22 de agosto de 2011

Devo beber líquidos quentes ou frios na hora da refeição?


Com relação aos hábitos alimentares, os orientais sempre têm algo interessante a nos ensinar. Eles costumam beber chá quente antes e depois das refeições, o que facilita a digestão dos alimentos.
Acontece que, quando ingerimos bebidas geladas (água, sucos, refrigerantes etc), os componentes oleosos da comida se solidificam devido a temperatura, tornando o trabalho de digestão bem mais lento e complicado. Além disso, esses líquidos são mais reativos com os ácidos digestivos e acabam absorvidos antes dos alimentos sólidos. O intestino fica saturado e as gorduras demoram mais para serem expelidas.
Aí o benefício do hábito oriental. A bebida aquecida (na realidade, o ideal é estar entre morna e quente) amolece as gorduras, facilitando a digestão e a eliminação dos elementos. Mas vale frisar um detalhe muito importante. Você deve ingerir líquidos antes ou depois da refeição, e não durante. Quando você come e bebe junto, os ácidos estomacais são diluídos e o pH se altera. Logo, a atividade enzimática (quebra dos alimentos em partes que possam ser absorvidas) fica comprometida.
Então, aí fica a sugestão. Após uma boa refeição, bem variada, equilibrada e saudável, tome um chá morninho. Os benefícios ao seu sistema digestório serão grandes e você. De quebra, ainda ganha uma forcinha caso queira emagrecer. (via: Papeando com a Nutrologia)

Nenhum comentário: