5 de agosto de 2011

Beccari Futsal - Campo Mourão PR

Do álbum do meu mano Walmir, foto de meados dos anos setenta mostra a equipe juvenil de futsal do Beccari. Ela foi tirada nos vestiários do ginasinho JK, atual casa do basquete de Campo Mourão.
Gosto demais dessa foto por que, além de meu querido irmão, nela estão grande amigos mourãoenses.
Getulinho Ferrari é produtor Rural em Campo Mourão.
Ricardo, o Bruca, é advogado tributarista com escritórios em Curitiba, Porto Alegre e Recife. A última vez que conversamos ele afirmou que estava morando no Rio de Janeiro.
Sergio, o Grilo, amigo desde os primeiros anos no Colégio Estadual, reside aqui em Campo Mourão.
Amarildo, oficial da Marinha Brasileira, mora no Rio de Janeiro também.
Alceuzinho, engenheiro elétrico, é funcionário da Eletrosul.
Leon atualmente 'aterroriza' pelas bandas de Campo Grande (MS).
Do Luiz Casarin, craque do pebolim, recebi a informaçõe de que ele mora em Rondonópolis (MT), onde atua no ramo do agronegócios.
Walmir é professor de educação física (o importante é ter saude!) da rede municipal de ensino mourãoense.
Beccari era uma revenda dos automóveis Chrysler para Campo Mourão e região. Luiz Carlos, o Gordo, hoje magnata da imprensa Matogrossense, e toda sua família foram grandes incentivadores do esporte mourãoense. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Alceu Sartor Filho, Amarildo Fuzeto, Getulinho Ferrari, Sérgio Luiz "Grilo" Fasolin e Ricardo "Bruca" Alípio Costa
agachados: Leon Moreno, Walmir Ferreira Lima e Luiz Casarin

The Doobie Brothers - "What a Foll Believes"



The Doobie Brothers é uma banda americana de rock and roll formada em 1970 por Johnston, John Hartman e o baixista Greg Murph, logo substituído por Dave Shogren, todos da Califórnia. No ano seguinte lançaram o primeiro LP, já transformado em quinteto (com Trian Porter e o percussionista Mike Hossack) e chamando-se Doobie Brothers. O som que faziam era um country rock, com leve tendência para o gospel e com utilização de instrumentos de sopro. Em 1972, o LP Tolouse Street (que trazia o sucesso "Listen To The Music") ganhou o primeiro disco de ouro, que seria uma constante na carreira do conjunto daí em diante.

Em 1974, uniu-se ao grupo o guitarrista Jeff Baxter e, posteriormente, o tecladista Michael McDonald, que acrescentou ao estilo musical da banda elementos da música soul. Em 1978, ganharam quatro prêmios Grammy. Mas, no ano seguinte, John Hartman, um dos fundadores do Doobie Brothers, abandonou o grupo, assim como o guitarrista Jeff Baxter.

A partir do LP One Step Closer, de 1980, a formação incluía: Pat Simmons (guitarra e vocais), Tiran Porter (baixo), Keith Knudsen (bateria), Michael McDonald (teclados), John McFee (guitarra e vocais), Cornelius Bumpus (saxofone, órgão e vocais) e Chet McCraken (bateria e percussão). Em 1982 foi anunciada a dissolução do grupo.

Lançamentos e Mais Locados da Casablanca Videolocadora








OS MAIS LOCADOS DE JULHO 2011

Rio ... animação
127 Horas ... drama/suspense
Amor & Outras Drogas ... Romance
Desconhecido ... drama/suspense
Além da Vida ... drama
Cisne Negro ... suspense/drama
O Ritual ... drama/suspense
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I ... aventura
Um Parto de Viagem ... comédia
Incontrolável ... ação

Fotos Históricas

Bob Marley, Mick Jagger e Peter Tosh

Turma do Chaves

Corcovado ainda sem o Cristo Redentor

Dora, o maior tanque de guerra que já existiu

Elvis servindo o Exército

Felipão quando dava botinadas (hoje ele só manda...!?)

Mirando o inalcançável

 Enviadas pela comadre Hosana e pelo Marcélio "Marreco". Clique nelas para ampliar.

Na terceira idade...

Um casal idoso estava num cruzeiro e o tempo estava tempestuoso. Eles estavam sentados na traseira do navio olhando a lua, quando uma onda veio e carregou a velha senhora. Procuraram por ela durante dias, mas não conseguiram encontrar.
O capitão enviou o velho senhor para terra, com a promessa de que o notificaria assim que encontrasse alguma coisa.
Três semanas se passaram e finalmente ele recebeu um fax do navio:
"Senhor: lamento informar que encontramos o corpo de sua esposa no fundo do mar. Nós a içamos para o deque e, presa a ela, havia uma ostra. Dentro da ostra havia uma pérola que deve valer $50.000 dólares. Por favor, diga-nos o que fazer."
E o velho homem respondeu:
"Mande-me a pérola e atire de novo a isca." 

(enviada pelo Antonio Kiwel)

4 de agosto de 2011

AERM - Campo Mourão

Fundada em 1964 a AERM – Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense, foi o primeiro clube de futebol profissional de Campo Mourão.
Hamilton Laurindo, coletor do estado, foi seu primeiro presidente, Santinor Portes Pinto vice e Alcyr Costa Schen o diretor de esportes.
David Camargo ajudou a identificar os craques em foto do final dos anos sessenta, fornecida pelo Biju (Wilson Iurk). 
Tive o prazer de conhecer alguns e, prazer maior, conviver com meu falecido sogro Alcyr Schen e tido aula com o Professor Porto, professor com "P" maíusculo, também já falecido.
Luiz Carlos Klank, dentista e oficial do exército brasileiro, infelizmente já falecido, David Camargo, Gomes, Biju, Nelci, Romeu, Babá, o falecido Neroir, irmão do Adionir e Catarina, eram companheiros de peladas de meu pai.
Joel Albuquerque, segundo meu sogro e meu pai, foi o maior craque que o futebol mourãoense já teve.  Clique para ampliar.


Em pé (da esq. para a direita): Barreirão, David Camargo, Airton Silva, Latito, Chico “Gordinho”, Luiz Carlos Klank (in memorian), Gomes, Biju, Nelci Fabiano, Nei Chapenski, Romeu Marczinski (in memorian) e Argentino.
Agachados: Alcyr Costa Schen (in memorian), Professor Porto (in memorian), Paulinho "Garçom" (in memorian), James Klank, Joel Albuquerque, Zé Mundinho, Catarina, Neroir Ramos (in memorian), Idelmar “Babá” da Rosa, Gaspar e Ilton “Reizinho” Santin (in memorian).
(publicado no semanário "Entre Rios, em 08/10/2005)

Andreas Vollenweider - "Innocent"



Andreas Vollenweider (04/10/1953) é um músico suíço. Sua música tem sido categorizada como World Music, Jazz, New Age e até mesmo clássica; dois de seus álbuns foram número 1 nas paradas da Billboard simultaneamente nas categorias Classical, Jazz Pop e Crossover por mais de 11 semanas.
Seu principal instrumento é uma harpa eletricamente modificada de seu próprio projeto, mas ele também tem uma grande variedade de instrumentos de todo o mundo, incluindo o guzheng chinês.
Sua música é sobretudo instrumental, mas, ocasionalmente, tem algum vocal.
Entre seus colaboradores vocais estão Bobby McFerrin, Carly Simon, Djivan Gasparyan, Eliza Gilkyson, Luciano Pavarotti, Ladysmith Black Mambazo, Carlos Núñez, Ray Anderson, e Milton Nascimento.

Um pouco de história do noroeste paranaense

O final da tarde de 23 de novembro de 1949, na cidade paranaense de Paranavaí, foi marcado por um acontecimento notável, que nunca será esquecido por todos os que o presenciaram. Era início da noite quando a população ouviu os motores de um grande aviao sobrevoando a cidade em círculos. O aeroporto de Paranavaí, na época, era uma pequena faixa de grama, utilizável apenas durante o dia, e nenhum voo era esperado àquela hora.

Observando a aeronave circulando várias vezes a cidade, os moradores perceberam que talvez a aeronave estivesse com problemas, e precisasse fazer um pouso de emergência. No Bar Líder, que ficava no centro, algumas pessoas tomaram a iniciativa de levar os carros e caminhões para o aeroporto, e sinalizá-la com o uso dos faróis dos veículos. No caminho, varios moradores aderiram à caravana e rapidamente a pista ficou cercada por faróis acesos, que a demarcaram com bastante precisão.

O pouso do avião não demorou. O piloto, vendo as luzes, imediatamente rumou para a pista gramada e fez um pouso perfeito. O povo de Paranavaí, à época um simples e pequeno distrito de Mandaguari, nunca tinha visto um avião tão grande, e ficou impressionada. Era um grande quadrimotor Douglas DC-4. As pessoas se perguntavam: de onde teria vindo essa aeronave, e qual seria o seu destino?

As portas do avião se abriram e um tripulante apareceu, perguntando para as pessoas abaixo: Isso aqui é Brasil? Uma pessoa no meio da multidão respondeu gritando: Não, isso aqui é Paranavaí! Logo, os ocupantes do DC-4 estavam descendo do avião: eram 8 tripulantes norte-americanos e 74 passageiros mongóis. O comandante do avião logo esclareceu: Seu voo era uma missão da ONU, e trazia da Mongólia esses passageiros que eram refugiados da ofensiva comunista chinesa, que então invadia aquele país. Seu destino era Assuncion, no Paraguai, onde os refugiados iriam encontrar asilo político e começar uma nova vida.

Todavia, o avião encontrou péssimas condições atmosféricas antes de chegar ao seu destino. Tentou traçar uma rota para o Rio de Janeiro, sua primeira alternativa. Durante esse tempo ficou com pouco combustível e começou a procurar um campo de pouso nas então escassas cidades existentes na região, e acabou sobrevoando Paranavaí, onde a população se movimentou e salvou a situação.

A aeronave era da companhia americana Transocean Air Lines, e levava o nome de "Taloa Guam" escrito no nariz. Essa etapa do vôo tinha começado em Lima, no Peru. O comandante era o experiente piloto Harvey Rogers. Essa empresa foi contratada pela ONU para trazer refugiados chineses e mongóis para as Américas do Norte e do Sul, atravessando o Oceano Pacífico. A foto abaixo mostra um DC-4 da Transocean pousado na escala do Hawaí.



O comandante Rogers e seu navegador, John Roenninger, examinaram as cartas e chegaram à conclusão que deveriam estar em um lugar denominado "Lovatt". Não havia nenhum "Lovatt" em algumas cartas, mas o nome do lugar foi logo reconhecido pelos moradores, era a antiga denominação de Mandaguari. O nome da cidade foi mudado por engano durante a Segunda Guerra Mundial por alguma autoridade do governo, que achou que Lovat pudesse ser um nome alemão. Na verdade, Lovat era o nome de um Lorde inglês, dono da empresa colonizadora do norte do Paraná, portanto um aliado, e não um "inimigo".

O problema que se apresentou a seguir foi: onde acomodar esse pessoal todo? Paranavaí era uma pequena cidade de 10 mil habitantes, e não havia hotéis suficientes. O médico Otávio Marques de Siqueira logo ofereceu uma solução: mandou todos para o Hospital do Estado, do qual era diretor. A esposa do médico se responsabilizou pelas refeições. A comunicação era muito difícil: nenhum dos mongóis falava Inglês, e muito menos Português. Mas isso não impediu que as pessoas fossem bem acolhidas e assistidas na cidade.

O grande avião ficou cinco dias estacionado no aeroporto, atraindo curiosos de toda região. Virou atração turística. A Força Aérea Brasileira despachou para Paranavaí uma equipe para atender o caso. A aeronave estava intacta, e só precisaria ser abastecida para prosseguir viagem. Todavia, a pista curta e gramada não permitiria a decolagem segura de uma aeronave muito pesada. Os tanques tinham só 250 galões de gasolina, o que daria para alcançar o aeroporto de Mandaguari, sede do município, onde a pista era bem melhor e pavimentada. A FAB cederia algum combustível em Mandaguari. A tripulação tomou a providência de aliviar o peso do avião, enviando todos os passageiros e suas bagagens de ônibus para Mandaguari. Removeram algumas poltronas também e as enviaram de caminhão para Mandaguari.

A decolagem de Paranavaí não apresentou dificuldades. Os tripulantes nunca viram um DC-4 acelerar e subir tão rápido, pois estavam acostumados a decolar o avião carregado e com bastante combustível a bordo.

Em Mandaguari, a história se espalhou, e quase toda a população se apinhou no aeroporto, para aguardar a chegada do avião. Embora Mandaguari já fosse atendida por aeronaves comerciais Douglas DC-3, quase ninguém tinha visto um quadrimotor. O aeroporto parecia uma festa, com carrinhos de pipoca e algodão doce. Muita gente chegou ao local na carroceria de caminhões, e a cidade ficou quase deserta, todo mundo estava no aeroporto.

A chegada do DC-4 em Mandaguari causou uma outra situação embaraçosa. Por essa época corriam boatos de que Hitler estaria vivo e morando em algum lugar da América do Sul. A chegado do DC-4 a Mandaguari provocou um alvoroço na colônia alemã na região, que foi ao aeroporto vestida a rigor, e convidou a tripulação para um grande banquete, para tentar saber se o voo tinha alguma coisa a ver com Hitler. A decepção foi evidente.

Logo a tripulação e os mongóis embarcaram, e a aeronave foi abastecida com 1.000 galões de gasolina cedidas pela FAB. Decolou então em segurança para Curitiba, onde foi completamente abastecida, e de lá completou a viagem para Assuncion. Esse episódio foi, entretanto, o acontecimento do ano em Paranavaí e Mandaguari.

Fontes das fotos e texto: Transocean Air Lines , Arue Szura (Folded Wings: Histoy of Transocean Airlines), Jorge Ferreira Estrada (Terra Crua, 1961), Diva Carmona (testemunha ocular em Mandaguari), David Arioch , Jornal Paraná Norte (Londrina, 1949). Fonte: Cultura Aeronáutica . Enviado pelo Jairinho Batista de Melo

Perfeita resposta

Quando seu ex disser:

- "Você nunca vai encontrar alguém como eu..."


Você responde:

- "É essa a intenção!"

Mas afinal...


De que material é feito esse Portal tão resistente?

3 de agosto de 2011

Clube 10 de Outubro - equipe Armarinhos Continental

Do começo dos anos oitenta, foto mostra equipe do Armarinhos Continental que participou de campeonato interno de futebol suíço no Clube 10 de Outubro.
Os campeonatos de futebol agitavam o Clube e eram disputados no mais alto nível. Nessa equipe patrocinada pelo Armarinhos Continental, por exemplo, estão os craques do futsal mourãoense Itamar Tagliari e James Klank.
Itamar é presidente da Previscam, a previdência dos servidores públicos mourãoenses.
James reside atualmente em Toledo.
Ronei Salvadori é produtor rural em Campo Mourão.
Ambrózio Paitach é sócio proprietário do Escritório Lux.
Nilton José Rodrigues de Oliveira, outro que jogava muito bem, era funcionário da Agência de Rendas em Campo Mourão -- nos comentários o leitor Joaquim Maia me ajudou a atualizar informações sobre o Nilton, que curte merecida aposentadoria em Curitiba.
Osvaldo Broza é escritor, membro da Academia Mourãoense de Letras.
Wilson Vian é produtor rural no Mato Grosso.
Chiquinho Pequito, palmeirense sofredor, é ativo membro da diretoria do partido político PPS, em Campo Mourão.  
Adionir Ramos, o presidente do Clube dos Trinta, é funcionário do Escritório Lux. Clique na imagem para ampliar.

em pé ( da esq. para a direita): Ronei Salvadori, Nilton "Coletoria", Ambrózio Paitach, Osvaldo Broza e Wilson Vian
 agachados: Francisco Pequito, Itamar Tagliari, Adionir Ramos e James Klank

Dionne Bromfield - Ain't No Mountain High Enough



Dione Bromfield tem apenas 15 anos. É inglesa e suas referências musicais são as dos grupos da Motown, de soul e reggae. Sua poderosa capacidade vocal e a semelhança com o estilo de sua madrinha Amy Winehouse são flagrantes.

“A primeira vez que ouvi Dionne não podia acreditar no que estava escutando. Ela é muito melhor que eu quando tinha a idade dela”, confessou Winehouse, cuja última aparição em público foi no último 29 de julho, três dias antes de sua morte, precisamente em um show de Broomfield, no Roundhouse de Camden (Londres).

Winehouse e Bromfield
Dionne ficou conhecida em toda a Inglaterra depois de uma aparição em um daqueles programas de jovens talentos. Tempos depois, tornou-se a primeira artista a gravar um álbum pelo selo de Winehouse, o Lioness Records, em outubro de 2009, quando tinha 13 anos.


O primeiro álbum de Dionne, o “Introducing Dionne Bromfield”, é na verdade uma releitura de clássicos do soul, R&B e jazz. A produção do disco ficou a cargo de Jon Moon, um dos produtores do “Back to Black”.

Em fevereiro deste ano, ela lançou o seu segundo álbum pela Lioness, o "Good For The Soul".

No vídeo, ela canta com Zalon, um dos backing vocals de Amy Winehouse. (com informações da ABC Cultura)

Quem riscou a parede, Papai Noel?



Com um aninho, Giulia Soncini riscou toda a parede da casa e, para disfarçar e fugir da bronca, ligou para Papai Noel explicando que foi o bicho. Sei!!!

A reação da galera com a entrevista da Sandy


(via: ela tá de Xico)

Se o Neymar jogasse no São Paulo

Olha só o que o meu genro, palmeirense, Peter Fell, enviou para mim...


Atenção Tricolores, é apenas uma brincadeira. Quem brinca com o timão, verdão e outros, tem que tolerar o troco.

2 de agosto de 2011

Família Iurk - Anos 70

Do álbum da dona Odethe Schen, minha sogra, foto do começo dos anos setenta mostra ela junto dos irmãos.
Dona Odethe, viúva do pioneiro mourãoense Alcyr Costa Schen,  e a mana Teresa, viúva do deputado federal Ardinal Ribas, que morreu em pleno exercício de mandato, residem atualmente em Curitiba. 
Wilson Iurk, o Biju, securitário, desportista e também pioneiro mourãoense, curte merecida aposentadoria junto dos filhos e netos em Campo Mourão.
Infelizmente, Inês, Nenê, Rudi e Henri, tios da 'minha' Elvira, já faleceram. Clique na imagem para ampliar.

da esq. para a direita: Helena "Nenê" (in memorian), Wilson "Biju", Inês (in memorian), Henrique "Henri" (in memorian), Teresa, Rodolfo"Rudi" e Anna Odethe

Aretha Franklin - "I Say a Little Prayer"



Aretha Louise Franklin (Memphis, 25/03/1942) é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. É considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone.


