1 de agosto de 2011

Medidas para afastar pragas virtuais de seu smartphone



Nunca falta emoção na vida de quem curte tecnologia. Agora, além de se preocupar com a segurança do computador, você deve ficar atento às ameaças digitais dentro do smartphone. De acordo com o último relatório da companhia Symantec, especializada em segurança da informação, entre 2009 e 2010, o número de pragas virtuais para celulares inteligentes cresceu 42% – um “marco” alcançado com o auxílio de aplicativos maliciosos, especificamente criados para roubar informações pessoais dos usuários.

Esses aplicativos são conhecidos por instalar vírus e outros programas de monitoramento nos celulares. Na primeira oportunidade, eles captam todas as informações sobre seus contatos e as enviam para servidores na rede, onde elas serão vendidas para os criminosos reais, que podem utilizar os dados em fraudes mais complexas. “Elas também podem ser utilizadas para inflar as contas de SMS ou telefônicas por meio da discagem ou geração de textos utilizando cavalos de troia sem o seu conhecimento”, aponta a companhia.

Felizmente, existem algumas formas de proteger seu aparelho – basta ter paciência para adotá-las. Confira as orientações a seguir:

1. Restrinja o acesso de outros usuários ao seu smartphone utilizando recursos de segurança como o serviço de senhas. Isso vai evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem seu aparelho caso você o esqueça em algum lugar.

2. Fique de olho nas permissões exigidas pelos aplicativos. Assim como nas redes sociais, os programas para smartphones pedem acesso a informações para garantir seu funcionamento. Se você desconfiar de algo, evite a instalação.

3. Alguns aparelhos apresentam recursos de criptografia, que dificultam a leitura de seus dados em caso de invasão. Confira no manual de operação se o seu modelo suporta esse sistema.

4. Tenha cuidado com arquivos enviados por estranhos via bluetooth: eles podem conter ameaças. Desligue o recurso quando não estiver utilizando a conexão ativamente.

5. Como já foi publicado neste blog, existem diversas soluções de segurança para smartphones. Não custa nada testar uma delas. (via: + Tech)

Nenhum comentário: