o valor calórico ficar mais baixo. Uma maçã tem em média 60 calorias, sendo rica em minerais, fibras, vitaminas e pobre em gorduras. Não descarte a casca, pois tem muitos nutrientes e fibras. Se preferir, pode fazer chá com a casca da maçã, fica delicioso!

Tomate: Ele está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma de incluí-lo na sua alimentação é em forma de molho ou cozido.

Água: Nada melhor do que água, não é? Ela espanta a fome e hidrata o corpo. E o melhor de tudo: não tem nenhuma caloria! icon smile 10 alimentos que ajudam a emagrecer

Chás: Eles ajudam os nossos rins a funcionarem melhor, além de eliminar todas as toxinas do nosso corpo. Tem função de ajudar a digestão dos alimentos, o que diminui as calorias no final do dia.

Leite desnatado: Esse é o melhor! Tem uma quantidade bem menor de gorduras e calorias, se for comparar ao leite integral. Tem grande fonte de cálcio e ajuda a previnir a osteoporose.

6 de outubro de 2011

Botafogo Futsal - Campeão Juvenil 1979

Do álbum do Mineirinho, Helmer José Gonçalves, que atualmente mora em Curiúva, onde trabalha no Banco do Brasil, foto mostra uma equipe montada pelo Gilberto Montemezzo: o Botafogo, que foi campeão de campeonato juvenil realizado na Cancha Tagliari, em 1979. 

Foto comprova o que eu sempre disse: o Gilberto não jogava bulufas, servia apenas para ser patrocinador. Nem na foto saiu. kkkk 

Lembro do Abel Garcia, o técnico dessa equipe, jogando no gol em campeonatos com meu pai. Segundo a prima dele, Priscila, esposa do Nestor Fell, ele mora em Curitiba atualmente. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): José Abel Garcia, Edson Salvadori, Danilo, Carlos Alberto de Sá, Luiz Alberto "Zinha" Cordeiro de Souza, Sebastião "Sebas Preto" Martins
Agachados: Joel "Andorinha" Ferreira de Jesus, Dilson Barrionuevo Alves, Vitor Carlos "Picolino" Gonçalves e Helmer "Mineirinho" Gonçalves.

Bob Dylan - "All Along The Watchtower"



Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman; Duluth, 24/05/1941), é um cantor e compositor norte-americano. 

Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961. 

Em 2004, Bob Dylan foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles e uma de suas principais canções, "Like a Rolling Stone", foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970.


O iraquiano que emocionou a todos

Sem comentários! Assistam.



X Factor é um programa da televisão australiana, igual ao American Idol (EUA) e Ídolos (Brasil).

Crocodilo come filtro de água e fica alaranjado


O crocodilo Snappy, atração do Roaming Reptiles, em Victoria (Austrália), fez uma refeição diferente: comeu um filtro de água que estava "dando sopa". Resultado: acabou ficando laranja! 

Após devorar o filtro, o crocodilo de 2 metros e meio alterou o pH da água do tanque em que vive. Assim, seu couro ganhou a tonalidade alaranjada. 

"Snappy é muito territorial e ele atacou o filtro. Alguns dias depois, notei que ele estava laranja", disse ao "Herald Sun" Tracey Sandstrom, dona do parque. 


Apesar da cor estranha, Snappy está em perfeito estado de saúde. E com o mesmo apetite! (via: Page Not Found)

Esse vale a pena rever...

Não sei o que é mais engraçado: a 'marra' do lutador ou a narração. 
Mira la musculatura!!!! Que flexibilidad!!!!!



enviado pelo Antonio Kiwel

5 de outubro de 2011

Maroon 5 - "Moves Like Jagger" (ao vivo no Rock In Rio)

Para mim, o melhor show internacional da edição 2011 do Rock In Rio

Mourãoenses pelo Mundo: Ligiane Ciola - Brescia - Itália

Encontrei a Ligiane, filha da Bárbara e do José Ciola, no Facebook. Conversamos um pouco e já abusei pedindo para ela contar um pouco da vida dela lá na Itália. Ela contou, e muito bem!, e eu a mostro para os amigos do Baú conhecerem e para os pais e amigos dela matarem saudade.  

Ligiane Ciola - Brescia - Itália

Salve, Salve Campo Mourão….

Esses dias no chat do facebook conversando com Luizinho ele  me solicitou que contasse um pouco na minha historia, uma "Mourãoense pelo Mundo". Na verdade sou paulista, mas mourãoense de coração. Meus pais se transferiram para a terrinha em 1981. 