A oração do Joãozinho

- Senhor todo poderoso: há 2 anos o Senhor levou meu cantor favorito, Michael Jackson! Meu locutor favorito, Lombardi! Meu ator preferido, Patrick Swayze! Minha dançarina preferida, Lacraia! Esse ano levou minha cantora favorita, Amy Winehouse! Quero lembrar ao Senhor que meus políticos preferidos são: Lula, Sarney, Requião, Collor, Maluf, Zé Dirceu…

(enviada pela Antonio Kiwel)

Perigo no pedágio

Câmera de concessionária de pedágio flagra horroroso acidente. Cuidado, cenas fortes.




Não é no Brasil e nem nos Estados Unidos. Na cabine está escrito que não se aceita dólares. Pode ser no México.

(vídeo enviado pelo Jayminho Bernardelli)

Os lugares mais frios da Terra

Para aqueles que acham que está fazendo muito frio em Campo Mourão. Como diria um tio meu: 'exclusive eu'.

INTERNATIONAL FALLS, MINNESOTA, ESTADOS UNIDOS (-40° C)
O International Falls é um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. A cidade até celebra um festival todos os anos que inclui eventos como boliche de peru congelado, escultura de neve e esqui à luz de velas. Embora seja, de fato, só o segundo lugar mais frio do país, a International Falls possui a menor temperatura média dos EUA, situando-se entre 0 e 2 graus Celsius.


STANLEY, IDAHO, ESTADOS UNIDOS (-47° C)
O título de lugar mais frio no território continental dos Estados Unidos pertence a Stanley, uma cidade a 209 quilômetros ao leste de Boise. Além de seu registro de temperatura fria, a cidade também teve o maior número de dias frios entre 1995 e 2005. Situa-se dentro das Montanhas Rochosas, rodeada por uma nuvem branca, e cordilheiras com picos de mais de 3.048 metros. A cidade também é cercada por três florestas nacionais: Boise, Challis e Sawtooth.


PROSPECT CREEK, ALASCA, ESTADOS UNIDOS (-62.1° C)
Prospect Creek fica a 290 quilômetros ao norte de Fairbanks, no Alasca. Originalmente, era o lar de expedições de mineração e a casa de 27.000 pessoas que estavam construindo um oleoduto no Alasca. Desde a conclusão do gasoduto, em 1977, há pouca atividade na área. A cidade tem a menor temperatura registrada dos Estados Unidos. Em janeiro de 1971, a temperatura recorde foi de cerca de menos 62 graus Celsius. Apesar destas temperaturas frias, o petróleo no oleoduto não congela, por causa da camada de isolamento térmico de 10 centímetros de fibra de vidro.

SNAG, YUKON, CANADÁ (-63.9° C)
Snag detém o recorde de temperatura mais baixa já registrada na América do Norte. A aldeia está localizada no vale em forma de bacia do Rio Branco. Em 1947, quando a temperatura mais baixa foi registrada, a aldeia de Snag abrigava uma população de 8 a 10 nativos e comerciantes de peles. A pista de pouso de emergência, funcionários da estação de tempo, operadores de rádio e os homens de manutenção de aeronaves completavam a população. A temperatura estava tão fria naquele dia que os meteorologistas que trabalhavam na estação tiveram de esculpir uma nova fossa, e enviar tudo para ser analisado para determinar a temperatura exata.


YAKUTSK, SIBÉRIA, RÚSSIA (-64.4° C)
Yakutsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria. Senta-se na margem ocidental do rio Lena, mas os invernos são graves o suficiente para que até o rio congelado seja capaz de servir como uma estrada sazonal. Mesmo o folclore local se concentra em torno de como o lugar é frio. Todos os elementos da tabela periódica podem ser encontrados na região, e a lenda local diz que o Deus da criação estava voando ao redor do mundo para distribuir riquezas e recursos naturais, mas quando chegou a Yakutsk, ficou com tanto frio que suas mãos ficaram dormentes e ele acabou derrubando tudo.

VERKHOYANSK, SIBÉRIA, RÚSSIA (-69.8° C)
Verkhoyansk é também uma cidade da Sibéria perto do Círculo Polar Ártico. Serve como porto fluvial, depósito de coleta, e centro de uma área de levantamento. Além de ser o terceiro lugar mais frio do mundo, é oficialmente a terceira menor cidade da Rússia. Mas há uma vantagem: Verkhoyansk tem um dos invernos mais frios do mundo, mas tem uma gama extremamente ampla de temperatura entre as estações. As temperaturas médias mensais variam de menos 45,8 graus Celsius em janeiro a 16,9 graus Celsius em julho.

OYMYAKON, SIBÉRIA, RÚSSIA (-71.2° C)
Oymyakon detém o recorde de ser o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. A vila, que fica 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, é o lar de mais de 210.000 pessoas, apesar de seu solo estar em um estado constante de permafrost. A escola de Oymyakon só fecha quando a temperatura cai abaixo de menos 52 graus Celsius, e os moradores deixam seus veículos rodando durante todo o dia para conseguirem dirigi-los. Junto com Verkhoyansk e Yakutsk, Oymyakon fica em uma região que antigamente era apelidada de “Anel da morte de Stalin”, já que era um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.

VOSTOK, ANTÁRTIDA (-89,2° C)
Localizado a 3.500 metros acima do nível do mar, Vostok é oficialmente o lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada – menos 89,2 graus Celsius – aconteceu em 21 de julho de 1983. Do centro da Antártida Oriental de Gelo, o fluxo no campo eletromagnético da Terra pode ser observado. A característica fundamental de Vostok é o seu lago, com 250 km de comprimento por 50 km de largura, um dos maiores do mundo. O lago também está enterrado sob 4 km de gelo. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos, e é foco de muitas pesquisas. Apesar das temperaturas frias, Vostok recebe pouca neve, já que a Antártida é tecnicamente um deserto, tendo em média 25 centímetros de precipitação por ano.

 (fonte: Hypescience )

1 de agosto de 2011

Videte e Leonel Sonsin

Do inesgotável álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra o casal Videte e Leonel Sonsin.
Seu Leonel, falecido em 1993, chegou em Campo Mourão em 1954 para instalar as Lojas Pernambucanas. Ele também foi o responsável pelas instalação da loja nas vizinhas Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão e Goioerê.
Como comerciante, fundou a Casa Paulista -- onde hoje se localiza o Edifício Antares --. Participou da Maçonaria e do Rotary Campo Mourão, foi diretor do Clube 10 de Outubro e colaborou na fundação da biblioteca municipal.
Ele e dona Videte, sogra do apresentador Ricardo Borges, tiveram cinco filhos. 
No Parque Industrial, na saída para Goioerê, uma rua leva o nome do pioneiro mourãoense. Clique na imagem para ampliar.

Leonel Sonsin (in memorian) e Videte Teixeira Sonsin

Monobloco - "Máscara Negra e Mulata Ye Ye"



Vídeo mostra faixa do DVD Monobloco 2010 com as marchas de carnaval "Máscara Negra" e "Mulata Ye Ye".

"Minha" Elvira tem um Arlequim e uma Colombina de louça e nossa neta Fernanda é maluquinha pra brincar com eles. A vó deixa um pouco, mas fica ao lado para não quebrar. hehe
Fernanda, volta e meia, me faz cantar a marchinha Máscara Negra para ela. Impossível não lembrar dos deliciosos carnavais do Clube 10 de Outubro

Asfalto novo é comédia em ...

Não sei onde é não. Dá para ouvir que a língua falada é português e que não se trata do Brasil (pelos letreiros do comércio e placas dos automóveis nota-se que é outro país).



(enviado pelo Antonio Kiwel)

Alimentos roxos protegem o sistema cardiovascular

A nutricionista Karin Honorato destaca que os alimentos roxos são compostos por nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Já os pretos são ricos em ferro; enquanto os brancos possuem cálcio e trazem energia.

Entre as substâncias responsáveis pela cor viva dos alimentos roxos e pretos, a nutricionista destaca as antocianidinas – substâncias fitoquímicas que trazem os antioxidantes para o organismo –, são elas as responsáveis pela proteção do sistema cardiovascular. As antocianidinas evitam trombos (coagulação do snague), melhoram a circulação sanguínea e ajudam melhorar a oxidação do colesterol, de acordo com Karin.

A nutricionista fala também sobre as particularidades da ameixa, beterraba, uva roxa e berinjela. Entre os benefícios da ameixa, Karin destaca que a fruta ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. Entre as qualidades da uva, a nutricionista ressalta que essa fruta é rica em resveratrol, “benéfico para a proteção cardiovascular do nosso organismo, porque evita trombos, ajuda a melhorar a fluidez do sangue e também inibe a agregação plaquetária.”

Alimentos Brancos
Entre os benefícios dos alimentos brancos a nutricionista Karin Honorato destaca que batatas, mandioca e inhame são ricos em amido, que traz energia para o organismo. Este grupo ainda ajuda na saúde do estômago, “controlando a acidez”.

Entre os alimentos brancos, Karin destaca que o feijão branco, o coco e o ovo são ricos em cálcio, nutriente relacionado à formação e manutenção dos nossos ossos e dentes, juntamente com o potássio e o fósforo.

A nutricionista fala ainda dos benefícios trazidos pelo consumo do alho, da cebola e da banana. Karin também ressalta que farinhas brancas, sal e açúcar são alimentos que não possuem valor nutricional.

Medidas para afastar pragas virtuais de seu smartphone



Nunca falta emoção na vida de quem curte tecnologia. Agora, além de se preocupar com a segurança do computador, você deve ficar atento às ameaças digitais dentro do smartphone. De acordo com o último relatório da companhia Symantec, especializada em segurança da informação, entre 2009 e 2010, o número de pragas virtuais para celulares inteligentes cresceu 42% – um “marco” alcançado com o auxílio de aplicativos maliciosos, especificamente criados para roubar informações pessoais dos usuários.

Esses aplicativos são conhecidos por instalar vírus e outros programas de monitoramento nos celulares. Na primeira oportunidade, eles captam todas as informações sobre seus contatos e as enviam para servidores na rede, onde elas serão vendidas para os criminosos reais, que podem utilizar os dados em fraudes mais complexas. “Elas também podem ser utilizadas para inflar as contas de SMS ou telefônicas por meio da discagem ou geração de textos utilizando cavalos de troia sem o seu conhecimento”, aponta a companhia.

Felizmente, existem algumas formas de proteger seu aparelho – basta ter paciência para adotá-las. Confira as orientações a seguir:

1. Restrinja o acesso de outros usuários ao seu smartphone utilizando recursos de segurança como o serviço de senhas. Isso vai evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem seu aparelho caso você o esqueça em algum lugar.

2. Fique de olho nas permissões exigidas pelos aplicativos. Assim como nas redes sociais, os programas para smartphones pedem acesso a informações para garantir seu funcionamento. Se você desconfiar de algo, evite a instalação.

3. Alguns aparelhos apresentam recursos de criptografia, que dificultam a leitura de seus dados em caso de invasão. Confira no manual de operação se o seu modelo suporta esse sistema.

4. Tenha cuidado com arquivos enviados por estranhos via bluetooth: eles podem conter ameaças. Desligue o recurso quando não estiver utilizando a conexão ativamente.

5. Como já foi publicado neste blog, existem diversas soluções de segurança para smartphones. Não custa nada testar uma delas. (via: + Tech)