23 de agosto de 2011

Pensa num golaço!

Dennis Bergkamp marcou um dos gols mais bonitos de todos os tempos, quando atuava pelo Arsenal, da Inglaterra. Ainda acho o do Roberto Dinamite (reveja aqui), atual presidente do Vasco, o mais bonito de todos, mas esse do centroavante holandês é páreo duro. Assista.


Bergkamp marcou história no futebol mundial. Está, inclusive, na lista dos 100 maiores de todos os tempos da FIFA.

O habilidoso atacante começou a carreira no Ajax, por onde marcou 122 gols entre 1986 e 1993 e ganhou títulos como a Copa da UEFA e a Recopa Européia.

De lá foi para a Internazionale. O time italiano pagou mais de 19,7 milhões de euros por ele em 1993, e viu ele ganhar outra vez a Copa da UEFA.

A partir de 1995, passou a jogar pelo Arsenal, da Inglaterra, clube onde verdadeiramente marcou história. Ganhou a Liga da Inglaterra e a Copa Inglesa várias vezes.

No clube londrino, foi apelidado pelos torcedores de Iceman (“Homem de Gelo”), devido à sua frieza dentro de campo e por demonstrar pouca ou quase nenhuma emoção durante suas comemorações de gol.

Dono de um domínio de bola espetacular, muita habilidade para driblar e visão de jogo apuradíssima, Bergkamp está na história do Arsenal por fazer parte do time campeão inglês invicto em 2004. Foi lá também que fez um dos gols mais bonitos da história do futebol (vídeo acima).

Pela seleção holandesa, é o segundo maior artilheiro da história com 37 gols marcados e esteve presente nas Copas do Mundo de 1994 e 1998.

Bergkamp também é famoso por seu medo de viajar de avião, que o impedia de jogar várias partidas fora de casa pela Liga dos Campeões, mas não o impediu de disputar a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos da América, na qual inclusive fez um gol contra o Brasil.

Sua última partida como profissional foi em 22 de julho de 2006. Na ocasião, foi inaugurado o Emirates Stadium, novo estádio do Arsenal. O jogo foi entre Arsenal e Ajax, e contou com a presença de vários ídolos dos dois clubes para homenagear Bergkamp.

Um comentário:

Anônimo disse...

O gol mais bonito de todos, para mim, foi o que o Pelé fez contra a Thecoslovaquia na Copa de 70.
Procure o video e mostre no Baú, se puder.
Parabéns. Gosto muito de seu Blog

Carlos Alberto - Lar Paraná