7 de junho de 2011

Time do Chico - Anos 70

Na sexta-feira passada, comentei que o Ricardo Grabowski era parceiro dos tempos do Time do Chico e um leitor do Blog, sem se identificar, pediu para que eu postasse alguma foto daquela equipe, dizendo que acompanhou nossa jornada no esporte desde aquele tempo, lá no começo do anos 70, quando jogávamos futebol num campo de terra conhecido como campo do seu Chico, que era o nome do nosso treinador. 
O Campo ficava perto da casa do Ricardo, na avenida Manoel Mendes Camargo, na saída para Maringá. Acho até que a casa do Graia, como chamamos o Ricardo, era a última da avenida e o campo praticamente ficava em um bosque, onde hoje, para ser mais preciso, é a quadra onde moram o Pedro Iba, o dentista Rangel...
Nunca mais tive notícias do seu Chico, nosso primeiro treinador de verdade.
Laércio, Tião, Ratinho, Dealmir, Marcelo, Ricardo e Romeu não foram profissionais do futebol por que não quiseram. Jogavam demais!
A foto abaixo foi tirada no Estádio Roberto Brzezinski e não sei porque não estou nela. Fominha que era, não perdia um jogo sequer. Caxinha, meu pai, deve ter me deixado de castigo nesse dia. hehe. Clique nela para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Arnaud da Silveira, Laércio Daleffe, David Miguel Cardoso, Sebastião Mauro, Odair, Ratinho e Paulichen.
agachados: Dealmir Salvadori, Alvaro Martins, Marcelo Silveira, Ricardo Grabowski, Romeu H. da Silva e Seu Chico.

Cássia Eller - "Malandragem"


Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10/12/1962 — Rio de Janeiro, 29/12/2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 1990.
Cássia Eller faleceu aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio. A hipótese de overdose de drogas, considerada inicialmente como causa da morte, foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.
Malandragem é um composição de Cazuza e Frejat (Barão Vermelho).

Homem se despede do filho com fantasias diferentes durante 170 dias

Durante quase seis meses, Dale Price exibiu uma fantasia diferente a cada dia para se despedir do filho, Rain, de 16 anos. Quando o menino ia pegar o ônibus escolar em American Fork (Utah, EUA), Dale aparecia na frente de casa vestido de uma forma exótica.

Dale disse que a "festa de Halloween de um homem só" tinha como objetivo demonstrar todo o amor que ele sente pelo filho.

O sujeito se vestiu de Pequena Sereia, mariachi, pirata, Michael Jackson, noiva, palhaço, Batman, galinha, Jacob Black (de 'Crepúsculo'), Princesa Leia (de 'Guerra nas Estrelas'), jedi, cigano...

Fotos: waveatthebus.blogspot.com - Via: Page Not Found

"a.R" e "d.R"


Hoje é a despedida de Ronaldo Fenômeno da Seleção Brasileira. Um vídeo criado pela Nike faz uma justa homenagem ao jogador, mostrando imagens do que seria a era “a.R” (antes de Ronaldo) e “d.R” (depois de Ronaldo).
Considero ele e o Romário os melhores centroavantes de todos os tempos. Vou curtir a despedida na frente da telinha, torcendo para ele mostrar pelo menos um por cento do que fez durante toda a belíssima carreira, o que será difícil já que estará em campo apenas por quinze minutos. Se bem que quinze minutos dele podem valer por toda carreira de muito jogador por aí.

Quando vier para Curitiba

Enviado pela Gisele Menin, vídeo mostra peça publicitária criada para divulgar as boas coisas da capital paranaense. E o fizeram muito bem feito. Assista e curta.



Direção Carlos Deiró
Texto: Penca
Supervisao: Eloi Zanetti
Locução: Luis Mello
Cliente: Instituto Municipal de Turismo – aprovação Juliana Vosnika

6 de junho de 2011

Tony Nishimura - artista do grafite e da cozinha

Mais uma vez abusei do Blog do Willie Bathke Júnior, de onde filei as fotos e as informações sobre o querido e talentoso Tony Nishimura.
Ele faleceu sem realizar um desejo meu, que queria ver meus sogros e meus pais retratados por ele em quadros geniais que fazia utilizando apenas o grafite (da forma como perpetuou os presidentes do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro).
Lembro do Tony, nascido Antonio Nishimura em Uraí, em 1943, quando ele ainda tinha um Foto ali na rua Harrison José Borges, mas só vim ter contato com ele quando ele começou a fazer seus quadros e, claro, quando foi o responsável pela cozinha da Festa do Carneiro no Buraco. Lembro de reportagem do Globo Rural, onde ele mostrou para todo o País como se fazia o tradicional e delicioso prato típico mourãoense.
Ele foi o idealizador da unificação da cozinha durante a Festa.
Tony faleceu em maio de 2006, um dia após reclamar com o amigão Willie que haviam lhe tirado o direito de administrar a cozinha da Festa do Carneiro. Para saber mais, clique aqui e visite o Blog do Willie. Clique nas imagens para ampliar. 


Tony e Zélia

No dia do lançamento da primeira Festa Nacional do Carneiro no Buraco

Com Zélia, as filhas Sandra Marina e Silvia Maria, e genro Clóvis Nishiwama

Billie Holiday & Louis Armstrong - The Blues Are Brewin


Billie Holiday (Filadélfia, 7/04/1915 — Nova Iorque, 17/07/1959), Lady Day para os fãs, é por muitos considerada a maior de todas as cantoras do jazz. Saiba mais.

Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4/08/1901 — Nova Iorque, 6/07/1971), é considerado "a personificação do jazz". Ele é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete. Saiba mais.

Changer: para deixar o seu Twitter sempre de 'cara nova'. Veja como!



Aplicativo troca a foto ou o fundo do seu Twitter de tempos em tempos. É possível programar até 48 imagens diferentes para o revezamento.

Gostou? Se quiser deixar o seu perfil no Twitter sempre atualizado, clique no link que acompanha esta matéria e passe a usar o Changer.

link: Changer

Manjericão é rico em magnésio e faz bem ao coração

Tenho em casa um pé de manjericão que não para de crescer, para o alto e para os lados, e de perfumar o meu quintal. Pesquisando sobre os seus benefícios encontrei essa matéria abaixo, do nutrólogo Maximo Asinelli. Confira.

Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e dão um toque especial aos pratos. Ervas, plantas e raízes servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais gostosa. Alguns temperos vão além e trazem grandes benefícios a saúde. É o caso do manjericão, planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. “A erva também é conhecida como alfavaca, erva real, basílico grande e até remédio de vaqueiro. Também é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.
Coração
Segundo Asinelli, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular devido à presença do magnésio, pois o nutriente estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. “Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino”, ressalta.

Isso lá é lugar do motor estourar?


(enviado pelo Celso Scaburi - Londrina)

3 de junho de 2011

Alunos do Colégio Estadual com Doutor Renato - 1974

Essa semana recebi essa foto do Ricardo Grabowski - Graven Veículos- meu colega de tempos do Colégio Estadual e dos bons tempos no Time do Chico (futebol de campo), Caramuru e Beccari (futsal).
Não lembrava desse evento junto ao prefeito Renato Fernandes Silva e nem mesmo de alguns personagens da foto. Mas com a ajuda do Fernando Dlugosz e do Serginho chegamos lá.
Trata-se da premiação dos Jogos Estudandis de 1974, que foi realizado no Colégio Estadual de Campo Mourão.  
Fernando, oftalmologista em Campo Mourão, disse que se lembra bem por ter sido o único jogos que participou conosco. 
Já o Serginho lembrou de tudo, sem nem mesmo ver a foto. Há tempos sem encontrá-lo, ontem "nos trombamos" numa casa lotérica e matamos um pouco da saudade. Ele mora em Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
Falei também com o Ricardo Célio Amaral, que hoje mora em Rio Verde (GO), mas a memória dele está igualzinha a minha e não lembrava dessa reunião e nem do motivo dela. Ele brincou, ao telefone, que o Ney e a Mayume disputavam quem usaria a calça mais extravagante.
Já o Ney, via e-mail, ele que é ator consagrado e atual presidente da Cooperativa Paulista de Atores, se defendeu dizendo que essa ainda era discreta e se a cerimônia não tivesse sido na prefeitura ele estaria usando uma que tinha bandeiras de países. Da calça com bandeira eu lembrei! Dava vergonha de sair junto com ele. hahaha
Mariângela Pelizer é funcionária da Caixa Econômica em Campo Mourão.
Mayume, que por anos defendeu as cores do handebol mourãoense é irmã da Iuquico (Sushi Bar) e a última notícia que tive era que ela estava no Japão.
Aldecir, o Polaco, mora no norte do Brasil e há tempos que não nos encontramos. A última vez foi no Clube dos Trinta.
Professores Galdino e Josué eram professores do Estadual nessa época e foram os organizadores do evento. Josué curte merecida aposentadoria em Londrina. Infelizmente não tenho notícias do Galdino há muitos anos.
Estou com a impressão que o número seis é o Zeca Tabith, estou aguardando ele se manifestar, lá de São Paulo (SP) onde mora é exerce a profissão de arquiteto.
Pedrão Galbier, segundo a Tânia Kiedzerski, via Facebook, mora em Curitiba atualmente.
Jair Grasso é professor de educação física em Campo Mourão e vive conquistando títulos para cidade como ótimo técnico de handebol. Agora mesmo, voltou de Minas Gerais com a medalha de bronze dos Jogos Abertos Brasileiros.
Doutor Renato foi prefeito de Campo Mourão de 1973 a 1977. Não lembro de nenhum evento esportivo em que ele não estava presente, da abertura ao encerramento. Foi o responsável pela construção dos ginásios de esportes JK e Belin Carolo.
Ao lado, posto a mesma foto, mas sem a numeração para quem quiser guardá-la. Clique nas imagens para ampliar.

1- Professor Galdino, 2- Aldecir "Polaco", 3- Nair Mayume Tanaka, 4- Luizinho Ferreira Lima, 5- Mariângela Pelizer, 6- José Luiz Tabith Jr., 7- Sebastião Carlos Mauro, 8- José Ricardo Grabowski, 10- Ney Luiz Piacentini, 11- Professor Josué, 12- Fernando Dlugosz, 13- Serginho, 14- Pedro Galbier, 15- Ricardo Célio Amaral e 16- Jair Grasso

Casablanca Videolocadora - lançamentos e mais locados






OS MAIS LOCADOS - MAIO/2011

1) O Turista

2) Harry Potter 7.1 – As Relíquias da Morte

3) As Viagens de Gulliver

4) Incontrolável

5) Ladrões

6) Os Vampiros Que Se Mordam

7) Pilares da Terra

8) 72 Horas

9) Machete

10) 13º Jogador

É melhor avisar aos amigos

Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!
E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo.
Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
- Você vai pra delegacia! ? Disse o policial que costuma frequentar o mercado.
Eu sem entender nada perguntei:
- Mas o que que eu fiz?
- HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de "grande homossexual" .
Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
- Isso doutor, é coisa de criança!
E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
- Então você tá detido também.
Aí foi minha vez de intervir:


- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
- BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:
- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!
E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
- Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?
E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por HOMOFOBIA, BULLYING e RACISMO.
*Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!*

(enviado pelo Betinho Nogarolli - Orlando [USA])

Joãozinho analisa Drummond

Na sala de aula, com seus alunos, o professor estava analisando aquele famoso poema de Carlos Drummond de Andrade:

"No meio do caminho tinha uma pedra.
Tinha uma pedra no meio do caminho.
E eu nunca me esquecerei
Que no meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho."

Depois de ter explicado exaustivamente, que ao analisarmos um poema, podemos detectar as características da personalidade do autor, implícitas no texto, o professor pergunta:

- Joãozinho, qual a característica da personalidade de Carlos Drummond de Andrade que você pode perceber neste poema?

- "Professor, das duas uma: ou ele era traficante ou era usuario!!!

(enviada pelo Peter Fell)

2 de junho de 2011

No Clube 10 - anos 80

Do começo dos anos 80, foto do álbum da Semeire Vecchi mostra amigos no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro, em Campo Mourão.
Nessa época, o clube era o centro dos grandes eventos e local onde os amigos se encontravam rotineiramente.
Narciso Simão, parceiro de grandes bagunças, infelizmente faleceu muito novo. Em nossas viagens para o Paraguai, quando íamos para jogar bola e era a última coisa que fazíamos por lá, ele era atração cantando e tocando ao violão músicas que entavam até mesmo os grandes músicos paraguaios.
Belinha Iurk, de Irati, é prima da 'minha' Elvira e sempre estava presente nas festas do Clube 10. No carnaval então, era presença certa.
Carlinhos Teodoro, que essa semana comemorou aniversário, no mesmo dia que o filhão José Afonso, é secretário municipal e sempre participou da vida política mourãoense, sem deixar de aproveitar, muito bem, a vida.
Semeire, filha do ex prefeito Augustinho Vecchi, é artista plástica, com destaque para os belos trabalhos que faz com mosaícos.
Daisy Schen é professora em Curitiba. Joaquim Montas é agricultor em Campo Mourão e Lorene de Oliveira, senhora Valdir Veloso, é professora em Campo Mourão.
O Beto Williams, volta e meia, encontro pela cidade. O Celso Persegona, irmão mais velho do meu brother João Silvio, não vejo há muitos anos. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): Celso Persegona, Beto Williams, Isabel "Belinha Iurk", Carlinhos Teodoro, Neiva Simão, Narciso Simão (in memorian), Semeire Vecchi, Daisy Solange Schen, Joaquim Montans, Lorene de Oliveira

Bezerra da Silva - "A semente"



José Bezerra da Silva (Recife, 23/02/1927 — Rio de Janeiro, 17/01/2005) foi um cantor, compositor e violonista, percussionista e interprete brasileiro dos gêneros musical Coco e Partido Alto, sub-gêneros do Samba. Considerado o embaixador dos morros e favelas, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical, também é considerado um dos principais expoentes do samba do estilo partido alto.

Perdeu, Playboy!

Tempos atrás, o compadre Nelson Bizoto comentando sobre a nova Capela Mortuária do Prever em Campo Mourão, dizia: ficou tão bonita que dá até vontade de morrer!
Olhando as fotos abaixo, por um momento, e apenas por um momento, me deu vontade ser traficante no México. Se não existisse a Polícia...
Enviadas pelo Betinho Nogarolli, fotos mostram a casa de um traficante preso pela polícia mexicana.






Pequena parte do dinheiro encontrado na casa (dolares e euros)


Já dizia o sambista Bezerra da Silva "Se malandro soubesse o quanto é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem".

Leitura turbina o cérebro e combate a insônia

Hábito pode adiar a perda da memória associada à idade

Quantos livros você já leu ao longo da vida? Se você consegue contá-los na ponta dos dedos, foram poucos. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, sob encomenda do Instituto Pró-Livro, mostrou que 45% da população do país não têm o costume de ler. Quem engrossa esse percentual provavelmente não tem ideia dos benefícios que a leitura traz.

Uma pesquisa realizada pela Clínica Mayo, em Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que ler livros como passatempo pode adiar a perda da memória associada à idade. O estudo contou com 200 pessoas entre 70 e 89 anos com leves lapsos de memória. Aqueles que, na meia idade, se ocuparam com leitura, jogos ou hobbies apresentaram 40% menos risco de ter o problema. "Uma boa leitura pode relaxar, aguçar a criatividade, aumentar o vocabulário e o conhecimento", explica a psicóloga e psicanalista Claudia Finamore.

Muita gente atribui leitura escassa à falta de tempo. Nas horas vagas, as pessoas dão preferência a outros hábitos, como ver televisão. A leitura, principalmente de livros, é algo relacionado à infância: aquela história que os pais contavam antes de dormir ou o livro cheio de figuras que era obrigatório na escola.

Por isso também ler se torna uma atividade magnífica. Libera a imaginação e faz você ser criança novamente. "Livros de ficção nos fazem viajar por um mundo de possibilidades ainda não exploradas. Os romances que descrevem viagens por lugares antes desconhecidos nos levam para longe da nossa rotina, deixando-nos por algum tempo relaxados e dando asas à nossa imaginação", complementa a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em psicodrama terapêutico.

A leitura ainda é um ótimo remédio para quem tem problemas para dormir. "Ler algo por distração é extremamente relaxante e calmante, por isso é indicado para quem sofre de insônia", afirma a psicóloga.

Por todos esses motivos, realizar uma leitura com frequência pode fazer maravilhas pela sua vida. A psicóloga Claudia Finamore explica que ler é um trabalho mental grandioso, pois exige uma atividade bem estimulada que traz muitos benefícios para a saúde cerebral.(via: Minha Vida)

Viagem: escolha a sua

Vou lhes oferecer duas opções de viagem:

A primeira foi enviada pela 'minha' Elvira, a cidade do Rio de Janeiro, a mais linda do mundo. Clique aqui e faça um voo pela Cidade Maravilhosa


A segunda foi enviada pelo meu amigo Betinho Nogarolli, que hoje vive em Orlando (USA), mas essa é para aqueles que gostam de viver perigosamente - se bem que o Rio de Janeiro...-, conhecer de pertinho o Vulcão Kawah Ijen, em Java Oriental, Indonésia.


Em junho de 2010, uma equipe de cientistas e exploradores pisou na margem do lago de lava fervente nas profundezas da cratera do Nyiragongo, no coração da região dos Grandes Lagos da África. A equipe tinha sonhado com isso: caminhar às margens do lago de lava, a maior do mundo. CLIQUE AQUI e veja fotos da fotógrafa Paula Nelson.

1 de junho de 2011

Clube dos Trinta - Campo Mourão PR

Mostro, mais uma vez, um timaço que disputou campeonato interno no Clube dos Trinta, no começo dos anos oitenta, quando utilizavam a Chácara da família Likes, altos do Conjunto Cidade Nova.
Nessa época, o Adionir ainda participava como jogador. Primeiro e único presidente do Clube, atualmente ele se contenta em organizar os eventos por lá.
Alguns dos amigos da foto, Ivar, Caxinha, Heitor, César, Nelsinho e Tucho, não participam mais do Clube nos dias de hoje, infelizmente. Heitor ainda aparece por lá uma vez por ano, para pagar a janta do dia seu aniversário.
Gildão, que conheci quando ele era funcionário da Retificadora Mourão, do seu Mário Kwistchal, que ficava ao lado da oficina de meu pai, bem em frente onde hoje é a Riva Center, faleceu muito novo. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esquerda para a direita): Irineu 'Caxinha' Ferreira Lima, Heitor Tavela, Gildão (in memorian) e Ivar Tonet.
 agachados: Nelsinho Cabeleireiro, César Vigilato, Luiz Ancelmo 'Tucho' Sequinel, Adionir '1º e Único' Ramos e Versi Sequinel

Madrugada - "Majesty"


Madrugada era uma banda de rock norueguesa formada na cidade de Stokmarknes, em 1995. Era formada por Frode Jacobsen (baixo), Sivert Hoyem (vocais) e Robert Buras (guitarra). Após a morte de Buras em 2007, Hoyem e Jacobsen decidiram terminar a gravação de seu mais recente álbum.
Intitulado Madrugada, ele foi lançado em janeiro de 2008. Após o lançamento,  a banda anunciou que iria se separar depois da última turnê. O último concerto aconteceu em novembro de 2008, em Oslo, Noruega.
O nome Madrugada foi sugerido pelo poeta e escritor Øystein Wingaard Wolf.

Mude suas palavras, mude seu mundo

Instantâneos









Livro pra inguinorantes

Publicado no Blog do Novaes - 16/05/2011

Confeço qui to morrendo de enveja da fessora Heloisa Ramos que escrevinhou um livro cheio de erros de Português e vendeu 485 mil ezemplares para o Minestério da Educassão. Eu dou um duro danado para não tropesssar na Gramática e nunca tive nenhum dos meus 42 livros comprados pelo Pograma Naçional do Livro Didáctico. Vai ver que é por isso: escrevo para quem sabe Portugues!

A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.

A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de “certo e errado” pela de “adequado e inadequado”. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.

Diante do pobrema um acessor do Minestério declarou que “o ministro Fernando Adade não faz análise dos livros didáticos”. E quem pediu a ele pra fazer? Ele é um homem muito ocupado, mas deve ter alguém que fassa por ele e esse alguém com certesa só conhece a linguajem horal. O asceçor afirmou ainda que o Minestério não é dono da Verdade e o ministro seria um tirano se disseçe o que está certo e o que está errado. Que arjumento absurdo! Ele não tem que dizer nada. Tem é que ficar caladinho por causa que quem dis o que está certo é a Gramática. Até segunda ordem a Gramática é que é a dona da verdade e o Minestério que é da Educassão deve ser o primeiro a respeitar.

(Carlos Eduardo de Agostini Novaes (Rio de Janeiro, 13/08/1940) é advogado, cronista, romancista, contista e dramaturgo brasileiro)

(Dica do Luiz César Alves, o professor Luizinho)