6 de fevereiro de 2009

Baú

UNIÃO MOURÃOENSE – FUTSAL – 1967

A foto fornecida pelo seu Osvaldo Wronski mostra a equipe do União no torneio que inaugurou a quadra de futebol de salão do Estádio Municipal (naquela época ainda não era Estádio Roberto Brzezinski).
A quadra do Estádio, como ficou conhecida, tinha o piso de asfalto bruto e durante anos foi palco dos principais jogos de futebol de salão de nossa cidade.
Infelizmente não conseguimos identificar dois integrantes da equipe. Clique na imagem para identificar
em pé (da esquerda para a direita): ...., Abelar Gonçalves Neto (in memorian), Romeu Marczinski (in memorian), Newton Fernandes, Wilson “Biju” Iurk e Gordinho.
agachados: ..... , Namir Piacentini, Joel Albuquerque, Neroir Ramos (in memorian) e Ademar Kaul (in memorian).

Visita

A atleta mourãoense Luzia Souza Pinto visitou as Rádios Rural AM e FM e não perdemos, eu e Miécio Tezelli, a oportunidade de posarmos ao lado da 5a melhor colocada na última São Silvestre.

Separados no Nascimento

Levi de Oliveira, da Rádio Rural AM, recebeu por e-mail e me enviou.
(Descobrimos que trata-se de uma brincadeira do Dj Juninho, da Rural AM, com seu amigo Tiago Hauagge).

Humor

Enviada pelo meu mano Dula

Diz-se que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.
Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.
Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:
- Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa.
Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinqüagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
- Dotô, resumindo, eu levo ou deixo os pato?

5 de fevereiro de 2009

Baú

BAR DO BATATA – 1976

O Bar do Batata (Nagib Maluf, já falecido) era o ponto de encontro de amigos para pôr as conversas em dia, jogar sinuca e, principalmente, tomar umas cervejinhas.
A foto, cedida pelo Daniel Kravchychyn, mostra alguns dos seus principais freqüentadores e foi tirada num dia (18/12/1976) de dolorida lembrança, pois, horas depois, o Ferrinho faleceu num acidente de automóvel.
Na foto, falta um dos principais freqüentadores: o oficial de justiça Faustino Elias, pai do Tininho, que nesse dia marcava o ponto pelo pai. Tininho reside atualmente em Pato Branco . O bar se localizava na esquina da Manoel M. Camargo com a Francisco Albuquerque, em frente a atual Câmara Municipal. Clique na imagem para ampliar.

Da esq. para a direita: Julio (casado com a Maria Helena Cilião Araújo), Alcyr Costa Schen, Daniel Kravchychyn, “Cidão”, Oscar, Silvio “Ferrinho” Ferro, Faustino “Tininho” Elias Filho e, agachado, José Aladic. (Publicada no Semanário Entre Rios, em 19/08/2006)

Visita

Dedé Santana

O humorista Dedé Santana concedeu entrevista para o jornal da Rural, nesta quinta-feira, e não perdemos a oportunidade de fotografá-lo.
Aqui, ele está ao lado do radialista Ely Rodrigues, produtor e apresentador do Jornal da Rural, das rádios Rural FM e AM e do site Coluna do Ely.



Charge

Pancho. Na Gazeta do Povo

Por e-mail

O último show de Elvis Presley
enviado pela Hosana Ávila Tezelli

4 de fevereiro de 2009

Baú

Joper Futsal - 1988
Clique na imagem para ampliar

Em pé: Seu José (in memorian), Joaquim Ovídio Pereira (in memorian), Nô, Celsinho Staniszewski (in memorian), Ademir Lima, Paulo 'Nico' Vieira dos Anjos, Ademir Ruzzon, Carlão Tagliari e edivaldo 'Futrika' Lopes Godinho.
Agachados: Aldevino 'Vininho' da Silva, Calhambeque, Nelson 'Ticão' B. do Prado, Renatinho da Silva, Gerson Klank (in memorian) e João Nilton.

Música do Dia

Elis Regina - Folhas Secas
(música de Nelson Cavaquinho)



Memória

Cobrança de falta de Nelinho, do Cruzeiro
Nos anos setenta, os melhores duelos do futebol brasileiro era entre Cruzeiro e Internacional. Quando a televisão não transmitia, eu fazia de tudo para ouvir pelo rádio as partidas do Brasileirão ou da Libertadores da América.
Sensacional era a disputa entre Nelinho, um dos melhores batedores de falta que vi jogando, e o goleiro Manga. Achei essa cobrança de falta do lateral mineiro no Youtube e postei só para terem uma ideia dos efeitos que ele colocava nas cobranças. O goleiro do vídeo é o próprio Manga.

Curioso

Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?

O raio é uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens. O relâmpago é a luz do raio e o trovão é o som dele.
Fonte: Guia dos Curiosos, O Livro de Perguntas e Respostas.

Tour

Brasil à noite
É meio lento, mas vale a pena a viagem pelas cidades brasileiras, em fotos noturnas.

Humor

Por e-mail

2009 é o Ano da Reforma Ortográfica.
Enviado pelo meu mano Dula. O autor é desconhecido.

Em casos como AUTOESTIMA o hífen cai. A sua que não pode cair.
Em algumas palavras, o acento desaparece, como em FEIURA. Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.
O acento também cai em IDEIA, só que dela a gente precisa. E muito!
O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa. Assim ,a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.
Mas nem tudo vai mudar. ABRAÇO continua igual. E quanto mais apertado, melhor. AMIZADE ainda é com "Z", como VIZINHO, FUTEBOLZINHO, BARZINHO.
Expressões como "EU TE AMO", continuam precisando de ponto. Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "X", como ABACAXI, que gostando ou não, a gente ainda vai ter alguns para descascar.
SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO, que muda só uma letra, mas faz uma enorme diferença.
CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a VIDA para frente.
E por falar em VIDA, bom essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto!!!

3 de fevereiro de 2009

Baú

Na Tribuna do Interior - 1984
Em outubro de 1984, o jornal mourãoense Tribuna do Interior completava 16 anos. Destaquei, abaixo, uma parte da capa e algumas fotos daquela edição, que destacava a beleza da então Miss Campo Mourão, Miriam Mari Vieira. Clique na imagem para ampliar.






A Atemóia lá de casa

As fotos abaixo são de um pé de Atemóia, uma fruta parente do Araticum, da Graviola e da Fruta-do-Conde.
Todos os anos fica carregadissimo e perde-se muitas frutas. Quem gostar é só entrar em contato que reservo e, depois, é só passar pegar. Logo, logo estará na hora da colheita.



Atemóia
A atemóia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimólia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola). (Fonte: Wikipédia)

Vídeo-Dicas (Por e-mail)

Duelo de Banjos. No filme Amargo Pesadelo (Deliverance - EUA - 1972)
Enviado pela Hosana Ávila Tezelli



Sotaque

Abaixo um pouco das diferenças no português falado em Portugal e no Brasil. A lingua é deles e eles que falam com sotaque! Clique na imagem para ampliar.