Por aí cresci, estudei, conheci muita gente. Em 1998 fui para Marília, onde fiz minha Universidade de Jornalismo. E depois disso a história é muito longa…..

Carlos e Ligiane
Mas vamos ao que interessa, hoje vivo em Brescia, região norte da Itália. No próximo dia 08 de outubro serão exatamente 9 anos que vivo aqui com meu marido Carlos Leonel. A cidade onde vivo è uma cidade industrial. Brescia está entre Milão, a capital da Moda e Verona, cidade conhecida pela historia de Romeo e Julieta. Chegamos aqui e logo começamos a trabalhar em uma TV, RTB Network, aqui nos ocupamos de um telejornal para emigrantes, um projeto bastante interessante. Em 2008, nosso programa recebeu um prêmio nacional como mellhor telejornal da televisão local. Para quem entende italiano o site do canal que trabalhamos é esse: TG Multietnico Multilingue , para quem quiser conhecer nosso trabalho pode visitar o  Mypsace de Carlos Leonel.

Carlos Leonel com colegas do TVMultietnico

O momento mais feliz desses anos que estou aqui, foi quando recebi a visita dos meus pais, Bárbara e José Ciola. Ir ao aeroporto para buscá-los foi emoção demais....

Bárbara, José e Ligiane
Quero deixar um recado a todos amigos mourãoense que terão a oportunidade de ver esse texto: nem tudo que brilha é ouro, viver em outro país é uma barra muito pesada...
Mas a minha viagem por aqui ainda continua, estou lançando um projeto, todo meu, junto com meu marido que também é produtor e jornalista, um canal web: BRTVREPORTER.
   
    Um forte abraço a todos os amigos de Campo Mourão...
    Paz a todos!!!!!
    Ligiane Ciola para o Baú do Luizinho

Separados no Nascimento

A atual Miss Universo, a angolana Leila Lopes e o craque santista Neymar

Economia na construção

Da escolha do terreno aos acabamentos, a construção pode ter seus custos significativamente reduzidos, desde que o processo tenha um planejamento e uma organização adequado. 
As dicas abaixo buscam, de forma bastante resumida e simplificada, mostrar como:

     COMPRA DO TERRENO
     • se possível, escolher um terreno plano, o que representará menos gastos com terraplanagem e fundações;
     • para avaliar o solo, é importante contratar uma empresa de sondagem; caso o resultado apresente um solo de boa resistência superficial, será possível utilizar uma fundação tipo sapata corrida (uma laje armada horizontalmente, de 50 a 60cm, em valas de aproximadamente 1 metro de profundidade), que consome menos concreto;
     • em um lote acidentado é possível fazer terraplanagem, mas a necessidade de fazê-la ou não será definida pelo projeto arquitetônico, que pode tirar proveito da inclinação ou dos acidentes naturais do lugar;
     • para terrenos em declive, uma solução pode ser a utilização de uma estrutura independente.

Fernandinha diz cada uma

Fernanda Lima Chornobai e Karen Kffuri
Fernandinha, minha neta mais nova (esse tesouro aí ao lado, junto de outro tesourinho, Karen Kffuri), de segunda a sexta-feira passa a manhã aqui em casa e vai para a escola à tarde. Enquanto a Ana Letícia, neta mais velha, só quer saber de dormir -- se deixar ela só acorda ao meio dia— a Fernanda é agitada, conversa sobre tudo, mas ainda não entende exatamente tudo que fala.
Segunda e quarta-feira, dias de balé da Ana, sempre deixo a Fernanda na casa de meus pais, onde é mimada pelos bisavôs Sallime e Irineu e, especialmente, pela minha prima Neusa "Pinha".
Sandra, esposa do meu irmão Walmir, cantava uma musica para ela enquanto minha mãe, ao lado delas, preparava o almoço delicioso que só ela saber fazer, sem dar muita bola, já que não escuta muito bem – ela usa aparelho para melhorar a audição.
A letra era mais ou menos assim: - a Fernanda roubou pão na casa do João, a Fernanda roubou pão na casa do João...
Quem eu? Sim você! Eu não! Então quem foi?

Quando minha cunhada mudou a letra e incluiu minha mãe na música, a Fernanda chamou a atenção da tia-avó:
- Tia, não adianta cantar pra vovó, ela é CEGA e não escuta nada que falamos...


4 de outubro de 2011

Fernando Dlugosz e filhos

Vinícius, Fernando Dlugosz com Maria Fernanda, Bruno e Lucas

Fernando Duglosz e Luiz Ferreira Lima - 1971
A foto acima mostra o oftalmologista Fernando Dlugosz ao lado dos filhos Vinícius, Bruno, Lucas e Maria Fernanda
Meu amigo desde os tempos do Colégio Estadual de Campo Mourão (foto ao lado, mostra nós desfilando em 1971, durante comemoração do aniversário da cidade), Fernando conta que o Vinícius, o Nine, cursa Administração na Uem em Maringá. 
Lucas está no terceiro ano de Relações Internacionais em Curitiba e Bruno, uma "produção" dele enquanto fazia universidade no Rio Grande do Sul, faz medicina lá na Argentina. 
Bruno, sempre que pode, visita os irmãos em Campo Mourão. Com os homens espalhados por esse mundão, mas sempre em contato, Fernando e esposa Tatiane curtem a caçula Maria Fernanda. Clique nas imagens para ampliar.

Frejat - "Malandragem" (ao vivo no Rock In Rio 2011)

Assisti quase todos os shows do Rock In Rio 2011. Gostei de quase tudo, mas esse vídeo mostra uma das melhores apresentação da edição desse ano. Frejat chamou ao palco o filho Rafael, 15 anos, para acompanhá-lo na música Malandragem, que ele compôs com Cazuza e que fez muito sucesso com Cássia Eller.



A maneira como o público interagiu com o ex Barão Vermelho foi muito bonita e a participação do garoto (a partir do minuto 2'30") foi de emocionar a todos.
Há poucos dias, Frejat se apresentou no Espaço Unique, onde apresentou exatamente o mesmo show que o público assistiu no sábado no Rio de Janeiro.

O verdadeiro kibe árabe

Marco Iurk, da Biju Seguradora, me enviou a legítima receita do Kibe Árabe


Lendo a receita, fiquei com a impressão que nem minha querida mãe, uma descendente de sírios, que faz o kibe mais delicioso do mundo!, seria capaz de fazer igual. Confiram que é até fácil de fazer...


     المكونات
      القمح تورم القدمين
      اللحم المفروم (يفضل بطة)
   مل من الماء المغلي
      البصل المفروم أو المبشور
     النعناع، والفلفل الحار والملح حسب الذوق
   
وضع القمح على شكل كعكة، وامتدت إلى
* صب الماء المغلي وتترك مغطاة بمنشفة طبق لمدة 40 دقيقة (كمية المياه التي يجب أن تكون إما، لماذا لا تحتاج إلى استنزاف)
وضع الملح اللحم المفروم ومزيج التوابل جيدا
* يقلى التفاف على شكل كباب في الزيت الساخن أو يخبز في الفرن مع ملء الجبن لذيذ






Teste do Oculista

1°  TESTE
Observe bem essa foto e diga quantas pessoas estão olhando para você.

Aguarde a resposta

2° TESTE
Olhe essa foto e diga o que lhe chamou a atenção.



Resultado:
Se na primeira foto você não viu o rapaz negro entre os dois rapazes sem óculos, acho que você tem miopia ou então é racista.

E na segunda foto você viu a bunda da garota de vestido rosa e não reparou que era o 'sovaco" da garota de camiseta branca…

Consulte um oculista! 

(enviado pelo Fábio Nogarolli)

Pedágio: esfolados vivos...

Meu amigo Nadir Antonio Guimarães enviou a foto abaixo, que mostra o valor do pedágio na divisa de Minas Gerais com São Paulo, próximo a Poços de Caldas. 
Ele comenta:"... a prova do quanto nós, paranaenses, estamos sendo esfolados vivos pelas concessionárias de pedágios. Aliás, este é o preço cobrado nas rodovias paulistas, e diga-se de passagem bem melhores que as nossas". (clique na imagem para ampliar)




Tarifas da Viapar para automóveis nas praças:
- Floresta (Campo Mourão a Maringá) ... R$ 8,40 
- Mamborê (Campo Mourão a Cascavel) ... R$ 8,40
Para ver as demais tarifas CLIQUE AQUI!

3 de outubro de 2011

Marina, Peter e amigos na chácara dos Diari

Marina, minha filha mais nova, e o maridão Peter têm um grupo de amigos que vivem se reunindo. Dia desses, eles se encontraram na chácara do casal Marina e Dirceu Diari, onde posaram para a foto abaixo.
Na foto, dá para ver, claramente, que a maioria tem muito bom gosto e torcem sempre pelo melhor time...

(da esq. para a direita): Elaine, Cris Trevisan, Marina Lima Fell, Cris Sandri e Bárbara,
Carlos, Cleverson, Peter Fell, Marlos e Jorge

Maria Bethânia - "Apesar de Você"



Maria Bethânia Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 18/06/1946), é uma cantora brasileira que tem a marca de ser a segunda artista feminina em vendagem de discos do Brasil, sendo a maior da MPB, com 26 milhões de cópias. 
Atende pela alcunha de Abelha-rainha por causa do primeiro verso da música que dá nome ao LP Mel de 1979. Considerada por muitos brasileiros uma das maiores cantoras da história do Brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso.

"Apesar de Você" é uma canção escrita e originalmente interpretada pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque em 1970, lançada inicialmente como compacto simples naquele mesmo ano. A canção, por lidar implicitamente com a falta de liberdade durante a ditadura militar, foi proibida de ser executada pelas rádios brasileiras pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici. No entanto, seria liberada oito anos mais tarde, durante o final do governo de Ernesto Geisel.

Teoria da Janelas Partidas

Três vezes por semana vou me divertir com amigos no Clube dos Trinta, que fica ali na estrada velha para  Farol, nos fundos do Parque Industrial Augusto Tezelli. Me divirto muito por lá, mas na ida e na volta fico muito triste com a má educação de muitos e o descaso das autoridades mourãoenses para com a cidade: a estrada virou um verdadeiro depósito de lixo -- de animal morto a geladeira fundida, encontramos de tudo por lá--.  É uma vergonha, é muito triste, é muita falta de educação.

Parece que o lugar apropriado para despejar o lixo em Campo Mourão cobra um valor para tanto!

O descaso das autoridades acontece de todas as formas imagináveis: primeiro por não oferecer um opção gratuíta para descartar o que não utilizamos mais, um questão de saúde pública inclusive. Depois, por não ter ninguém que fiscalize e evite o despejo. Por último, pela maneira absurda como as ruas da cidade estão: como disse alguém no Facebook, é preciso procurar asfalto nas ruas da cidade. Que vergonha, que abandono!

Na sexta-feira passada (30/09) tive que passar pela avenida Manoel Nogueira, aquela que passa logo abaixo do Celebra Eventos, na entrada do Lar Paraná, e fiquei com raiva de nossas autoridades pelo abandono que se encontra aquela via. Não sou daqueles que só enxergam os erros, sei valorizar as conquistas e Campo Mourão melhorou bastante nos últimos anos, mas entendo que poderia estar muito, muito  melhor. Um pouco de boa vontade e planejamento bastariam.

O desabafo serve de introdução para mostrar medidas tomadas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, pelo então prefeito Rudolph Giuliani e que melhorou a auto estima da população e, de quebra, ajudou a melhorar a segurança da cidade. 
O texto é longo, mas vale a leitura (quem chegou até aqui, vai lê-lo tranquilamente!).

TEORIA DAS JANELAS PARTIDAS

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o Prof. Phillip Zimbardo realizou uma experiência de psicologia social. Deixou dois automóveis abandonados na via pública; dois automóveis idênticos, da mesma marca, modelo e até cor. Um deixado no Bronx, na altura uma zona pobre e conflituosa de Nova York e o outro em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia.

Dois automóveis idênticos, abandonados em dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada lugar.

Resultou que o automóvel abandonado no Bronx começou a ser vandalizado em poucas horas. Perdeu as janelas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram. Contrariamente, o automóvel abandonado em Palo Alto manteve-se intacto.

É comum atribuir à pobreza as causas de delito.  Atribuição em que coincidem as posições ideológicas mais conservadoras, (da direita e esquerda). Contudo, a experiência em questão não terminou aí, quando o automóvel abandonado no Bronx já estava desfeito e o de Palo Alto estava há uma semana impecável, os investigadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto.

O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o do Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre. Por quê que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso?

Não se trata de pobreza. Evidentemente é algo que tem a ver com a psicologia humana e com as relações sociais.

Um vidro partido num automóvel abandonado transmite uma ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação que vai quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras, como que vale tudo. Cada novo ataque que o automóvel sofre reafirma e multiplica essa ideia, até que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional.

Em experiências posteriores (James Q.. Wilson e George Kelling), desenvolveram a 'Teoria das Janelas Partidas', a mesma que de um ponto de vista criminalístico, conclui que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores.

Se se quebra um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o conserta, muito rapidamente estarão quebrados todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.

Se se cometem 'pequenas faltas' (estacionar-se em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar-se um semáforo vermelho) e as mesmas não são punidas, então começam as faltas maiores e logo delitos cada vez mais graves. Se se permitem atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pessoas forem adultas.

Se os parques e outros espaços públicos deteriorados são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas (que deixa de sair das suas casas por temor aos gangs), estes mesmos espaços abandonados pelas pessoas são progressivamente ocupados pelos delinquentes.

A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, o qual se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: graffitis deteriorando o lugar, sujeira das estacões, alcoolismo entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno delito, conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.

Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, o prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de 'Tolerância Zero'.

A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às normas de convivência urbana.

O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.

A expressão 'Tolerância Zero' soa como uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas o seu conceito principal é muito mais a prevenção e promoção de condições sociais de segurança.

Não se trata de linchar o delinquente, nem da prepotência da polícia. De fato, a respeito dos abusos de autoridade deve também aplicar-se a tolerância zero.

Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao próprio delito.

Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.

Turismo: destinos que estão na moda

O difícil é escolher apenas um. Madeira, Croácia, Uruguai, Vietname e Hawai são os cinco destinos mais «in» do momento. Se ainda não foi de férias, tem aqui algumas sugestões de hotéis para estas viagens a não perder. (via: Orla Online)

Hvar, Croácia
Hvar - Croácia
Desde 2006 que a Croácia tem cativado cada vez mais turistas. É um dos destinos mais atraentes do momento, não só pela capital Zagreb, conhecida pela sua riqueza ao nível dos monumentos, como também pela sua costa, que possui paisagens «verdadeiramente belas», segundo o Hotéis.com.
Split ou Dubrovnik, a chamada «Pérola do Adriático», são cidades de paragem obrigatória. A ilha de Hvar, ou a «Ibiza croata», merece especial destaque, pelas suas enseadas inesquecíveis e extensos campos de lavanda. Tem no Amfora Grand Beach Resort uma boa opção para a estadia.

Madeira, Portugal
Madeira - Portugal
A animada agenda cultural da Madeira é um dos principais focos de atracção para os turistas, colocando o arquipélago no top cinco dos destinos mais procurados do momento.
Madeira e Porto Santo têm ofertas turísticas distintas. Certo é que as ilhas são o paraíso de quem procura natureza pura. Penhascos altíssimos, montanhas escarpadas e extensos vales completam uma paisagem que permite desfrutar de uma vista extraordinária, desde qualquer ponto. Onde ficar? Experimente a Quinta Da Casa Branca.

Punta del Este, Uruguai
Punta del Este - Uruguai
Este é um dos principais destinos turísticos da América do Sul para celebridades e personalidades da vida social e política de todo o mundo. As duas praias de areia branca e as águas cristalinas de Punta del Este são muito convidativas: Mansa é perfeita para relaxar a dois: Brava é ideal para surfistas que procuram grandes ondas. Já apelidada de «Saint Tropez» do Uruguai, nas suas ruas respira-se estilo e glamour.
Celebridades como Robert de Niro, António Banderas, Leonardo di Caprio ou Naomi Campbell já elegeram este destino para férias. Punta del Este Golf and Art resort Hotel del Lago é o local aconselhado pelo Hotéis.com para a estadia.

Hanoi, Vietnã
Hanoi - Vietnã
Um sem fim de ruas convertidas, onde se pode encontrar um combinado de edifícios neoclássicos, modernos arranha-céus, parques e jardins, por onde se pode passear de bicicleta, fazem deste um destino a não perder. Tudo isto é Hanoi, uma cidade que a cada ano que passa atrai cada vez mais turistas em busca de um destino diferente e com personalidade própria. Para uns dias de descanso e mística tem no Maison d¿ Hanoi Hanova uma opção.

Maui, Hawai
Maui - Hawai
Esta é a segunda maior ilha do Hawai. O surgimento em simultâneo de dois vulcões, que formaram um belíssimo vale, aumentaram ainda mais a beleza natural desta ilha . Com uma infra-estrutura hoteleira, ela apresenta uma grande oferta de actividades aos turistas, com destaque para os desportos aquáticos.
Por outro lado, alberga segredos muito especiais como o topo do vulcão Haleakala, com mais de 3.000 metros de altura, de onde se podem apreciar paisagens inesquecíveis. As suas mais de 800 cascatas de água oferecem também imagens realmente surpreendentes. The Kapalua Villas Maui pode ser a sua escolha para a estadia.

Mussum e o companheiris Perú

Tomara que a Elvira e Associação Protetora de Animais não vejam o vídeo, por que esse Peru deve ter ido mesmo 'pro saco'... engraçadíssimo, Mussum é demais!!!



Dica do meu genro Alex Chornobai