15 de agosto de 2011

Gerson Costa, Pedro da Veiga e Dom Eliseu - C. Mourão 1972

Foto de 1972, do álbum do Pedro da Veiga, mostra ele e seu Gerson Costa, falecido pai de meu amigão Ricardo "Bruca" Alípio Costa, durante transmissão realizada pela Rádio Colmeia de Campo Mourão em cerimônia com o Bispo Dom Eliseu.
Seu Gerson foi funcionário da Receita Estadual em Campo Mourão. Lembro dele quando, no início dos anos 70, morava ao lado do Colégio Estadual de Campo Mourão, época que comecei amizade com o Ricardo. (nos comentários, Bruca conta um pouco mais sobre seu Gerson)
Pedro da Veiga foi o primeiro locutor da Rádio Colmeia de Campo Mourão, servidor público, sempre ligado à administração e à imprensa mourãoense. Ele também manté um Blog. Para visitá-lo é só clicar no banner aí do lado.
Dom Eliseu Simões Mendes foi o primeiro Bispo da Diocese de Campo Mourão (1960 até 1980). Ele renunciou ao cargo e voltou para o Ceará, sua terra natal, onde faleceu em 2001. Clique na imagem para ampliar.

Seu Gerson Costa (in memorian), Dom Eliseu Simões Mendes (in memorian) e Pedro da Veiga - 1972

2 comentários:

. disse...

A atividade jornalistica do meu pai começou em 1955 na Radio Difusora de Paranaguá, onde ele conheceu minha mãe, também locutora e jornalista. Eles apresentavam o jornal da cidade quando começaram a namorar. Também faziam radiodramaturgia (novelas de rádio) e minha mãe era também cantora da rádio. Eram colegas de rádio em Paranaguá do Hélio Alves (que depois se tornou supervisor e técnico de futebol dos 3 grandes clubes de Curitiba), Jamur Junior e Tonia Maria, depois telejornalistas da TV Tibagi de Apucarana e TV Iguaçu de Curitiba. Meu pai foi duas vezes vereador em Paranaguá (época que vereadores não recebiam salários), sendo que na segunda vez ele foi o mais votado pelo PDC. Entre 1968 e 1970, em Goio-Erê, meu pai fez o Jornal o Mundo em Foco, rádio pertencente à Paróquia da cidade. Quando nos mudamos para Campo Mourão meu pai passou a apresentar o Jornal do Meio Dia. Eu lembro de chegar do Colégio Estadual e ele estar datilografando o jornal enquanto almoçava retirando pedaços de papel do bolso com as manchetes do dia. Pela Rádio Colméia de Campo Mourão ele entrevistou vários artistas que se apresentaram no Clube 10 de Outubro. Numa dessas ocasiões, depois de Campo Mourão, meu pai levou o cantor Altemar Dutra de Jeep até Goio-Erê, ao som da voz e violão do Altermar Dutra a viagem toda, isto quando todos não desciam para desatolar o Jeep, pois a estrada não era asfaltada e chovia muito. Além de Chefe da Receita Estadual de Campo Mourão, meu pai foi jornalista da Rádio Colméia, se não me engano colunista da Tribuna do Interior, relações públicas do Rotary Club e membro da Loja Maçônica da cidade. Ele sempre era convidado para narrar inaugurações, pois discursava muito bem de improviso.

Anônimo disse...

Conheci o Seo Gerson Costa. Homem probo, culto e influente. Tinha um vozeirão candente.
Onde está toda a família do Seo Gerson Costa?
Estão em Campo Mourão ou Curitiba?
Abraços respeitosos.
Hfp